Jornal de Letras de Portugal destaca novos autores de Cabo Verde | Dai Varela

22 de fevereiro de 2016

Jornal de Letras de Portugal destaca novos autores de Cabo Verde



O Jornal de Letras, a publicação portuguesa quinzenal de informação especializada que aborda diversas áreas da cultura (literatura, teatro, cinema, música, etc.) deu uma grande cobertura ao VI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, e deu destaque a nós, os novos autores de Cabo Verde.

Este VI Encontro de Escritores, organizado pela UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, aconteceu na cidade da Praia, nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, teve direito a duas páginas do Jornal de Letras com o título “VI Encontro de Escritores da UCCLA - Nos portões da Lusofonia”

A edição de 17 de fevereiro a 1 de março de 2016 do Jornal de Letras aborda os diversos Painéis do VI Encontro de Escritores mas abaixo está transcrito apenas a parte dedicada aos Novos Autores de Cabo Verde (página 7):


A NOVA LITERATURA CABO-VERDIANA 

A Literatura Cabo-Verdiana esteve ainda em destaque numa mesa-redonda dedicada aos jovens escritores. Foi, seguramente, um dos debates mais intensos e animados, talvez por momentos de diálogo com estas características - oradores e público diversos - não serem frequentes. Ficaram visíveis as dificuldades que o panorama literário do país enfrenta, mas também as suas potencialidades, nomeadamente no campo da Literatura infantojuvenil, que tem vindo a crescer nos últimos anos. 

Carmelinda Gonçalves, Débora Sanches, Natacha Magalhães e Dai Varela deram testemunho das suas experiências neste campo, enquanto Chissana Magalhães, Dâmaso Vaz, Eileen Barbosa e Silvino Lopes Évora enfatizaram as diferenças - e ruturas - entre gerações literárias. "Para que as crianças leiam os vossos livros mais tarde, têm de começar a ler cedo", disse Carmelinda, dirigindo-se à plateia. Débora falou do poder da literatura, capaz de nos fazer imaginar um lugar antes de o conhecer. E defendeu: "É preciso criar ferramentas para os novos sobressaírem". Estudiosa da literatura infantil, Natacha Magalhães lembrou que ''não estamos a aproveitar a nossa vocação literária, nem a defender a forma como a nossa história pode ser contada". 

Para resolver este problema, Dai Varela centrou a sua intervenção em medidas que, na sua opinião, poderiam trazer muito bons resultados. "Cada livro é um tijolo no edifício da literatura", disse. "Mas esse edifício é muito frágil". Por isso, são precisos apoios para proteger as heranças e as tradições culturais. Entre outras, lançou a ideia de um Plano Nacional de Leitura, do porte pago, da isenção de impostos e do incremento de concursos literários. A discussão tornou-se mais acesa quando se falou do choque de geração. 

Chissana Magalhães abriu o tema: "Mesmo sem ser intencional, fizemos um corte com o que a geração anterior fazia, sobretudo no que diz respeito aos temas da diáspora e da insularidade." Silvino Lopes Évora, que além de investigador e poeta também é editor, não teve meias palavras: "As gerações não se entreajudam. Os mais velhos não aparecem nos lançamentos dos mais novos. Não querem saber o que fazemos". 

Dâmaso Vaz salientou antes a necessidade de cada escritor encontrar o seu lugar e percurso. "É importante um debate sobre a educação e a cultura em Cabo Verde, mas também uma análise pessoal, íntima, por parte de cada escritor", sublinhou. Síntese de todas as intervenções, Eileen Barbosa falou do seu percurso multifacetado, dentro e fora de Cabo Verde, entre as novas e as velhas tecnologias. "Durante muito tempo, não tinha consciência de estar numa ilha, por isso os meus personagens não tinham terra. Só quando fui pela primeira vez a Portugal e descobri o que era ser preta, que os meus personagens passaram a ser de cá, cada vez mais específicos". E é destas especificidades, feitas escrita e literatura, que se faz a Lusofonia. (Fim da transcrição)

NOTA DO DAI VARELA: No texto diz que lancei a ideia de um Plano Nacional de Leitura, mas na verdade lancei a ideia de se criar o Estatuto do Livro Infantojuvenil. Para conhecer melhor as propostas que apresentei no VI Encontro de Escritores click aqui


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search