Nascer, Sofrer e Morrer [Cap. 5] | Dai Varela

22 de agosto de 2010

Nascer, Sofrer e Morrer [Cap. 5]

Nesta noite parecia que fazia mais calor do que o costume. Já tinha passado alguns dias desde a última vez que estive com Ivo. Cheguei ao quarto cansada, já com muito sono. Desde que mamãe adoeceu que os trabalhos aumentaram, eu tinha de arrumar a casa, fazer as refeições – quando as havia – cuidar de mamãe, do Nunin, ir lavar as roupas, nem me lembrava quando foi a última vez que fui à escola.
Comecei a tirar as roupas e pouco depois já estava toda nua. Parei um pouco a observar o meu corpo e apesar da pouca luz, notei que havia emagrecido. Enfie-me na cama sentido uma força invisível e gostosa como que puxando-me para baixo. Fiquei imóvel, deleitando-me neste prazer do descanso, depois virei-me para o lado, como que querendo ver meu irmão, antes de dormir, mesmo sabendo que ele não dormia mais comigo. Teve que mudar-se para o quarto de mamãe, para lhe fazer companhia, porque papai saía logo ao entardecer – as vezes até mais cedo – e só voltava a altas horas da noite, bêbado, endividando-se ainda mais.
Papai não é má pessoa. Mas a perda do trabalho, as dificuldades e agora com a repentina doença da mamãe, foi muito duro para ele e para nós. Havia um bom bocado de tempo que mamãe estava acamada, proibida pelo médico de fazer qualquer tipo de esforço – nem que quisesse poderia, responde-lhe mamãe. Mas papai teve uma atitude muita estranha em relação a esta situação. Pouco falava com ela e só quando estava muito fusco é que dormia com ela. Talvez por sentir-se impotente e sem meios para a ajudar, ou talvez por sentir-se culpado pelo estado em que ela se encontrava, mas a verdade é que percebi que ele tentava não olhar nos olhos de mamãe.
Já nada tinha daquele homem carinhoso, amigo. Do pai falador e brincalhão, eu só tinha recordações. Ás vezes ele ficava num canto, calado, com a cara fechada, que nunca sabia se amuado ou preocupado. Nunin era o único que ainda conseguia arrancar-lhe um sorriso fugidio. Ouvi qualquer coisa, como que uma chave rodando na fechadura da porta da frente.


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search