Contactar daivarela


Sou licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona de Cabo Verde e mestrando em Ética e Filosofia Política na Uni-CV, com carreira como jornalista na imprensa diária escrita, tanto no formato impresso como no digital. Tenho experiência como professor universitário e também como Consultor de Comunicação, tendo fornecido consultorias de comunicação para muitas entidades nacionais. 

Também possuo uma sólida experiência como gestor de conteúdos em plataformas digitais, da qual se inclui o Marketing de Conteúdo, bem como prática na concepção de revistas universitárias e de associações e mais recentemente como produtor de conteúdo para televisão. 

Acredito que as minhas experiências como professor universitário no âmbito da Comunicação, com jornalista e como formador em liderança para associações juvenis podem ser aproveitadas e potencializadas pela entidade na elaboração de planos de comunicação e formativos para ajudar no reforço da imagem positiva da instituição e na execução dos demais requisitos solicitados.



EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Atualmente actuo como Consultor de Comunicação em regime de freelancer.

Se quiseres contactar-me é só ENVIAR MENSAGEM PELO FORMULÁRIO que eu lhe respondo brevemente. Abraço.

Outros contactos: 
E-mail: odairvarela.cv@gmail.com
E-mail: dai-varela@hotmail.com 
Tel: (+238) 9974807 




Assessor de Comunicação e Imagem
Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas



Consultor de Comunicação
Provedor de Justiça de Cabo Verde
Consultoria para elaboração do Plano de Comunicação da Provedoria de Justiça de Cabo Verde.


Consultor de Comunicação 
PD Consult, Gabinete de estudos e consultoria

Consultoria no âmbito da elaboração do Estudo de Consultoria para o projecto “Educação Fiscal e Cidadania – Direcção Nacional das Receitas do Estado”. Elaboração e execução do Plano de Comunicação da PD Consult.


Professor de Ciências da Comunicação - Assessoria de Comunicação Institucional
Universidade Lusófona de Cabo Verde
Pesquisar e actuar como docente na área da Comunicação. Participar na elaboração dos Programas das disciplinas. Planear e avaliar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Dinamizar projectos extracurriculares. Produção e gestão de conteúdos do site oficial da ULCV. Implementar e gerir os conteúdos de comunicação interna e externa da universidade através do Plano de Comunicação.


Jornalista Freelancer
Produzir conteúdos para publicação nas revistas nacionais da “Iniciativa – Empresas & Negócios”, “Cabo Verde – Turismo em Ilhas Fantásticas” e “Fragata – Revista de bordo da TACV”. Responsável e editor do Portal da Juventude de Cabo Verde www.jovemtudo.cv



Consultor de Comunicação  
Museus do Instituto do Património Cultural
Investigar e produzir conteúdos informativos para serem expostos no “Núcleo Museológico Cesária Évora” (2015) e no “Museu do Mar” (2014), ambos em São Vicente. 


Assessor de Comunicação 
“Casa do Líder” – reality show televisivo
Estabelecer a relação entre a produtora GreenStudio e os meios de comunicação com o objectivo de se tornar fonte de informação. Produzir conteúdo a ser apresentado nas galas da “Casa do Líder”. Gestor de conteúdos na plataforma e redes sociais. Criar situações para a cobertura sobre as actividades do programa para alcançar e manter uma boa imagem junto à opinião pública.


Jornalista 
Jornal A Nação
Recolher, tratar e produzir informações destinadas ao consumo mediático. Assistir a equipa de editores e o Director do jornal A NAÇÃO, assim como o Director Geral da Alfa-Comunicações no fecho do jornal e dos outros produtos editoriais do Grupo Alfa-Comunicações, nomeadamente com revisão de textos e produção de trabalhos.


Gestor de conteúdos 
Portal www.alfa.cv
Recolher, tratar e produzir informações destinadas ao consumo mediático e sua publicação imediata no portal.



Jornalista 
Artiletra Revista de Educação, Ciência e Cultura
Recolher, tratar e produzir informações destinadas ao consumo mediático. Responsável do escritório da revista em São Vicente.


Blogueiro/Gestor de conteúdos 
Blogue www.daivarela.blogspot.com
Criatividade e domínio na divulgação e marketing online fazem com que este blogue chegue as 783 mil visualizações de páginas e mais de 3.700 comentários, para além de aparecer na primeira página das pesquisas do Google. Ainda, em 2013, recebeu do Ministério da Cultura o reconhecimento público pelo “valioso trabalho em prol da divulgação da cultura caboverdeana.”


EDUCAÇÃO

Mestrando em Ética e Filosofia Política 
2014-2016
Universidade de Cabo Verde (UniCV)


Licenciatura em Ciências da Comunicação (vertente Jornalismo) 
2008-2012
Universidade Lusófona Baltasar Lopes da Silva - Cabo Verde 




OUTRAS INFORMAÇÕES
Monografia e pesquisa nas áreas de liberdade de expressão, blogues, direito de resposta e credibilidade do jornalista (18 valores).

Formador em Comunicação Institucional na “Formação para a Reforma da Gestão Tributária” dos colaboradores da Direcção Geral de Contribuição e Impostos, do Ministério das Finanças (2015)

Distinguido com “Menção Honrosa” pelo livro publicado “A fita cor-de-rosa” no Concurso Lusófono de Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2013, entre 252 outros textos de vários países da Lusofonia. Representante de Cabo Verde como jovem autor na VI Bienal de Jovens Criadores da CPLP, na Bahia (Brasil’2013).

Colaborador na elaboração do “Manual do Disseminador da Cidadania Fiscal” no âmbito do programa da Cidadania Fiscal Cabo-verdiana do Ministério das Finanças e Planeamento (2015).

Seleccionado pelo Gabinete do Primeiro-Ministro como “Ministro da Comunicação Social por um dia” no Conselho de Ministros com Jovens para reflectir sobre os desafios da governação, avaliar o cumprimento do Programa do Governo e projectar o futuro do desenvolvimento do país (2015).

Convidado como Especialista em Comunicação para avaliar o portal SAPO Cabo Verde no seu 7º aniversário.

Orador sobre os desafios das redes sociais nas eleições de 2016 no lançamento do Portal Cabo Verde Up, plataforma de debate criado pelo MpD para promover, de forma aberta e construtiva, o diálogo com a sociedade civil (2014).

Convidado pelo Centro de Politicas Estratégicas do Palácio do Governo a elaborar uma intervenção na preparação do II Fórum Nacional de Transformação – Cabo Verde 2030, com a ambição do engajamento de todos os sectores e cidadãos na reflecção sobre “Que Cabo Verde queremos ser em 2030” (2014).

Orador na conferência “Cabo Verde Social Media Summit” para discutir a importância dos media sociais no contexto do mundo dos negócios tendo em conta a realidade cabo-verdiana (2014).

Colaborador no processo de validação do “Manual de boas práticas jornalísticas no combate ao VBG” do Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade do Género (2014).

Colaboração com artigo na revista BUALA, cultura contemporânea africana. Autor de uma crónica semanal na Rádio de Cabo Verde Jovem (RCV+). Competência de liderança, elaboração e gestão de projectos e de equipas adquiridas como voluntário na Federação Cabo-verdiana da Juventude (2010).

Formador em Redes Sociais & Media nas Oficinas SAPO.CV realizados em parceria com o portal SAPO.CV, a Universidade Lusófona de Cabo Verde e o grupo CVTelecom para alunos do pólo de S. Vicente deste instituto de ensino (2013).                                                                                
[Referências fornecidas mediante solicitação]




 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes