As minhas dúvidas sobre o concurso para ganhar um carro da ex-Shell Cabo Verde | Dai Varela

1 de dezembro de 2013

As minhas dúvidas sobre o concurso para ganhar um carro da ex-Shell Cabo Verde


Quando comprei o combustível para minha mota e concorrer ao prémio de um carro na campanha da VIVO Energy Cabo Verde (ex Shell Cabo Verde) mal sabia das canseiras que teria para ter o regulamento e esclarecer minhas dúvidas. 

Primeiro, na quarta-feira (20) abasteci no seu posto de combustível da Rua da Praia, no Mindelo, e notei que o cartaz publicitário não tinha as informações completas sobre a campanha “Abasteça e ganhe”. Decidi perguntar ao homem que me deu o bilhete por conta do abastecimento mas este não soube me dar informações e remeteu-me para a gerente do posto. Também ela não sabia explicar minha dúvidas. Então decidi ir no posto da VIVO Energy na zona de Campinho e tive pouca sorte de novo porque o gerente não me sabia informar mais do que estava no cartaz publicitário.

Cartaz do concurso "Abasteça e ganhe", da VIVO Energy Cabo Verde

Responsável da campanha não me envia o regulamento

Depois, na quinta-feira (21) resolvi dirigir-me à sede da VIVO Energy Cabo Verde e tentar falar com o responsável da campanha, Abraão Monteiro, que estava para entrar numa reunião naquele momento. Após uma breve conversa onde lhe disse que estava lá como participante do concurso mas que precisava de mais informações acerca de algumas condições do sorteio ele prometeu enviar-me por email o regulamento. Disse-lhe que, quando tivesse o documento, iria analisá-lo e enviar-lhe algumas perguntas e que depois escreveria sobre isso no meu blogue. O responsável concordou e anotou meu endereço electrónico mas a verdade é que nunca me enviou o regulamento.

Na segunda-feira (25) enviei ao responsável da campanha da VIVO Energy Cabo Verde um email a solicitar-lhe o regulamento e aproveitei para lhe fazer algumas perguntas sobre o concurso. Até hoje não tive resposta.

Sou proibido de fotografar o regulamento no Mindelo

Entretanto, tendo em conta que teria que viajar na quarta-feira (27) para o Brasil onde participo da VI Bienal de Jovens Criadores da CPLP e, como não recebia o email, resolvi tirar uma fotografia do regulamento afixado em um dos postos para poder ler com calma e escrever sobre ele. Decidi que no caminho do aeroporto “Cesária Évora” iria parar no posto de venda da VIVO Energy Cabo Verde de Campinho (Mindelo) e fazer a foto. Para meu espanto o gerente deste posto foi terminantemente contra esta deia. Disse que era proibido e apesar de lhe garantir que iria fotografar apenas o regulamento de um concurso em que estou a participar, ele pegou do seu telemóvel e ameaçou telefonar alguém que iria me impedir. 

Parti do princípio que ele falava de algum chefe de gang que tinha o contacto porque não conseguia acreditar que o gerente pensasse que chamaria a Policia para me impedir de ter acesso ao regulamento. Nisto, todos seus trabalhadores presentes vieram em seu auxílio e foram contra a minha iniciativa de fotografar porque “era propriedade privada”e “não iriam permitir”, segundo me disseram. Resolvi seguir meu caminho e ir apanhar o avião que faria ligação da Praia para Brasil. Confesso que senti que estive quase a ser agredido, levando em conta o tom da conversa.

Na Praia não encontro o regulamento

Na capital, por ter ficado hospedado na zona da Fazenda, resolvi ver se eram mais simpáticos nesse posto de venda da VIVO Energy. Até que foram mas o problema desta vez é que lá o regulamento não estava afixado. Pedi à gerente o documento mas ela não o tinha e disse que não era importante porque “bastava as informações do cartaz publicitário”. De novo fiquei de mãos a abanar e sem o regulamento de um concurso publicitado de forma nacional e no qual participo. 

Defesa do Consumidor entra em acção

É por isso que já decidi que seja a Associação de Defesa dos Consumidores (ADECO) a perguntar-lhes para ver se respondem às minhas questões. Falei com seu presidente, António Pedro Silva, e lhe expus a situação tendo recebido a garantia de que a ADECO iria solicitar esclarecimentos e aproveitar para envolver outras instituições com responsabilidade na matéria. 

Também lhe disse que neste meio tempo tinha telefonado para a Inspecção Geral dos Jogos e o inspector tinha-se recusado a responder-me se a VIVO Energy Cabo Verde tinha licença para lançar a campanha ou não. Fiquei com esta curiosidade porque nem no regulamento nem no cartaz publicitário há qualquer menção a esta autorização.

As minhas dúvidas acerca do concurso

Para aqueles que se perguntam quais são as minhas dúvidas em relação a campanha "Abasteça e ganhe”, da VIVO Energy Cabo Verde, coloco aqui as perguntas para ver se alguém me responde:

- O concurso diz que a VIVO Energy Cabo Verde irá sortear o automóvel mas não diz de que forma será este sorteio. Irão juntar todos os cupões de todas as estações de Cabo Verde dentro de uma única tômbola super-hiper-mega gigante para retirar um bilhete? Ou irão fazer um sorteio através de um programa informático? Se sim, quem faz a validação deste programa? A própria VIVO Energy, numa posição “ta pita, ta djuga” [árbitro e jogador], ou a validação é feita por uma entidade competente e alheia à empresa?

- Há um prémio quinzenal a ser distribuído pelos postos de venda da empresa em todo o Cabo Verde. Tendo em conta que, de 20 de Outubro a 28 de Fevereiro, a VIVO não consegue abranger os seus 35 postos espalhados pelas ilhas, ela decidiu fazer um sorteio. Entretanto, o regulamento não menciona qual o critério deste sorteio e como são escolhidos os postos sortudos. Deveriam explicar isto porque as pessoas participam acreditando que podem ser contempladas quando na verdade a campanha irá terminar e apenas umas estações serão escolhidas através de um critério não especificado.

- No cartaz pode-se ler “Durante a época de Natal concorra a uma magnífica semana de férias em Fortaleza, Brasil”. Curioso é que ninguém me sabe explicar quando é esta ”época de Natal”. O regulamento não estipula uma data para a “época de Natal” e em nenhum dos três postos de venda que estive souberam me elucidar de qual dia até qual dia é esta época.


Posto isto, fico à espera que alguém me responda as minhas perguntas para não ficar nenhuma dúvida.

PS: queria ter falado do concurso "Abastecer é ganhar", da Enacol, que decorre desde 18 de Julho até 8 de Dezembro mas não tinha espaço para colocar mais combustível na mota e tive que viajar para o Brasil.


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search