25 de agosto de 2013

"Desespero", teatro de Mindelo em palco no Brasil


O Grupo de Teatro do Centro Cultural do Mindelo (GTCCM), tem acompanhando o Festival de Teatro Lusófono desde a sua primeira edição. No contacto do Festival com o Grupo surgiu o convite do GTCCM representar Cabo Verde nesta 5ª edição do FESTLUSO 2013, Teresina, Piauí – Brasil, que arranca no dia 26 a 31 de Agosto 2013. O Grupo conta com o apoio de Ministério da Cultura de Cabo Verde.




Esta é a segunda digressão internacional do grupo (o primeiro foi FESTLIP, Festival Internacional de Países da Língua Portuguesa, no Rio de Janeiro em 2010). Para o grupo é de muita valia estar neste entercâmbio, encontros e experências entre povos de cultura diferente e que falam a língua portuguesa. 

O Festival arranca no dia 26 a 31 de Agosto, em Teresina, Piauí – Brasil e a peça DESESPERO estará no palco do Teatro do Boi no dia 27 de Agosto as 19h00. 


E já em contacto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade da IntegraçãoInternacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o grupo tem agendo mais três espetáculos em Fortaleza, Ceara, onde vai decorrer um intercâmbio de Teatro Cabo Verde e Lusofonia Afro-Brasileira.

O Grupo de Teatro do Centro Cultural do Mindelo, resultado do XIII Curso De Iniciação Teatral, promovido pelo Centro Cultural Português – Instituto Camões / Pólo do Mindelo com a parceria do Centro Cultural do Mindelo, formado pelos alunos que frequentaram esse curso, pretende ser mais um contributo para a promoção e o desenvolvimento do teatro nacional e internacional. 


Sobre a peça

“Nem toda a ausência é renúncia, nem todo o querer é vontade… Nem toda a luta é estar perto, nem todo o longe é estar longe...”

Rosane Soraia Barbosa e Soraia Rosiane Barbosa são as actrizes

A peça retrata uma vida abandonada, cujo destino é regido pelo mar. Trata-se da história de uma mulher que revive suas memórias e cicatrizes deixadas pelo passado.

Sua narrativa parte, não dos fatos, mas das marcas que ficaram no corpo e na alma da personagem. "ANA" embarca pelo mar de lembranças e numa intensa busca pela própria identidade, deparando-se com a limitada condição humana. 

Um mergulho no inconsciente coletivo de um povo que busca revelar e expressar… que ainda grita e sente na pele de seus filhos a dor do desespero.

Trata-se de cinco pontos: Partida/Regresso/ Amor/Vida/Morte.

Adilson Spínola, autor do texto e encenador
com as actrizes de "Desespero"

Uma abordagem delicada, com o requinte e a subtileza da poesia de Mena Abrantes e Fernando Pessoa.

Ficha Técnica

Texto e Encenação 

Adilson Spínola 

Interpretes

Rosane Soraia Barbosa

Soraia Rosiane Barbosa 

Preparação do Actor

Patrícia Silva

Adereços

Yara e Yarine Tavares 

Figurinos/Maquilhagem 

Colectivo

Cenografia

Adilson Spínola 

Iluminação

Noel Almeida

Sonoplastia

Vasco Martins

Som

Adilson Spínola

ImagemFotografia

Cesar Benrós

Faixa etária 

M 12anos


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes