4 de novembro de 2012

Bau e Nha Kapa cantam uma morna bem descontra

Bau na guitarra e Nha Kapa na voz
Vendo este vídeo que juntou um dos maiores instrumentistas de Cabo Verde, Bau, e o homem das noites musicais da cidade do Mindelo, Nha Kapa, lembrei-me de uma coisa para vos contar:

Há alguns anos trabalhei durante algum tempo na recepção do MindelHotel e numa noite dessas o Nha Kapa estava a contar como foi que ganhou este nome. Disse que no seu tempo do Liceu Ludgero Lima (Mindelo), os caloiros levavam "carolos" [porrada] dos mais velhos. Então, como ele tinha medo dessa tradição de boas-vindas dos "praça-velha", decidiu usar uma estratégia: arranjou uma capa velha para colocar os livros e desta forma não parecer-se com um caloiro. Só que quando estava a subir as escadas um "amigo" reconheceu-o e apontando-o gritou: caloiro.


Antes de começar a levar os "carolos" levantou a capa e gritou, "oiá nha capa... não sou caloiro... veja a minha capa". Os colegas não foram na cantiga e deram-lhe as boas-vindas e ganhou a alcunha "Nha Kapa".

Neste video canta na livraria "Nhô Djunga" (Mindelo) com o acompanhamento de Bau que recentemente lançou o incrível álbum de música  instrumental "Bau plays Vasco Martins".

Vídeo disponibilizado por Herder Doca


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes