Em Cabo Verde o Natal não começa sem Luís Morais | Dai Varela

25 de setembro de 2012

Em Cabo Verde o Natal não começa sem Luís Morais

Em vários países o que anuncia a chegada da festa natalícia é a presença do "Pai Natal" na tela dos televisores, mas em Cabo Verde a história é outra.

Este é um facto: em Cabo Verde a festa de Natal e Fim de Ano não começa enquanto a rádio não começar a tocar as músicas do álbum “Boas Festas” de Luis Morais. É verdade que eles exageram ao repetir as músicas até a exaustão, mas ninguém fica indiferente quando os acordes de sopro do mais virtuoso intérprete de instrumentos como clarinete, saxofone ou flauta começam a tocar:


Cabo Verde dá-se conta que é hora de preparar a árvore de Natal quando ouve-se “Ti Lis”, como era carinhosamente conhecido este Embaixador da Música caboverdeana que morreu a 25 de Setembro de 2002. Após o enterro da Cesária Évora, este foi das maiores enchentes de homenagem que vi o povo de São Vicente prestar para uma pessoa. 

O vídeo abaixo mostra Luís Morais durante uma visita aos Estados unidos da América (1986) a actuar juntamente com a banda do Punia e contou ainda com os talentosos Laurencio Lopes (trompete) e Norbeto Tavares (teclado). Assista: 



Mas também não era para menos: “Ti Lis” foi o mentor, solista e director artístico de um dos maiores grupos musicais que nosso país conheceu, o “Voz de Cabo Verde”. Para além disso é, após Cise e Bana, o artista com mais trabalhos discográficos lançados: cerca de 30 em meio século de carreira. Foi também professor de Educação Musical no Mindelo, Praia e Dakar. 

Veja SÓ PAMODI BÓ (1 RECORDAI PA LM) - poema da autoria de Mito Elias dedicado ao Luís Morais - Slam organizado aquando da 78ª feira do livro de Lisboa - 2008 - em que Cabo Verde foi o país convidado.



Mas, até que ponto nossa ilha e país terá feito a justa homenagem a este homem que formou gerações de músicos e que por diversas vezes tive o prazer de cumprimentar nas ruas da Morada? Alguém conhece uma praça, rua, busto, estátua, compilação, livro escolar ou alguma outra forma de preservar e divulgar a sua riquíssima herança?


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search