[Desafio Criativo Nº2] - O mistério do porão | Dai Varela

5 de abril de 2012

[Desafio Criativo Nº2] - O mistério do porão

Após uma semana de trabalho avassaladora eu deixei a cidade para descansar em minha casa. Era noite e eu me sentei no sofá examinar cada uma das luzes dos ramos da árvore de Natal que por dias havia feito com Simona. Ela sempre tinha sido minha companheira e nunca mais foi visto na minha família como empregada doméstica, mesmo substituindo a minha mãe depois do seu desaparecimento misterioso. Continuei a observar a árvore fascinada. Se olhado com cuidado poderias ver como seus ramos enormes emitiam flashes coloridos de luz, como se o sol enchesse cada canto da sala. 

Acendi as luzes da sala para ler um exótico livro que me trouxe à mente boas lembranças da infância, pois tinha encontrado em suas linhas companhia para o meu tempo livre. Abstraída lia palavra por palavra, página por página... naquele momento não havia mundo ao meu redor. 

No entanto, o momento idílico foi interrompido por um barulho estranho vindo de fora da casa. Eu não dei muita importância porque uma grande tempestade estava se aproximando e o vento teria batido algo com certeza, pensei naquele momento. 

Passaram os minutos e não podia concentrar novamente no livro. O zumbido do vento sempre me chamou a atenção e desta vez não foi excepção. Eu acho que são como almas perdidas que uivam para serem libertados de sua agonia. 

Nesse momento outro ruído estranho interrompeu o agudo silvo e minha mente começou a tecer todos os tipos de suspeitas paranóicas: tudo indicava que alguém estava pendurado em volta da casa. Medos infantis típicos da escuridão e monstros tomaram conta de mim. Só de pensar que poderia ser um assassino à espreita minha pele congelou. Felizmente eu não estava sozinha. Chamei imediatamente o mordomo e Simona e disse: 

- Não desperdice um segundo, verifique se todas as janelas e portas estão completamente fechadas. Ouvi ruídos estranhos vindos de fora da casa. 

Ansiosa, já não conseguia parar de me mexer. Estava alterada e precisava ter alguma notícia. De repente as luzes se apagaram e os cantos, antes iluminado por luzes de Natal escureceram de novo. Tacteando na escuridão encontrei vários castiçais com velas que tinha reservado para estas ocasiões. Acendi, mas pouco fez porque a sala era espaçosa. 

Com o tempo comecei a me acalmar e pude finalmente sentar na cadeira à espera de notícias. Meus olhos pararam em um ponto fixo no centro da chama cintilante de uma vela. Por um momento pensei que era tudo um sonho. Senti-me transportada para fora do meu corpo num quase êxtase. Estava em uma enorme paz interior. Mas o ranger de uma porta fez-me reagir. Veio de uma pequena porta do exterior da casa que dava para o porão e que pessoalmente me encarreguei de fechar com chave. Como era possível o vento tê-lo aberto? 

Sem dar-me conta estava de frente a porta externa que sacudia violentamente contra a parede. Parei alguns segundos para observar desde o exterior o profundo e escuro porão. Só os fortes relâmpagos iluminavam o fundo. A partir dessa perspectiva, parecia como se tivessem aberto as portas do inferno. Pingos de chuva viajavam por todo meu corpo cada vez mais molhado. O vento e os bater forte da porta desconcentrava-me. Sem pensar fechei a porta abruptamente e, de repente, uma força inexplicável me fez olhar para baixo. Os meus pés se encontravam em uma poça de lama e sangue. Apavorada corri loucamente para minha casa. Entrei rapidamente e tranquei a porta. 



Enquanto isso pensava: "Quem abriu a porta do porão?, De quê ou quem era o sangue enlameado? Armei-me com coragem e peguei o maior candeeiro e abri lentamente a pequena porta interna que levava para o porão. Comecei a descer as escadas. O farfalhar de cada etapa aumentou meu medo. Houve momentos que sentia medo da minha própria sombra. Cheguei ao chão do porão e meus sapatos ficaram molhados rapidamente com a água da chuva. Dirigi a luz para todos os cantos, mas não havia mais do que livros antigos e prateleiras cheias. Tudo estava muito escuro, mas a minha visão aguda descobria o menor movimento e estava em alerta contínuo. Fazia muito tempo desde que visitei o porão: ao ver os objectos sujos comecei a lembrar de quando este lugar era proibido e minha imaginação de criança, me levava a pensar nas mais surpreendentes histórias. 

De repente senti barulhos estranhos perto de mim. Agora podia diferenciar melhor. Pareciam cascos batendo no chão com firmeza misturado com umas correntes arrastando lentamente. O piso de madeira começou a ranger mais alto enquanto os ruídos inexplicáveis estavam vindo em minha direcção. Já não conseguia ver nada. Meu coração começou a bater mais rápido e o suor varreu meu rosto. Fiquei quase que paralisada de terror. Naquele momento comecei a lembrar de todos os destaques da minha vida desde a minha comunhão, meu casamento, minha família, Deus. De repente, um grito de Simona me chamou de cima: 

- Senhora, senhora! Vem depressa, depressa. 

Sem hesitação corri até as escadas, mas um degrau cedeu e meu pé ficou preso. Eram em vão todos os esforços para libertar-me meu desespero crescia, pois os ruídos estranhos se aproximavam continuamente. Nesses momentos de desespero vi a silhueta de Simona baixando até onde eu estava, e tentando com todas as suas forças libertar-me. Mas, de repente, ela parou de ajudar-me, surpreendida olhei para seu rosto. A sensação que senti ao ver sua pele pálida era absolutamente inexplicável. Parecia como se tivesse visto o rosto da morte. 

- O que é isso! gritou Simona. 

Consegui libertar minha perna e sem olhar para trás subi as escadas como uma louca junto com ela. Ao chegar à sala de estar segurei a porta com uma barra de ferro. Nesse momento, meu mordomo e meu cozinheiro chegaram aflitos. Ele disse: 

- Senhor, ouve os gritos. O que aconteceu? 

- Há algo no porão! Simona é a única que viu - disse sem fôlego. 

Começamos a olhar em cada rosto e um longo silêncio encheu a sala: minha empregada Simona não estava connosco. 



OBS: este texto é da autoria de Letícia Varela e faz parte do Concurso de Escrita Criativa

Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search