Confira as grandes produções de audiovisual de São Vicente | Dai Varela

23 de abril de 2012

Confira as grandes produções de audiovisual de São Vicente

Conheça as grandes produções de audiovisual produzidas ou em produção na ilha de São Vicente. São desde curta-metragens feitas por grupos de estudantes, passando pela primeira mini-série televisiva feita em Cabo Verde até super-produções para cinema orçamentadas em dois milhões de euros. Confira. 


"Soncente Tal Qual Se Sente" 

A rodagem dos primeiros capítulos da série televisiva "Soncente Tal Qual Se Sente" iniciou-se em Fevereiro deste ano. Com a produção da empresa mindelense, Mindel-Visão, esta série terá 12 capítulos e o argumento e roteiro é assinado por Emanuel Ribeiro. Neste momento a gravação está a decorrer a todo gás. 

Os produtores desta série aspiram que ela seja "não só apenas um dedo nas chagas mas um bálsamo para a cicatrização das velhas feridas". "Soncente Tal Qual Se Sente" pretende ser "um retrato da juventude vicentina, sem paternalismo nem moralismo piegas", afirma a produção que aposta na criatividade e força de vontade como combustíveis deste projecto. A série abordará as esperanças e as angústias do jovem do Mindelo e seus subúrbios. Cruza várias histórias, num mesmo cenário que é a Ilha do Monte Cara que viu nascer Cesária Évora. 


"Futcera – A menina dos olhos grande" 

Esta é a primeira ficção da “Criola Produções” que foi filmada em alta-definição e com recurso a outras tecnologias de ponta para depois ser convertida para o formato normal de cinema, 35 milímetros. Realizada pelo grego Alexis Tsafas e pelo cabo-verdiano Fonseca Soares, o roteiro esteve por conta da Zenaide Alfama, “Futcera” abriu em 2011 a 8ª edição do Festival Internacional do Filme Panafricano (FIFP) em Cannes, França. 








Baseado no conto tradicional de Santo Antão, que Napoleão Figueira escreveu sobre o nome "A Feiticeira e a Pombinha", a longa-metragem “Futcera – A menina dos olhos grandes” estreou em Cabo Verde em 2010 e conta a história de uma menina que reencontra o seu país natal depois de uma residência na Europa. 


“Entre Mulheres” 

Iniciado em 2011 e ainda em rodagem, “Entre Mulheres” está orçamentado em dois milhões de euros. Esta será uma ficção internacional que vai envolver a Crioula Produções (São Vicente) e muitos parceiros internacionais e co-produtores do Brasil e da Alemanha. As filmagens decorrem em Cabo Verde e outros países da África Ocidental e envolve actores brasileiros, crioulos e europeus. A história é um inédito com roteiro da são-vicentina Zenaida Alfama. 


“Mindelo traz d’ Horizonte” 

Trata-se de uma co-produção entre a produtora grega Eurostudio e a cabo-verdiana Crioula que estreou em Julho de 2008 e em Agosto disputa a mostra competitiva da 36ª edição do Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul, Brasil. Em Novembro do mesmo ano seria exibido no IIº Mostra língua (Mostra de Cinema Internacional de Língua Portuguesa) – Portugal. 





“Mindelo traz d’ Horizonte” é um documentário que retrata a vida contemporânea da cidade que é considerada a capital cultural de Cabo Verde. Filmado durante um ano, o filme procurou mostrar o outro lado do Mindelo sem ser a vertente folclórica e turística, mas sim, a vida e a cultura contemporânea mindelense. 


“Tu és um Português” 

Produzido e realizado em 2012 pelos discentes do 4.º ano do Curso de Ciências da Comunicação, vertente Multimédia da Universidade Lusófona de Cabo Verde, no âmbito do Atelier de Produção e Realização Audiovisuais, “Tu és um Português” é uma história de amor e de amizades, mas também uma história de vida e vidas numa cidade com vida própria. 





Português é um jovem na casa dos trinta anos que chega a Mindelo e acaba por apaixonar-se pela cidade e por Janice uma bela mulher independente. Entre eles desenvolve-se uma amizade incomum que acaba em drama após a morte de Janice. Português não se conforma com a perda daquela que amou e torna-se um grande criador de histórias em que ele e Janice são os protagonistas.



ULiME 

Produzido em 2010 pela ONG “Rabidá” e o Instituto Camões - Centro Cultural Português, Pólo do Mindelo, “ULiME” é uma curta-metragem de 19 minutos realizada por Tambla Almeida e carregada de simbolismos. 





As filmagens foram em São Vicente mas a história passa-se em Santo Antão, como conta o realizador que admite que, apesar disso, não quis fazer um filme fechado em Cabo Verde. A história é sobre a seca e a partilha da água e o problema do clima afecta todo o Mundo. Com um filme sem diálogos, o realizador procurou transmitir a mensagem através do movimento das imagens e dos sons. “É uma projecção de elementos de forma evidente e limpa na construção do espaço, onde o som do vento é angustiante e perturbador. Existe mesmo uma modelagem do personagem pelo vento”, explica. 



Fragmentos de Mindelo

Mindelo é a capital cultural de Cabo Verde. Gerações de escritores, pintores, cantores, intelectuais constituíram ao longo do tempo a expressão máxima da arte e do pensamento cabo-verdiano. Fragmentos da vida de seus habitantes revelam a força de sua história, a beleza de sua criatividade e sobretudo a resistência contra os flagelos da vida mindelense, porto de encontro de diversas nacionalidades. 





VALENTINA é uma sábia senhora cuja vida se confunde com a própria história recente do país;RIBEIRA BOTE: PRIMEIRA ZONA LIBERTADA, zona marginalizada onde se proclama o início da luta pela independência nacional; TRAZÊM UM COSA narra através de um bidão as relações com os vários nós da diáspora cabo-verdiana; PIKNIM SENEGAL traz os encontros culturais entre os senegaleses diaspóricos e os habitantes da ilha; MANDINGAS a expressão carnavalesca mais emblemática de Cabo Verde; CASALATA reflecte o grave problema de habitação na ilha.


  1. Luis Carlos de Alencr29 de abril de 2012 às 23:45

    Olá, Dai Varela, parabéns pelo Blog e pela matéria. Gostaria de acrescentar à listagem acima o longa Fragmentos de Mindelo, que já foi exibido em Mindelo e passou em Festivais do Brasil: http://fragmentosdemindelo.blogspot.com.br/  Grande abraço, 
    Luis Carlos de Alencar

    ResponderEliminar
  2. 'brigada Luis. vou colocar então
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. sao vicente e populacao continuam sempre assim forca ai 
    saudades do meu pays e da minha ilha em especial dnb

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search