Júri do CVMA deve um pedido de desculpas ao Expavi | Dai Varela

12 de março de 2012

Júri do CVMA deve um pedido de desculpas ao Expavi

Se Expavi não vence melhor Rap/Hip-Hop
entre os nomeados é porque alguma
coisa não está bem...
Até agora (19/03/2012) este artigo já foi visto cerca de 1457 vezes. Espalhem a mensagem.

O júri do Cabo Verde Music Awards perdeu uma grande oportunidade de reconhecer um dos melhores trabalhos discográficos de Cabo Verde lançado em 2011. Hip-Hop? Claro! É possível produzir qualidade em qualquer estilo e o recente trabalho de Expavi“Historia Knunka esh kontop” - é prova disto. Agora, como foi possível que sete júris reunidos para escolher o melhor Hip-Hop conseguiram enganarem-se desta forma? 

Ainda estamos boquiabertos e  incrédulos com o que aconteceu. A categoria era Rap/Hip-Hop e vocês ignoram Expavi? Txá d'gosse, senhores jurados.







veja "Nova Ordem Mundial" - Expavi

O que realmente aconteceu? (nós sabemos!) Fiquei calado esse tempo para esfriar e não escrever um texto completamente radical. Mas não dá para calar perante uma injustiça deste tamanho. Este júri que se diz basear em “critérios criteriosos” não soube reconhecer um rapper que produziu um álbum de hip-hop e que estava concorrendo com uma das melhores músicas do seu repertório na categoria de Rap/Hip-hop e perde para uma música que não se sabe se é reggae, ragga ou dancehall com singalong beats. Parabéns ao Jay por ser um jovem artista talentoso, mas cada coisa no seu lugar. 

Mas o que esperar de um júri que nomeou “Já bo kre más” como a possível melhor música lançada em Cabo Verde? Cruz credo!!! 

Mário Lúcio ganhou ainda mais o meu respeito ao não se levantar durante a gala como pediu o Dénis Graça para ficar repetindo um refrão único ad infinitu (até ao infinito) que só acabou porque o DJ fez fade-out até dar STOP. Um artista que foi dos criadores do “Simentera” (simplesmente um dos melhores grupos musicais de todos os tempos de Cabo Verde) não poderia estar a encorajar a falta de criatividade artística. Adorei. 

Mas, o que esperar de um júri que nomeou a versão de “Fidju Maguado” de Dina Medina na categoria de morna? O que esperar de um júri que disse que Dina Medina tem melhor voz que Lura? 







Veja este mini-documentário sobre o Expavi

Reafirmo: o júri do Cabo Verde Music Awards 2012 deve um pedido público de desculpas ao Expavi. 



  1. Se cosa t continua assim no t tma nos idependencia... LADROES INCONPETENTES

    ResponderEliminar
  2. Stevenn Mauricio Silva13 de março de 2012 às 00:14

    Poh ez júri do CVMA mesté ouvi album d Expavi Senzala Record- História nunka ez contob.

    ResponderEliminar
  3. Expavi assume neste momento como melhor artista no mundo do HIP HOP neste momento. O seu percurso fala por ele e tudo o que fez. Estava espera, ou seja tinha certeza que ganharia, mas fiquei atonito quando aconteceu o que aconteceu. Dai , acho que a falta de compreensao do estilo HIP HOP que levou a isto. Os criterios rigorosos sao mesmos contestaveiis ja que os juris tem sido alvo de critica "pelos seus critérios rigorosos".

    ResponderEliminar
  4. Anderson Melício Silva13 de março de 2012 às 00:41

    verdade verdadeira, pena ke kix prem eh dod ne praia tb ex tem ke fca log la :(

    ResponderEliminar
  5. Juri d CMVA sabe q expavi ek tava merece quel premio, ma ja tud gent d SV ja t acustumod q es "surpresa", ma ces consciencia t fcas pesod, quel la nunca es t pode livra del. Power Expavi amdjor rapper d CV, badiu pode faze ques faze.
     

    ResponderEliminar
  6. opà, esses gajos sabem muito bem pq nao deram o premio ao digno merecedor, eu vos digo, foi simplesmente pelo facto de que ele teve coragem de enfrentar de forma clara e transparente retratando o quotidiano do nosso CV E DO MUNDO coisa q è mais do k pura verdade, coisa q nem mesmo certas cadeiras parlamentares teriam coragem de referir, este jovem representou-nos de tal forma, que nao tenho duvidas,:alguem se sentiu ofendido com a realidade das palavras deste jovem e tentou cortar o "mal" (segundo eles) pela raiz, por isso deixo uma mensagem simples e cautelosa : mantèm os olhos bem abertos.

    ResponderEliminar
  7. Nada a acrescentar Dai.
    Simplesmente enojoado cm akilo q aconteceu

    ResponderEliminar
  8. Guentes JAY é midjor cantor de RAP de momentos na CV. Expavi inda tem djeu de prendi, apenas um musica é ca suficiente, tem k demostra albuns, espectaculos na grandes palcos e entre outros. Nu tra Bairrismo de lado nu fala e dps na CV tem mas RAP fica afrente dez. Sobre pedido de desculpa, n ta adja um infantilidade es noticia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bo tem tampão na uvit? condé q Jay cata hiphop? so se for crop crop. uvi som man

      Eliminar
    2. Aqueles júris não sabem o quê música de verdade! São destruídos como o grande público q cegam com holofotes...

      Eliminar
    3. Hahahaha
      Evandry bo ta levion nem? Djay tem bons som mas ta passa longe de ukek expavi faze, ja bo dzurianta juizo nem? Kred bo tem coragem de fala ess cosa k ja bo dze?

      Eliminar
  9. Acho que o júri conseguiu mudar o teu lema de "um criol n'descontra", estou enganado? Dito isto, a categoria era Rap/Hip-Hop em si já é confuso.
    Descordo contigo em relação à Lura vs Dina Medina. Do resto, faria como a Megs, "oh dan nha dinhero, dan nha dinhero, dan nha dinheeeerooo!"

    P.S. Já vi alguém por aí a reclamar a entrada do Zé Espanhol no CVMA hehehe

    ResponderEliminar
  10. Ficaria bem melhor se metesses badiu mas tá-se bem...

    ResponderEliminar
  11. Olha Ivandry, acho que estás a confundir umas coisas. Disseste que o Espavi tem  "apenas uma música". Então leia e veja:
    O seu primeiro demo, “Proclamação de Realismo”, é gravado em 2002 nos estúdios da Rádio Nova (Mindelo). Entretanto seu primeiro disco na carreira a solo “A Luta Kontinua” sai em 2008. Mas o álbum que lhe trouxe maior notoriedade até agora é “Historia Knunka esh kontop”. Produzido em 2011 no seu próprio estúdio, “Senzala Studio”, conseguiu maior liberdade e definição na sua música e visão sobre a sua sociedade. 

    Para além dos álbuns a solo, Expavi ainda tem "Voz de Revolta" e "Retrot Repod", que são trabalhos junto com o grupo Hip-Hop Art

    O vídeo Re-integração já ganhou o prémio de “Melhor vídeo-clip de São Vicente” na Gala Mindel Prémios 2011 

    O seu talento já foi reconhecido nacional e internacionalmente onde o jovem rapper venceu em 2011 o concurso de procura de talentos “Vis-a-Vis” que lhe tem permitido pisar palcos das Canárias, Sevilha, Granada e Madrid e o Festival da Baía das Gatas, em São Vicente.  

    Bairrismo? Txá d'gosse

    ResponderEliminar
  12. Eles podem tentar mas estarem sempre aqui de olhos bem abertos. contamos contigo.

    ResponderEliminar
  13. Verdade, nha broda. Pois olha que a Lura tem um histórico de qualidade musical enquanto a Dina Medina depois de naufragar no estilo Zouk/Ktxumbumbum lançou um álbum que se não fosse pelo suporte musical não seria tudo isso.
    Lura concorria com o dueto com a Cize - algo que faria tremer qualquer artista e o resultado é um clássico.
    Queres mais?

    ResponderEliminar
  14. Pq so o "pessoal de S.Vicente" ta afirmando que ele mereçe... pois Cabo verde não é so S. vicente

    ResponderEliminar
  15. Pois é...vi-o na festa da gala ao vivo e (desculpe a ignorância de nunca te-lo ouvido, não é o meu genero preferido) fiquei simplesmente encantada, tem futuro concerteza...mas se estivesse noutro país que não cabo verde!

    ResponderEliminar
  16.  ‎Elias Borges, não confunda qualidade com bairrismo.
    Se conhecesses o trabalho do Expavi terias a mesma opinião Porque é que só nós reclamarmos que é bairrismo? Estou a apresentar argumentos e nenhum deles é referência a proveniência dos artistas 
    Bairrismo? Txá d'gosse 

    ResponderEliminar
  17. Grande injustiça, Carina Silva. Eles sabem porque fizeram isso... e não foi pelo Rap / Hip-Hop

    ResponderEliminar
  18. Dai varela Jay & Bandidos tocam uma mistura única de reggae, hiphop e dancehall com singalong beats e batidas dancehall. Jay é um cantor carismático que se move e inspira as pessoas ao redor do mundo através de suas canções. Junto com os seus Bandidos, Jay tornou-se uma sensação banda ao vivo em Cabo Verde.Jay & Bandidos também têm feito sucesso em Portugal e na Noruega, com um estilo distinto que combina as suas diversas influências musicais. Eles são bem conhecidos pelas suas enérgicas apresentações ao vivo.Rodeado por músicos de Cabo Verde, Portugal, Noruega, Irlanda, Inglaterra e Jay & Bandidos são uma verdadeira banda internacional, um verdadeiro testamento para a força inegável da música como uma linguagem internacional do amor e da felicidade, que atravessam as fronteiras e aproximam pessoas.

    ResponderEliminar
  19. Elias Jay era repper agora nem él é ca sabi kal k é se istilo gajo ka tem um identidade man

    ResponderEliminar
  20. Ele pode tocar todos estes estilos mas a música "Obi mas um peça" não é Hip-Hop (pode ser um desses vários estilos que mencionaste) por isso não poderia estar em competição nesta categoria.
    Não está em causa a qualidade do JAY, mas que esta música não poderia ganhar em Melhor Rap / Hip-Hop.
    O que achas Elias Borges?

    ResponderEliminar
  21. pois é Dai Varela se és musica né rap hip hop então dam ku stangu né funana né?... e pmd bu ka mensiona nada acerca disso

    ResponderEliminar
  22. estás a ver como tem alguma coisa errada nisso?

    ResponderEliminar
  23. pois é carra a unic coisa ke sei bem é ke os juris ja decidiram e não tem komo voltar a tráz... não posso fazer nada...

    ResponderEliminar
  24. então o juri devia pedir desculpa ao Catuta Branka

    ResponderEliminar
  25. tb im ka intende kel midjor funáná la tb. im pensaba ma funáná era de ferro e gaita, aghô de viola ghô ninguém merece

    ResponderEliminar
  26. mrvadaz...kto ao comentário do Ken13gomes só consigo lembrar-me de uma deixa de uma música: "fazi ou bu ka fazi, tudu kuza e badiu". Essa gente não aprende nunca.

    ResponderEliminar
  27. pois man abó nen bu ka sabi ken é es katuta Branka! foi hun dos nomeado pa midjor funana 

    ResponderEliminar
  28. concordo plenamente...mas sete nao vence no meio de milhares...nos que acreditamos no potencial de Expavi... Bom testo Dai.

    ResponderEliminar
  29.  Eu até fico assustado qd alguem diz q o Expavi só tem uma música.Cm certeza é esse o "naipe" dos júris.Não conhecem nada e dão para aquele q conhecem um pouco mais.
    Só para responder ao Ivandry,(eu tb curto o Jay,mas de RAP/HIP HOP ele não tem nada neste momento), o Jay ainda n fez nenhum concerto fora da Praia(q eu saiba) enquanto o Expavi já fez em qs  tds as ilhas de Cabo Verde(solo ou cm o HHA) e alem fronteiras e tudo isso sem nenhum apoio de qq empresário cm a craveira do Gugas Veiga.Nakeles nomeados,Expavi só podia perder para o D.Lopes,que é o outro q faz HIP HOP.Nem o Jay e o os LA MC Malcriado fazem hip hop.

    E outra coisa,tu estás num blog, e aqui não se tratam de noticias mas sim de opinião,no caso do daivarela,e nada mais.

    ResponderEliminar
  30.  Caro mrvadaz bu atxa ma Zé spanhol ka merece ser nomeado pa CVMA????  ou bu ka ta kurti um bom funana????  kel rizinho de bo la soa como txocota......pa kem ki ta intende de funaná sabe de kz kim sta fala......

    ResponderEliminar
  31. pois é cara aqui em santiago cerca de 50 mil pessoas não sabem quem é Expavi

    ResponderEliminar
  32. kel la foi um autentico palhaçada ka ter dot Expavi kel premio, abus boy...ma pront Expavi ta cuntinua ta ser amdjor com premio ó sem premio.

    ResponderEliminar
  33. Cara Irina Barros,

    Inda bem k nu ta papia mesmo língua, entrada di Zé Espanhol, nes caso, ta serba mas k txokota propi. Se bu kre sabe kusé k nta pensa de gajo bai li sin:http://mrvadaz.blogspot.com/2012/02/ze-espanhol-revoltado-estou.html
    http://mrvadaz.blogspot.com/2012/02/mandaboka-ku-ze-espanhol-trabadjador.html 
    http://mrvadaz.blogspot.com/2012/03/mandaboka-ku-ze-espanhol-ii-sida.html 

    Kem k ta ntendi di BOM FUNANÁ TA ODEIA Zé Espanhol!

    ResponderEliminar
  34. Verdade é que nas águas do Zouk/Ktxumbumbum a Lura esteve à deriva e naufragou também, ao contário dela, a Dina Medina ainda sobe palco juntamente com o Splash, Gil Semedo ou Kino, canta e encanta o público.

    Lura tem um bom histórico de qualidade do Pantera, dos clássicos caboverdeanos e da máquina propagandística da Lusáfrica - coisa que não incomoda um Nancy Vieira, Paulino Vieira, Tcheka ou um Hernâni Almeida, copy-it?

    ResponderEliminar
  35.  A ideia é q o juri q tem de conhecer os nomeados.....Mas essa é a ideia q eu tinha antes do CVMA.não sendo o Dai,um dos juris,lógico q não conhece(e qq um q conhece o hip hop nacional e segue o hip hop nacional,conhece o Expavi)
    E para mostrar q o pessoal não é bairrista,acredito q 95% das pessoas d SV q comentaram e falaram mal do CVMA,foram unanimes em dizer q o Denis (Des)graça não merecia ser nomeado(isso ele sendo mucim de Soncente)

    ResponderEliminar
  36. Acho que isso não tem nada a ver com bairrismo mas sim interesses outros e falta de conhecimento na área.
    Mas com prémio ou sem ele a verdade é que a qualidade do Expavi é indiscutível

    ResponderEliminar
  37. O júri tomou a responsabilidade de escolher. Se não conhecia o que era HIP_HOP não deveria ter votado então. Bairrismo? Se tivéssemos ficado calados seriamos bons meninos, não?

    ResponderEliminar
  38. Vi uma resposta politicamente correcta kto ao bairrismo, kdo não te afectou, mas foi só mencionar SV outra vez que soubeste defender direitinho. Acho que vou desistir disso.

    ResponderEliminar
  39. Também fiquei sem palavras com esta decisão.

    ResponderEliminar
  40. Tenho procurado abster-me de escrever sobre os CVMA porque de tanto ouvir e ver os spots de algumas nomeações, criei uma certa aversão à coisa, mesmo sem querer. Mas, como grande apreciador da nossa música, sentei e vi o concurso pela TV até ao fim. Por mais que tenha esforçado para compreender os, já agora, "critérios criteriosos", não consegui entender certas nomeações e, mais tarde, certas vitórias. Nunca vou entender aquela roupagem de "fidju magoado" como Melhor Morna; nunca vou entender aquela roupagem de "forti bu dam cu stangu" como Melhor Funaná (se conseguisse falar contigo lá onde estás, Norberto, perguntar-te-ia); nunca vou entender as três vitórias do Jay (não tenho rigorosamente nada contra Jay e seu trabalho, nem podia), enfim, nunca vou entender certos critérios...

    Bem, como canta o Princezito, "mim ca sabi si é mim k é bakan ou se é cusas ki sta mal contadu"

    ResponderEliminar
  41. ainda bsote ca ta acostumod so espia nonde quex ta faze cvma e ne preciso mute tcheu conversa quem te ganha la e gente moda ex o resto e resto que vergonha organizaçao a que ter mais respeito pelo trabalho que se faz em cabo verde.expavi bo devia dzex que bo ca meste ganha cvma pa ser mas do que ja bo e

    ResponderEliminar
  42. A descentalizaçao de Cabo Verde passa tambem pela cultur, ou seja essa super valorização do que vem da capital em relação a periferia... e ainda dizem que é crime por em causa a unidade nacional...
    Rogério Andrade

    ResponderEliminar
  43. bro acho que estas completamente enganado. ou sera que estas mal informado

    ResponderEliminar
  44. espera querias dizer que o juri deveria pedir desculpas ao ferro e gaita assim seria bem melhor

    ResponderEliminar
  45. deixa-me dizer-te que para mim houve uma grande falta de respeito pelos musicos e pela musica de cabo verde com esses jurados nao sei nao

    ResponderEliminar
  46. ‎100% de acordo manera ke Expavi ca ganha? ma al ta continua ta ser amdjor rapper Caboverdiano da atualidade

    ResponderEliminar
  47.  um te da bsote total razão.kel foi um autentico espectaculo de bairrismo.devia ser santiago music de me...

    ResponderEliminar
  48. Coy e continuo a achar a Lura muiiiito melhor que a Dina

    ResponderEliminar
  49. nem eu poderia ter dito melhor. nada a acrescentar

    ResponderEliminar
  50. La no fundo Tud gente sabe k Bo tava merece ganhal kel la ta conta mash a Luta continua man mash Power ainda ja Bo ganha God Bless U...

    ResponderEliminar
  51. Ross Valdo Silva Pinheiro13 de março de 2012 às 23:04

     ‎Expavi é melhor cantor de RAP de momento!Júri do CVMA deve um pedido de desculpas ao Expavi

    ResponderEliminar
  52. Também eu ainda estou sem intender. Mas deixo na conta de Papa

    ResponderEliminar
  53. Estás a exagerar porque sempre respondo tendo em conta a gravidade da situação sem perder o respeito

    ResponderEliminar
  54. Carlos Delgado Monteiro14 de março de 2012 às 11:13

    urgente... 1 djunt ma bsot ,maltas

    ResponderEliminar
  55. e eu estou a ver mtos comentários de xáxá de pessoas k só sabem falar mal do badiu por causa de uma pequena classe k fez asneiras. se é preciso k o júri alargue seus horizontes? é preciso. se é preciso eles conhecerem bem as músicas antes das nomeações e antes de atribuir prémios? é preciso. mas k não venham dizer k é poque os cvma foi realizado na capital que é os santiago me...como disse alguém...a não ser que a memória deles seja tão curta que esqueceram o que aconteceu no Mindel prémio.

    ResponderEliminar
  56. o mais depresa possivel, Expavi the best...

    ResponderEliminar
  57. Daivarela, deves estar a brincar - exigir um pedido de desculpas ao Expavi! Quem é Expavi?! O que ele fez pela musica de Cabo Verde? Onde já actuou???  Este raper apesar do seu talento (com todo o respeito), mas não é conhecido e ainda por cima canta um ritmo estrangeiro. A música tradicional caboverdiana, especialemnte a morna que é a rainha de todos, o funaná, estes sim, merecem um pedido de desculpas por parte do Júri - CVMA 2012, endereçada à toda a Nação caboverdiana, pelo facto de ter sido violado a história, tradição e identidade cultural de um povo no geral.

    Eu critico o CVMA 2012 por ter dado muito destaque aos ritmos estrangeiros, como por exemplo: Rap, Hip-hop, Regae, House, Techno, Jazz, Samba, Salsa, etc. etc. Eu acho que sendo um evento da musica caboverdiana, os estilos em cima referidos deveriam ter um destaque limitado. Senão com o andar das coisas (que já não estão muito bem), agora o CVMA vai acabar por afundar de vez a nossa identidademusical/cultural.

    ResponderEliminar
  58. Pessoal, oh pessoal manera???? Enton o que k bsot tava a fazê??? Enton apartir de aoje bsot ê tud cunvdod pa conxe ess Estoria k nunca esh contob, porque bsot d'vera bsot ca uvi ess estoria, e el nê de fada, nem de carochinha, nem mintira, nem d lobbies, nem favoritismo, ne de inverdade!!
    Estoria k nunca ex contob- Expavi, Rapper, produtor, divulgador de hip hop, old school de hip hop d Soncente, cosa k no tita faze já pelo menos uns 20 one descansod!! Talvez ess album incmodá kes patrono dess lobbie, porquê carapuça sirvi! Ka tava fca dret na kel conto de fada, realidade tão duro moda ess Estoria li, nê d'vera???Mdjor morna, composição de Jotamonte, na onde k Dina pode ganha mdjor morna? Interpretação??? Ca podê! Ca podê porque sê interpretação catem cunho d morna, quer dzer matá Rainha na estátua, agora ê matá muzca num interpretação k ta sô pô morna em risco??? Se nha filha de 8 one uvi morna de forma k Dina interpretal ê manera daqui 30 one??? Bsot tem binde ta brincá k identidade dum pove dum forma levione, e isse pode trazê consequências gravíssimas pa ess país!No tratá d pô um czinha mas d seriedade na Arte por favor!!

    ResponderEliminar
  59. Concordo com todas as palavras do artigo! Não tiraria nem acrescentaria nem uma vírgula. Bravo, Dai Varela.

    ResponderEliminar
  60. So um pedido de descupa???

    ResponderEliminar
  61. MANDASH PO VERGONHA NA PEL DCARA (SE ESH TIVER UM CARA)

    ResponderEliminar
  62. um tristeza total........... :((

    ResponderEliminar
  63. we have to remember they are dumb that's why

    ResponderEliminar
  64. Neves, veja a explicação que dei ao Ivandy

    ResponderEliminar
  65. bsot ti ta da é importancia dmas pa um porcaria moda CVMA, aquilo é a terceira divisao , alias distrital da musica de cv.as agencias de ratting como a moodys ja baixá qes artistas e qes musicas q  ta ser premiód na cvma como LIXO.só  nta perguntá pq q um arftista móda Mirri Lobo, Mayra, Lura ta sujeita a estód num porcaria dess. qes atrasódes mentais qta ba oiá  um espetacle noturno e num sala durante 4 h q oculos escuro aliás,  viu-se d tudo, artistas vestidos de chulos xungueiros, q palites na kónt dboka, gala de t-shirt,houve até quem propo lutá pa vra reggae musica tradicional de cv. ma tb se um tal Denis Graça q um suposta musica(porra txmá esse merda musica) ganhá um premio ka é preciso dze mas nada acerca da qualidade e credibilidade dess event.cv verde ka tem produção anual de qualidade pa estód ta atribui premios tud ano.nao é pq um mercóne gravá um bom morna na se cd q a organizacao da entrega de grammys tava ta criá um categoria de morna.House music caboverdiano já demais.txam pará prei pq jam inervá,MAVAFFANCUUUULOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  66. foi um autentico injustiça, mais importante é que na consciencia todos sabemos que EXPAVI é melhor rapers da actualidade em CV e um dos melhor na AFRICa é Pena que ele é de São Vicente, não estou sendo bairrista mais é verdade, pura verdade, se um de vos tem duvidas escutam o seu CD "historia knunca es kontob" talves ques juri la que sabe oque que hip hop

    ResponderEliminar
  67. Merecia ganhar o Expavi, assim como o Johnny Ramos, que tem melhor voz que qualquer cantor de Cabo Zouk ou Cabo Love, merecia ganhar a Lura que canta mil vezes melhor que a Dina, morna ou coladeira e ainda compõe. Quanto ao prémio de produção do Kim Alves: quem produziu o album do Mirri Lobo foi o Djim Job e o Kalu Monteiro e o Kim ALves fez a mistura ( o que se pode confirmar no CD ) e as gravações do Kim ALves são feitas no computador....e esse é o melhor instrumentista e produtor???
    Na mesma noite o Paulino Vieira deu provas na ilha do Sal do que é ser instrumentista.
    Foram tantas as gaffes, dos apresentadores até á Dina Medina ( não podia escrever algo no papel para ter ideia do que dizer). O Jorge Neto continua a dar 10 - 0 pela sua originalidade.
    Só demonstraram que ainda são amadores e deveriam ler as opinões de todos para fazerem algo melhor para o ano...Espero eu!!!!

    ResponderEliminar
  68.  A Lura nunca cantou Zouk ...desde o  1º album sempre cantou morna e coladeira. De qualquer forma se é um premio de melhor voz, a melhor voz é , sem dúvida, alguma a da Lura..  ADina não canta e encanta o público, mas sim os jovens que gostam dos grupos nomeados e lá deveria ficar porque a voz dela é não só irritante como inútil para certos tipos de música como a morna. porque não nomearam a Nancy Vieira? Até a Diva canta ,melhor que a Dina Medina.

    ResponderEliminar
  69.  até agora eu so lic omentários a falaram da música do Jay e expavi e não da proveniência, mas não vamos ser infantis ao ponto de dizer que desde o ano passado os CVMA estão isentos de discriminação entre ilhas, porque isso seria inocência. Desde o ano passado que os premios mais importantes são atribuidos a pessoas de Santiago sim: o Kim ALves nunca será melhor que o Toy Vieira, que o Paulino Vieira ou que o Djim Job como instrumentista e como produtor, ele grava através de computador.  A Lura , A Nancy Vieira , A Diva qualquer uma delas é melhor cantora de mornas e coladeiras que a Dina Medina, e a própria referia há anos que era incapaz de cantar esses dois tipos de música. E os restantes artistas, compositores de São Vicente???? Então pode-se escolher não falar no assunto mas atirar areia para os olhos não

    ResponderEliminar
  70.  Olá mrvadaz,

    un da um vista de olhos na bu blog e realmente un constata ma bu ka ta kurti Zé spanhol...na nha humilde opinião un ta pensa mo devia tem mas respeito pa artistas como zé spanhol ou qualquer um ki ta fazi si música.....se bu ka gosta  ka bu obi....bu ka obrigado meu caro.....pa bo ki tem gosto requintado e sabe das coisas....heheheeh (txocota)

    ResponderEliminar
  71. não conseguiste, em nenhum momento ler nos comentários onde fala que "é só ver onde foi realizado, e gente moda ex", ou "badiu pode faze ques faze" e outras por aí em diante, e não se falou da proveniência? ainda eu que sou infantil e inicente. Abri ôi.

    ResponderEliminar
  72. ao ler  "é só ver onde foi realizado, e gente moda ex" eu não achei que fosse por ser da ou na Cidade da Praia.  E não peço desculpa pois isso quer dizer que não tenho nenhuma mania de perseguição.
    No entanto, abre tu os olhos e vê a discriminação que é SEMPRE feita aos compositores, artistas e produtores de outras ilhas.
    Escolher ver só o que se quer é inocência e infantilidade, sim, e falta de bom senso!

    ResponderEliminar
  73. não conseguiste? Cada um com seu quadrado. O que acho é que o júri fez merda e pronto e n foi só com Expavi...vamos fazer o quê...rezar para que no próximo ano tenham um júri mais consciente e mais conhecedor da música cabo-verdiana.

    ResponderEliminar
  74. Expavi é dos rappers em Cv que mais gostei de conhecer. Mas não fique esperando que alguém te reconheça para fazeres sucesso. Até porque conseguiste fazer isso sem muita ajuda. Força la man k bu mereci... Desde Vis a Vis que gostei da sua música...dpx k comecei a entender as letras então ainda mais.

    ResponderEliminar
  75. Conseguir, consegui...não dei foi a mesma interpretação porque não me sinto perseguida.  Realmente quando a discriminação é feita com as outras ilhas o comportamento que muda é o teu. Mas fazer o quê ? Talvez rezar para que se faça luz num esprírito tão simples ainda.

    ResponderEliminar
  76. Consegui ver sim, mas não dei a mesma interpretação que tu! Aquilo que vemos reflecte oque nós somos!!!!

    ResponderEliminar
  77. Olá Irina,

    Exactamente, nka gosta nka ta obi e pronto. Kuanto a respeito, sim nta respeita Zé Espanhol e companhia limitada mas gato pa lebre hehehe, sima es ta fla na Maio, nin na China. 

    Txokota sim é alguém fla ma Zé Espanhol ta kanta bom funaná, Deus nos livre desses bons funanás :P

    Beijinho Irina :)

    ResponderEliminar
  78. Ess li ê bô "artigo" q criá mash polemica e discussão.
    Parabens pelol blog e pelo nivel da discussão

    ResponderEliminar
  79. 'brigada nha broda
    visita sempre e bo dá bo opinião pq el é importante
    abraço

    ResponderEliminar
  80. PA MALTAS DE ZONA CHÃ DE LIRIM BO É AMDJOR!

    SIMPLISMENT ESS JURI KA KONXE HIP HOP/RAP! MIKE.

    ResponderEliminar
  81. múzika é um arte fine! ka nu brinká kol....Expavi, melhor rapper (kiol) da atualidad sem dúvida! nka sabé nandé és júri tinha kabesa! Dina ku midjor "MORNA", só podé ser brinkadera atxá ma és interpretasan é um MORNA! mais uma koiza, melhor album acoustiku sera "KREOL" di Mário Lúcio...ken ja ouvil sabé mó kés album é rika instrumentalmente "Afrika, rika em instrumentos"... maior album já produzid pa um KREOL! O CVMA tem ke midjorá mto ainda, tem txeu falhas, mas kamin é pa frent... CULTURA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA... base!

    ResponderEliminar
  82. bairrismooooooooo!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  83. bairrismo isso sim e ainda es ka ta kre pum gàs dze assim!!!gosto é gosto ma expavi ka ter na kel categoria là!dzes pa mudà kel nome PMA não CVMA.

    ResponderEliminar
  84. problema kel la era praia music filhos da...
    como e possicel jay, quel la é hip hop.
    foi so mas um esquema pa txi nos mural mas es ka ta podé, pq enquanto no tem gente moda expavii na ess mivimente "a luta continua"

    ResponderEliminar
  85. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search