22 de janeiro de 2012

"Morada", no Mindelo, é Património Nacional (até que enfim)

Hoje (22 de Janeiro) é dia da minha ilha, São Vicente, e que melhor prenda do que ter a sua cidade (Mindelo) declarada como Património Nacional? Isso mesmo, o Centro Histórico ou melhor, a nossa querida “Morada” recebe esta distinção por causa do seu grande valor. 

Nossa querida "Morada" agora é Património Nacional
Demorou para acontecer tendo em conta que esta lei existe desde 1990 e já tinham recebido esta classificação em 1990 a Cidade Velha (Santiago), em 2006 Tarrafal (Santiago) e em 2010 a Ribeira Brava (São Nicolau). 

Com esta classificação de Património Nacional do Centro Histórico do Mindelo feita através da lei de Base do Património Cultural (lei 102/III/90 de 29 de Dezembro), o Estado será obrigado legalmente a preservar e valorizar o seu património cultural. Por outro lado a Autarquia terá o dever de cuidar desse legado na sua área de jurisdição enquanto aos cidadãos é requerido que velem por essa herança cultural. 

O Ministério da Cultura justifica esta distinção para Morada pelo seu “conjunto arquitectónico de interesse histórico, arqueológico, artístico, científico e social”. Defende ainda que “o seu valor justifica a conservação, o restauro e a valorização de um conjunto de imóveis”, por isso a zona histórica será delimitada e protegida. 





Veja este documentário sobre São Vicente

Com esta classificação já não será possível demolir, modificar ou alterar certos imóveis sem autorização do Município e decisão favorável do Instituto da Investigação e do Património Cultural (IIPC). É, também, estabelecida uma norma de construção que irá orientar as novas edificações e a autorização só pode ser concedida se os trabalhos ou obras estiverem em conformidade com o plano de salvaguarda e de valorização do Centro Histórico de Mindelo.


Espero que esta valorização da identidade de Mindelo consiga-se trazer mais turistas e investigadores e que haja melhorias para a população.

Espero que agora classificada como Património Nacional seja mais difícil acontecer casos de degradação e destruição como foi os do Cinema Edén Park, casa do Dr. Adriano, Fortim del Rei, Café Royal, etc...



Mário Lúcio, Ministro da Cultura anuncia no 
Mindelo a classificação de Património Nacional


Parabéns, Ilha Mítica do Monte Cara.


4 comentários:

Joaquim Saial disse...

Sejam quem forem aqueles que de uma maneira ou de outra tiveram influência nesta decisão histórica, merecem honroso lugar no panteão dos ilustres do Mindelo e de Cabo Verde.

Os que influenciaram a destruição ou modificação gravosa do Eden Park, do Fortim, da casa do Dr. Adriano, do Café Royal e da casa do poeta Sérgio Frusoni, etc., também terão o seu lugar na História - mas pelo lado mau, pelo do desprezo e da desonra cultural.

Braça sanvicentina e mindelense
Djack

dai varela disse...

@Joaquim Saial
Assim espero, que nenhum seja esquecido.

Abraço

Jay Gomes disse...

Destincao kta bem tarde "visto ke grandes edificacoes antigas ja foram abaixo" mas merecid, i ess destincao e um "stop" nish demolicao.

José Oliveira Da Fonseca disse...

e viva o nosso Mindelo

Enviar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes