4 de dezembro de 2011

Esta praia merece estar no roteiro de Turismo Pedestre de Mindelo

A praia de "Jon Debra" (João Évora) fica a norte da cidade do Mindelo e vale realmente a pena uma visita apesar de não ter acesso por carro. Talvez o facto de ser preciso cerca de uma hora de caminhada pelas montanhas seja uma das razões de ainda permanecer quase inexplorada. 



Com contrastes que vão desde pequenas dunas de areia a piscinas naturais passando por pequenos oásis, esta praia cheia de pequenos buracos na areia feito pelos caranguejos que espreitam timidamente merece estar no roteiro de Turismo de Passeio Pedestre. 



Esta é uma actividade simples e qualquer um com alguma autonomia de arranjos consegue lançar-se nesta aventura. 



"O passeio pedestre parece ser uma actividade largamente praticada em todos os países desenvolvidos. Testemunha disso são os números invocados nas diferentes regiões do globo, sempre superiores ao milhão: 3 milhões de “verdadeiros” caminhantes em Itália e na França, 10 milhões no Reino Unido, etc. Outras ordens de grandeza exprimem a mesma importância atribuída à actividade: 30% dos Suecos dedicam-se ao passeio em florestas ou caminhos rurais, metade dos “Anglo-Saxões” marcha ocasionalmente... Outra constante verificada largamente é que este passatempo está em expansão acentuada em todos os países."    A valorização do turismo de passeio pedestre nos territórios rurais. Quem quiser investir nesta área pode ler este "Guia pedagógico sobre a elaboração e execução de um projecto de passeio pedestre" e explorar este mercado.

Mas esta beleza guarda uma terrível característica: esta praia já tirou muitas vidas. É, possivelmente, a praia mais mortífera de São Vicente e conta com inúmeros momentos de tristeza. Suas correntes marinhas são traiçoeiras e há bancos de areia por isso aconselho a apreciar a praia e os vários cenários disponíveis bem como a calma do isolamento mas a não aventurar-se pelo mar adentro. Bom passeio...

Você já conhecia esta praia ou tem preguiça de passear?


12 comentários:

Turismo sustentável em Cabo Verde disse...

Valeu pelo post Daivarela. Näo sabia da existëncia da Jon Debra. Mas merece de facto estar no roteiro do turismo de passeio pedestre.

Ineida Rodrigues disse...

tens 100% razao..............

HeRnAnI BaRbOsA disse...

yh jam tive la uns doj vez...lugar eh trenkuill mesmo... yh Dai moral la nesse caminhada!!!

Ed Bakker disse...

cool!

Kula Ramos disse...

Dai um tava cuxtma caba kel sbida la ne cross man...sodad de jon debra man...

Alexandre Neves disse...

Dai, concordo plenamente contigo quando descreves a linda paisagem da praia de Jon Debra. Contudo, seria aconselhável alertar aos turistas de que a piscina natural (o mar) é muito atrativo mas é perigosa, pois a história diz-nos que já desapareceram algumas vidas humanas no passado.

zito azevedo disse...

Basta um pouco de iniciativa, no traçado de um percurso estudado para evitar subidas e descidas em grandes declives (questões de segurança...) com uma largura mínima e devidamente balizado por estacas de madeira pintadas de cores garridas e ligadas por uma corrente ou cabo de chânhamo...Jon
d'Évora merece e os mindelenses também...

daivarela disse...

Agora é esperar que alguém agarre esta iniciativa, nera, maltas?

Jay Gomes disse...

Praia "Jon Debra" (João Évora)lugar ke um dia o meu avo kis viver i foi um frakasso. Ele keria morar ali i fazer kriacao de animais isto em 1980. Ele chegou a kavar um posso ali i tudo. Nao deu certo i ele mudou pra Lazareto. Excelente lugar sem duvida. Praia de desova ddas tartarugas. Mas instalar ali nao vai ser facil visto ke e uma praia ke pertence as tais ZTI's.

Anónimo disse...

bons momentos un vive na kel praia la...sinceremante la un dakex medjor praia de socent...love it..

Leugimaf disse...

Quem crê conché Jom d'Ebra perguntá gente d'Cruz. Quel praia é traiçoere dvera, ma gente d'Cruz ta conchel tão dret, e nunca el dá nôs tristeza, só ligria. Nós grande amigo Jorge Plom (que DEUS o tenha), gente d'Cruz, nadá dum ponta daquel canal (lode de salamansa) até praia.
Paixão pa Jom d'Ebra era tão grande, que Nh'Irene (nha querida Mãe), na 1982, construi um casa lá na praia. Oje quel casa ta descombalido, ma mesme asi el ta abrigá paixonodes que tá deslocá pa Jom d'Ebra. 
Inflizmente, si ma tudo praia de Soncente, praia de Jom d'Ebra já ta vendide pa um investidor belga.  
Quem quiser disfrutá daquele paisagem natural e quel paz d'espirte, é amdjor el despatchá, pelo menos ainda el ca ta pagá nada por enquanto.
Han.. parabens a Odair pa esse matéria, pamode nos meste conché drete nós Soncent.
 
    

daivarela disse...

'brigada. Também sou de Cruz e conheci Nhe Irene e Jorge Plom.
Abraço

Enviar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes