Um espectáculo com Hernani Almeida e os "Afronamim" é outra coisa | Dai Varela

12 de novembro de 2011

Um espectáculo com Hernani Almeida e os "Afronamim" é outra coisa

Hernâni Almeida "nas caalma"
Mesmo para quem já tinha ouvido e apreciado os dois álbuns de Hernni Almeida (Afronamim e Caalma) não poderá ter ficado mais que encantado com o show ao vivo do guitarrista com a sua banda “Afronamim” no Auditório do JotaMont, em Monte Sossego (Mindelo). 

Ao actuar num palco que tão bem conhece e que melhor ainda o recebe, Hernâni descontraidamente, (muitas vezes com o pé descalço para melhor controlar o painel no chão) foi passeando sua classe. Tocou e encantou com um estilo de música que, noutras conversas com ele, já havia admitido não saber definir. Quem o ouve consegue identificar fragmentos de rock (herança da sua rebeldia dos tempos que tocava rock n’roll no seu grupo “What”), mas também coladeira, funaná ou a sua vertente mais clássica e jazz adquirida na Conservatória de Música do Porto. Engraçado é que ele me dizia que não sabia tocar mornas tradicionais como o Bau ou o Voginha sabem porque aprenderam de família mas que por ter descoberto a música sozinho fazia com que tivesse uma perspectiva completamente diferente. Verdade. Diferente e complicado. E bom… muito bom. 

Ele que procurou fazer música sem tentar definir um estilo porque sabia que as pessoas iriam rotulá-lo viu mais uma vez durante o espectáculo qual a recepção por esta ousadia: um público constantemente a bater palmas e duas ovações de pé da assistência. 






Veja o vídeo “Asanga” do Hernâni Almeida produzido no Mindelo

Um grande artista que sabe compartilhar o espaço do palco e isso viu-se nos incríveis diálogos musicais entre sua guitarra e o baixo de Vando ou entre sua guitarra e a “nave espacial” (os vários instrumentos de percussão) do seu “cumpadre” Ndú. Outra conversa boa de se ver e ouvir foi com os teclados de Khali que mostrou ter conseguido aliar técnica e velocidade para alcançar um excelente som. Este é um grupo de jovens artistas extremamente talentosos que ainda irão trazer muito mais coisas boas para a música de Cabo Verde. 

Um espectáculo onde Hernâni e os “Afronamim” conseguiram viajar no palco e improvisar dentro das músicas já editadas oferecendo uma noite de prazer e muita boa música. Muito obrigado.

Com Hernâni e a equipa de produção do seu DVD

Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search