Principais personagens do documentário “estória, estória - Panorama da Literatura Infanto-Juvenil em Cabo Verde” | Dai Varela

26 de julho de 2016

Principais personagens do documentário “estória, estória - Panorama da Literatura Infanto-Juvenil em Cabo Verde”


Estas são algumas das personalidades entrevistadas para o meu webdocumentário em vídeo intitulado “estória, estória - Panorama da Literatura Infanto-Juvenil em Cabo Verde” e que foram selecionadas com base na relevância, quer no plano cultural e artístico, bem como no académico. 

Tendo em conta que o trabalho está na fase de produção, ainda estou em contato com outras pessoas como forma de enriquecer ainda mais este documentário inédito em Cabo Verde.

Para saber mais sobre sobre o documentário click em"estória, estória"

Conheça então alguns dos entrevistados até agora:






Luísa Queirós - Artista plástica e Ilustradora; Autora de “As Ilhas da Outra face da Lua” [1992] galardoada com o Prémio da Comissão da UNESCO e do Centro Nacional de Cultura de Portugal, e “Saaraci, o último gafanhoto do deserto” [1998], recebe em 1998 o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e o Prémio António Nunes – Literatura Infantil, da Associação de Escritores Cabo-verdianos.

Leão Lopes - Artista plástico e Ilustrador; Autor dos livros “A História de Blimundo” [1982]; “UNINE” [1998]; “Capitão Farel – A Fabulosa História de Tom Farwell, o Pirata de Monte Joana” [2006]. Foi Ministro da Cultura nos anos 90 em Cabo Verde, e o primeiro caboverdiano a realizar uma longa-metragem de ficção – "Ilhéu de Contenda", baseada no romance homónimo de Teixeira de Sousa. Também publicou outras obras em diversos géneros.


Fátima Bettencourt - Autora do livro infanto-juvenil “A Cruz do Rufino” [1997]. Membro do Conselho Fundador da Academia de Letras de Cabo Verde, e também faz parte da Associação de Escritores Cabo-verdianos. Também publicou outras obras em diversos géneros.



João Lopes Filho - Autor do livro juvenil “Vamos Conhecer Cabo Verde” [1998] e do livro infantil “O Gatinho Medroso” [2012] com ilustrações de Rogério Rocha. Docente universitário e investigador. Grande Prémio de Literatura SONANGOL – 2010. Também publicou outras obras em diversos géneros.





Marilene Pereira - Autora dos livros infanto-juvenis “Aventura na Cidade Velha” [2008], “Um, dois, três”, “Bentinho traquina” [2000], “O que os olhos não veem” (em colaboração com Dina Salústio) [2002] e “Dona Sani”. Diretora do Centro Cultural Brasil-Cabo Verde.





Tchalé Figueira – Artista plástico. Fez a ilustração do conto juvenil “Marianinha”, da autora Gisela Neves, Prémio Literatura InfantoJuvenil 2008 – Instituto Camões – Centro Cultural Português Praia. É ficcionista, músico e poeta. Em 2008 foi premiado pela Prix Fondation Blanchère na Bienal de Dakar. Também publicou outras obras em outros géneros.




Ana Cordeiro - Editora que já publicou vários livros infantojuvenis com o selo da “Ilhéu Editora”; Mestre em Estudos Literários, Culturais e Interartes. Antiga diretora do Centro Cultural Português do Mindelo.





António Luís Rodrigues - Autor do livro infanto-juvenil “Minguim, o Pirata” [2003], premiado no concurso 'Contos para a Infância' no programa Mindelo Capital Lusófona da Cultura 2002-2003.






Antonieta Lopes – Curadora da Biblioteca Nacional e professora de História.








Alex da Silva - Artista plástico e formado em Belas Artes. Curador da Galeria Zero-Point Art, no Mindelo.






Zaida Sanches – Autora da colecção de livros infantis, “Stera” [2009], que incluí os contos “A Sopa da Beleza”, “O Reino das Rochas”, “A Greve dos Animais” e “A princesa do mês de Agosto”.






Carlos Araújo - Autor do livro infanto-juvenil “SOLRAC no Planeta Terra” [2015]. Grande Prémio SONANGOL de Literatura 1999. Também publicou outras obras em diversos géneros.





Fátima Fernandes – Professora de Literatura Infanto-Juvenil e de Estudos Cabo-Verdianos e Portugueses na Universidade de Cabo Verde.






Kiki Lima - Além de pintor, escultor e designer, é também compositor e intérprete. Prémio Prestígio AI -UÉ – PINTURA [1992]. Condecorado com a 1ª Classe da Medalha do Vulcão, pelo Presidente da República de Cabo Verde, “em reconhecimento pela sua relevante contribuição para o enriquecimento do património artístico nacional, com particular relevo no domínio das artes plásticas” [2000].




Hermínia Curado – Autora dos livros infantis “Estórias de Encantar” [2000], “A Magia das Palavras” [2003]. Também publicou outras obras em outros géneros.







Carmelinda Gonçalves – Autora dos livros infantis “O Pirilampo e a Libélula” [2013], “O Espantalho” [2015] e “ET” [2016] e "Bulling" [2016].






Chissana M. Magalhães – Autora do conto infantil “A cadeira de Ti Laia”, distinguida com Menção Honrosa no Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo [2014].




Dina Salústio - autora do livro infantil “A Estrela TLIM TLIM” [1998] e “O que os olhos não veem” (em colaboração com Marilene Pereira). É membro-fundadora da Associação dos Escritores Cabo-verdianos e das revistas Mudjer e Ponto & Vírgula. Publicou em 1994 a colectânea de 35 contos, “Mornas Eram as Noites”, que lhe valeu a obtenção do Prémio de Literatura Infantil de Cabo Verde. Também publicou outras obras em outros géneros.




Margarida Santos – Directora Nacional da Educação







Apoios ou Financiamentos

Bom, tirando a boa vontade das pessoas entrevistadas (que aproveito para agradecer de coração) e das ajudas das pessoas que me são queridas, ainda não tenho qualquer financiamento ou patrocínio. Por isso vamos produzindo no nosso tempo até que esteja pronto. 

Quem sabe será desta que aparece um Mecenas Cultural para apoiar este projeto?


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search