Documentário mostrará a arte e técnica do cavaquinho de Cabo Verde e seu construtor, Aniceto Gomes | Dai Varela

8 de julho de 2015

Documentário mostrará a arte e técnica do cavaquinho de Cabo Verde e seu construtor, Aniceto Gomes



Cansado mas muito satisfeito. Foram cerca de 10 dias na ajuda à produção audiovisual para filmar o documentário com enfoque na arte e ofício do construtor de instrumentos musicais, Aniceto Gomes.

Todos trabalhando (incluindo eu, kkkkkk)

Tudo começou em 2014 quando meu amigo Rolf Johansson conheceu Mindelo e comprou uma guitarra na oficina do Aniceto. Adorou não só o instrumento mas também a forma de o produzir. Então decidiu convidar seu amigo Alexander Lindblad para o desafio de fazer um documentário poético sobre o processo de construção de instrumentos. A dupla veio da Suécia para se divertir no Mindelo e também fazermos equipa. De 25 de Junho a 7 de Julho de 2015 acompanhamos este criativo construtor de instrumentos e seus pupilos, sempre ao som da boa música acústica nacional.

Foram dias de convivência e aprendizado dentro e fora da oficina e várias horas de filmagens. Tentamos captar a arte e a técnica usada pelo Aniceto e acompanhar todo o processo de construção daquele instrumento que ele aposta mais forte para conquistar o mercado internacional: o cavaquinho.

Rolf prepara o microfone de lapela para Aniceto partilhar sua experiência na construção musical

Este trabalho pretende servir também como despertar para a importância deste instrumento no panorama musical caboverdeano. Interessante aprender que sua introdução poderá ter chegado de Portugal (naturalmente) ou de Brasil (numa trajectória contrária). De início sua presença foi mais discreta na nossa música, sendo apenas um instrumento para acompanhar. 

Entretanto, um dos grandes impulsionadores deste instrumento para a linha da frente nos concertos é sem dúvida o instrumentista, Bau (e também construtor de instrumentos). Porque Bau sentiu a necessidade de ter um cavaquinho que respondesse às suas necessidades, então ele mesmo teve que desenvolver, modificar e construir seu próprio modelo. É por isso que hoje se fabrica, basicamente, dois modelos de cavaquinhos em Cabo Verde: o modelo tradicional que é mais pequeno e o modelo Bau, mais grande e com a escala abaulada para permitir os solos mais velozes e furiosos.

Alexander capta as técnicas e artes do Aniceto para levar seus instrumentos cada vez mais longe


Este documentário também quer despertar a atenção de que numa zona de Mindelo, ilha de São Vicente (Cabo Verde) se constrói cavaquinhos capazes de subir nos maiores palcos do Mundo. Significa isso que, com investimento, capacitação e formação, é possível produzir-se cavaquinhos de alta qualidade e vendidos sob encomenda para competir com as melhores marcas disponíveis.

Aniceto no processo de acabamento do 'traço' do cavaquinho

O documentário agora vai para a sua fase de pós-produção e negociações para, inicialmente, ser exibido nos canais de televisão da Suécia e outras partes do planeta e arredores.

Enquanto não temos vídeos podes ver várias fotos da produção aqui

Mais novidades em breve...

Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search