Helder Antunes: de Mindelo para dirigir espectáculo teatral no Brasil | Dai Varela

8 de outubro de 2014

Helder Antunes: de Mindelo para dirigir espectáculo teatral no Brasil


Helder Antunes - Director Teatral
Helder Antunes, actor natural de Mindelo (Cabo Verde), assume a direcção da peça teatral, “A Harpa de Erva” que é encenada e apresentada no Teatro da Ubro em Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, Brasil. A estreia acontece dia 14 e conta com um vasto elenco brasileiro.

“A Harpa de Erva” é dramatizada a partir do livro de Truman Capote e resulta da final do módulo de teatro do Curso Profissionalizante de Interpretação para teatro, TV e Cinema da Escola Aktoro, da qual Helder Antunes é professor. Foram quase três meses de ensaios e a peça tem a duração de uma hora e 15 minutos.

Veja o video da apresentação da peça:


Entretanto, esta não é a primeira experiência de Antunes como Director de Teatro. Este jovem criativo que também é modelo dirigiu “Dissimulações Obscénicas”, de Mário César, e apresentado no palco principal do Festival Internacional Mindelact’2013, junto com o grupo da ilha do Fogo, SEM Nexo. Licenciado em Teatro pela universidade do Estado de Santa Catarina, Antunes também dirigiu “Canto a Cabo Verde”, poema de David Hopffer Almada, e também a peça “Exame”, de Ruy Jobim Neto.

Produtor cultural muito conceituado na sua ilha natal, São Vicente, Helder recebeu o convite de um dos mais conhecidos preparadores de elenco do Estado de Santa Catarina, Gringo Starr, algo que aceitou sem pensar duas vezes por ser aquilo que sempre quis após terminar a sua formação. Curiosamente, Helder Antunes faz dupla com a professora de Teatro, Taina Froner, que foi sua colega no filme “Tesouro do Morro da Igreja” (2012), juntamente com Gringo Starr.

Mesmo sem querer revelar o final, Helder Antunes fala um pouco sobre o que se pode esperar daquilo que considera ser uma história de amor, decepção familiar e reencontro de uma família:

Sinopse da peça

A peça conta a historia de uma família americana, em que a irmã mais velha, a Verena, trabalha muito e é ela quem mantem a casa. Dolly sua irmã, mais nova, fica cuidando da casa, enquanto Verena trabalha... a Dolly fica em casa, tendo como companhia a Catherine e do Collin. Catherine foi adotada e vive na casa deles há anos, e é tratada por Verena como se fosse uma empregada, e ela está em conflito permanente com a Verena, dado a esse tratamento. Collin é um jovem de 15 anos, meio sem noção que só quer beber, fumar e mulheres, e esse seu comportamento incomoda muito a Verena. Chega a um determinado ponto que a Dolly, cansada de ver a sua irmã Verena, tratar mal a Catherine e o Collin, resolve sair de casa, junto com os dois e eles vão morar numa casa da árvore. Verena sente muito esse choque de estar em casa sozinha, e vai a procura de Dolly, pedindo que ela, Collin e Catherine voltem a morar com ela, também porque ela se encontra muito doente. 


Elenco de “A Harpa de Erva”

Direção: Hélder Antunes
Assistentes de direção: Fernando Villa e Nelson Félix 
Pesquisa Sonora: Cristiano Welaski e Leonardo Souza 
Operação de som: Helder Antunes 
Direção de arte, cenografia, figurino e maquiagem: Fernando Marçal 
Assistente de arte e adereços: Hélida Lima Maycon Serpa, Juliana Ferrari e Mel Hartmann 
Assistente de cenografia: Cristiano Welaski 
Desenho e operação de luz : Roga Rodrigues 
Produção: Fernando Villa / Aktoro 
Interpretação: Maycon Serpa, Juliana Ferrari, Cacá Leoni, Mel Hartmann, Fernando Marçal, Fernando Villa, Nelson Felix, Jason Parker, Lídio Ramalho, Cristiano Welaski, Hélida Lima, Leonardo Souza


Saiba mais sobre Helder Antunes aqui


Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search