Fui ameaçado com tribunal por causa do meu blogue | Dai Varela

7 de julho de 2013

Fui ameaçado com tribunal por causa do meu blogue


Para quem não saiba do que se passa, escrevi este artigo a dizer que a presidenta da Câmara Municipal de Porto Novo (Santo Antão), Rosa Rocha, terá assinado uma carta que teria sido plagiada. Agora, o autor do plágio e responsável por colocar o nome da presidenta no texto publicado no site, o engenheiro José Rodrigues, conhecido também por "Coração Mimado", veio com a ameaça de tribunal por causa da publicação no meu blogue. Ameaçando que a sua empresa vai “recorrer a instâncias competentes relativamente a esse post nas próximas horas”, este engenheiro que também responde pelo nome de “Coração Mimado” solicita que o blogueiro peça desculpas por “esse erro gravíssimo”.

Deixo aqui uma das mensagens que o José Rodrigues me enviou (os erros são dele):

"Meu carro jornalista/ Blogueiro.Confesso que congratulo com a sua iniciativa, embora considerando imaturo e incompetencia da sua parte tratando de assuntos sem conhecimentos técnicos, nem fundamentos da veracidade dos factos.
De frisar que foi sacanagem e burice da sua parte, ao tratar de um assunto DEMO como se
José "Coração Mimado" Rodrigues
fosse concluída.
Gostariamos de lhe informar, que vamos reagir com provas que mostram a veracidade dos factos nas proximas horas, comprovando a sua descredibilidade e mentira porque o trabalho ainda nem se quer foi entregue a CMPN, uma vez que só e só será concluído em finais de AGOSTO.
Ainda se encontra exclusivamente em produção, e de restrito acesso aos colaboradores mais próximos.
De frisar que só e só continha conteúdos DEMOs exemplificativos, desta feita solicitaremos a autorização da senhora Presidente, colocando -o online para a confirmação do veredito.
Nas próximas horas regiremso com todos os dados, defendendo a nossa integridade profissional.
Pode se preparar para defender e fundamentar a sua burice.
Assinado
CETICLda/ACONTECE

Eng. José Rodrigues."


Depois ele veio no blogue e comentou (de novo, os erros são dele) algo como:


"(...) a minha EMPRESA é a produtora do projecto, portanto cabe a mim responder perante a comunicação social, a má fé do ODAIR SANTOS, e o oportunismo dos demais que queiram descredibilizar a qualidade do nosso serviço, bem como tirar proveito the situação politica.Relativamente, a vossa opinião sobre a Presidente Rosa Rocha, não é do nosso interesse e nem queremos saber o que pensam ou deixam de pensar, porque não cabe a nós intervir em favor de alguém ou em espaços pilíticos.
Em suma, gostaria de solicitar ao BLOGUEIRO, que pedisse desculpas por esse erro gravissimo, uma vez não sendo ético publicar assuntos não veridicas e sem provas.
Para quem queira AUTO - PROMOVER, como o ODAIR SANTOS, que pelo menos procurasse fontes crediveis, e que atraía atenção the massa e não de dinigrir a imagem the qualidade de uma sociedade.
Vou reagir nas proximas horas, com detalhes e provas the veracidade dos factos.
Quero convidar vos a fazer parte the plateia na apresentação do produto final a ser entregue a CMPN em finais de Agosto, tornando assim " SITE DA CMPN" conforme mencionado no Blog.
Assinado

Eng. José Rodrigues."


Primeiramente, quero dizer que fiquei muito chateado por ser confundido pelo queixoso com o Odair Santos porque sou muito mais charmoso do que ele. Digo isto porque o “Coração Mimado” confunde Odair Varela (eu) com outro jornalista, Odair Santos, que não tem nada a ver com esta situação. Correcção feita, avancemos.

Texto plagiado e publicado no site
da Câmara Municipal do Porto Novo

Meu caro “Coração Mimado” (é verdade, este é seu nome?) quando consideras que a publicação do artigo no meu blogue é “imaturo e incompetência”, gostaria de dizer-lhe o seguinte: incompetência é criar um site institucional, plagiar discursos de outra pessoa, publicar na primeira página, assinar como uma figura pública responsável por uma Câmara Municipal e deixar o espaço aberto para ser visto por todos. Isto para mim é de uma grande incompetência da sua parte. 

Então meu prezado “Coração Mimado”, você considera que é “sacanagem e burrice” publicar o artigo no meu blogue porque seu site era uma demonstração? Pois, para mim burrice é ser formado na área de Informática e criar uma demonstração com símbolo de uma autarquia e deixar os artigos públicos para serem consultados. Pior, sem nenhuma indicação de que se trata de uma DEMO. Isto sim é burrice!

Você fala em “reagir com provas” para mostrar que o site só será concluído em finais de Agosto e que o que eu disse foi mentira. Agora, pergunto-te, “Coração Mimado”, por acaso eu hackeie[1] o site da Câmara Municipal de Porto Novo e obtive as informações antes de ele estar concluído? Não. O que aconteceu é que, por causa da sua incompetência, o site esteve disponível para o Mundo inteiro consultar, sem nenhuma indicação de que se tratava de uma demonstração.

Se alguém deve ser levado ao tribunal deve ser a sua empresa que colocou a presidente da Câmara Municipal de Porto Novo nesta embrulhada. Não um blogue que usou o artigo 48º da Constituição da República de Cabo Verde que lhe garante o direito de liberdade de expressão. Você é que atentou contra o bom-nome da Rosa Rocha ao assinar uma carta plagiada em seu nome e a disponibilizar na Web e entrar em choque com o artigo 41º da Carta Magna que garante o direito ao bom nome, à imagem e intimidade. Por isto deves ser enquadrado no artigo 166º, Capítulo VII, do Código Penal Cabo-verdiano, que define os casos de alguém injuriar outra pessoa imputando-lhe factos ou juízos ofensivos do seu bom nome e crédito, da sua honra, consideração ou dignidade, ou reproduzir essas imputações. Saiba que podes ser punido com pena de prisão até 18 meses ou com pena de multa de 60 a 150 dias.

Eu como cidadão e jornalista tenho garantida a inviolabilidade da minha liberdade de expressar através do artigo 29º da Constituição da República e reforçada nos princípios fundamentais da Lei da Comunicação Social, no seu artigo 9º sobre liberdade de expressão do pensamento. 

Estarei aqui à sua espera quando sentir coragem de avançar para o tribunal mas desde já aconselho-o a receber boas dicas do seu advogado para não acabar por ter maiores problemas. 



[1] Como pareces ter dificuldades em Informática explico o que é Hackear: significa entrar sem permissão num sistema e ter acesso às informações.

OBS: veja o que escreve o Ku-Frontalidade sobre isso

NOTA: A Televisão de Cabo Verde fez uma matéria sobre esta polémica mas, infelizmente, "esqueceu-se" de referenciar por completo em qual blogue encontrou a informação:
  1. Ó amigo Varela, em que aviário é que este engenhocas se formou?
    Um abraço
    Zito

    ResponderEliminar
  2. Boa pergunta, amigo Zito... boa pergunta

    ResponderEliminar
  3. Só isso que faltava! Nem parece que somos a 26ª democracia.Daqui a pouco cada blogueiro vai ter pedir autorização por escrito para publicar alguma informação que envolve politicos ou figuras públicas deste país. Realmente Cabo Verde sta na moda !

    ResponderEliminar
  4. Descontra Dai Varela jam sisti kel nutícia na TCV, pelos vistos quem t'a ameaçá ek podé ser penalizôd.

    ResponderEliminar
  5. Amilcar Sousa Monteiro8 de julho de 2013 às 00:12

    Lol parabens Dai. Rei di ben dado!!! Tambe e ben feito. Web e coisa séria. É bom que essas coisas aconteçam para o poder abrir o olho.

    ResponderEliminar
  6. Alvaro Ludgero Andrade8 de julho de 2013 às 00:15

    Mais um capítulo da palhaçada geral, Dai Varela. Uvi konsei de más vei: verdade e sempre verdade... txas faze barui..

    ResponderEliminar
  7. Quando fores depois me conta como é o 'chilindro' porque qualquer dia algum vai me mandar para aquele lugar

    ResponderEliminar
  8. k da cadeia nao man

    ResponderEliminar
  9. Os jornalistas fazem todos prova de "burrice e incompetencia" : o dia 24 de junho 2013, A Semana online publicava uma noticia em relação ao site da CMPN.

    O articulo começa assim "A CMPN está a apresentar aos portonovenses o sitio da autarquia na internet que estará operacional a partir desta semana". Apresentar uma demo, faz sentido?

    O articulo continua "O site deveria ser inaugurado no decorrer das festas de São João, mas um problema informático adiou para o início desta semana". Quando um problema informatico vem adiar um lançamento previamente anunciado, pode-se falar de incompetencia?
    http://mx1.asemana.publ.cv/spip.php?article89317

    ResponderEliminar
  10. Moss, q tont enquadramento legal q bo apresenta la, jam fca q dúvida quem que tem mais probabilidade de ba para na tribunal!!Heheh!!

    ResponderEliminar
  11. Sofia Rocha Coutinho8 de julho de 2013 às 00:33

    Oh Meus Deus... que falta de inteligência! Tanto erro junto, ao menos escrevia no word e utilizava o corrector!

    ResponderEliminar
  12. deve dar é cadeia para o mimado...este está a fazer asneira e da grossa e ainda acha que tem razão...

    ResponderEliminar
  13. Grandi resposta bu da kel tal Sr.Engº la...eh debi ter pensadu ma eh ta konsigui intimidau ku kel ameasa di bai tribunal...mas parsem ma ku kel resposta ki bu dal eh debi ter fikadu ta tremi di medu.
    Site staba la abertu pa td alguem odja...ku td dipositos i links etc ta funsiona dretinhu...pmd mi na dia ki n'soube n'entra la el varias vezes di manhan...dps final di tardi dja dps ki da kel bronka...site staba fora do ar..."em construção"...fla Engº pa da piska pa inkonsta...se é que o cara é Engº mesmo.

    ResponderEliminar
  14. hahaha paranoya sr coracao; bo te na gose ne am oya q criatividade e zero ne copia el sabe fase ,ne escola am oya que el tava copia te po data e sumario ma nome de colegas hahaha poxa bom am oya que ainda um curioso te fase um paqueno pequisa de tut es trabalho de ess tal coracao copioso ;paranoya ne bo nome day e pude copia em condicoes hah hahahahha sr coracao a fca conhecid p tut gent agora talves el t usa se criatividade p esconde p uns temp e txa de copia hehehehh

    ResponderEliminar
  15. Parabéns Dai Varela. É pena termos poucos "Dais" nesta terra. Viva a liberdade de expressão, abaixo a censurara, abaixo a incompetência. "Demo" uma ova, "Demo" são os seus Diplomas!!

    ResponderEliminar
  16. Dai Varela, esqueceste de dar uma dica ao engenhoca. Em trabalhos do tipo, usar-se no lugar dos testos reais um recurso que se chama "ipsum lorem", porque os textos reais não são da competência do criador do site mas sim do proprietário do site. Por isso, acho que a Presidente Rosa Rocha tem culpa no cartório sim. Uma outra coisa que se usa em trabalhos ainda não concluídos é a expressão "Em construção" e nesse caso em concreto, "site em construção". Sendo assim, se há incompetência nessa embrulhada não é da tua parte.

    ResponderEliminar
  17. Caro Dai, embora concorde que tenhas razão, acho que exageraste ao tratar o Sr. José Rodrigues pelos mesmos adjectivos que ele utilizou para te classificar, usando ainda "mimos" do coração.

    De certa forma, desceste para o seu nível e acabaste por perder a classe. No entanto, compreendo que te tenhas sentido atacado e, com medo da ameaça e fúria da defesa, acabaste por ir por aí.

    Mas pronto, é só a minha modesta opinião.

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Caro Anónimo
    Irei responder sempre de acordo com a forma que a pessoa se dirigir para mim. Se for com respeito, receberá respeito em troca.
    Se usar palavras menos boas irá ter o seu re-tributo. Não mostrarei um discurso superior pelo simples facto de não ser superior.
    Muito agradecido pela sua opinião e visita ao blogue. Abraço

    ResponderEliminar
  19. Oh Dai gente ca ta maltrata gent assim moss, hahahahahahahaha

    ResponderEliminar
  20. Fala Serio! Ele acha q pode cobrir a incompetencia com ameacas baratas? Qualquer informatico q se preze sabe q quando se trabalha num site nao se pode ir "live" com trabalhos incompletos. E o site estava "live" sem nenhuma indicacao de "estar em construcao". Eu vi com esses meus olhos q a terra ha de comer....

    ResponderEliminar
  21. Oh broda, estode tranquilo, pq de certeza muita gente que k te calas...isto é trabalho de jornalismo e não sujeitas a estas ameaças e tretas. Estamos juntos e não tenhas medo, se alguem susto-me t´má um colde de cagara e f´ca mas forte!

    ResponderEliminar
  22. Oh Day olá Policia ta ba panhobe, cuidado corre corre! Relaxa Day pq quem realmente meste ba pa cadeia es ka ti ta oial,

    ResponderEliminar
  23. Parabéns e fique tranquilo. Abc

    ResponderEliminar
  24. jam tinha bo dzid ahaha

    ResponderEliminar
  25. Isso de plagiar é moda de muitos que só conseguem concluir os cursos de licenciatura ou outros, plagiando. Isto é por causa de mau costume. Isso de copy-pace não é novidade hoje-em-dia. As Universidades têm de ter mais cuidado ao validar trabalhos de fim de curso ou teses de mestrado ou doutoramento, porque muitos são plagiados porque são somente para garantir o diploma, por isso saem para o mundo dos profissionais sem terem capacidade para tal. Isto condena a nossa sociedade.

    ResponderEliminar
  26. alguém de law precisa?

    ResponderEliminar
  27. Amilcar Sousa Monteiro9 de julho de 2013 às 00:15

    SITE EM CONSTRUÇÃO?? Alguém se lembra de encontrar algum na net. Se encontrarem é Caboverdiano. Aposto! Isso já não existe. Site online está acessivel worldwide. Se n está publicado está offline. Foi besteira e incompetência. Replica do Dai Varela foi arrasador. Bali!!

    ResponderEliminar
  28. Aristides Monteiro Santos9 de julho de 2013 às 00:55

    Não se aflige, é sinal de que estás a fazer um bom trabalho com o blogue. só deves é ter mais cuidado com aquilo que publicas. boa sorte.

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search