Conclusões do Estudo de Impacto Ambiental na Laginha | Dai Varela

15 de fevereiro de 2013

Conclusões do Estudo de Impacto Ambiental na Laginha

Ficam aqui as conclusões do estudo sobre o alargamento do terrapleno, construção da nova via de acesso na zona nordeste do Porto Grande & a construção de um esporão na zona da praia da Laginha.

O estudo completo está aqui 

Ouvem-se muitos comentários e poucos dados seguros, mas se vamos reclamar, será como disse Valete em "Bolas e Consciências": "vamos criar movimentos na ruptura que tenham eficácia".

Já antes tinha falado da falta de consciência ambiental e o David Leite já apelou para que nos devolvam as nossas praias

Mas eles dizem que este trabalho irá melhorar a praia da Laginha... Será? Apesar de tudo ainda eles não têm uma bola de cristal e eu adoro aquela praia.



7.1. Impactes mais significativos 

Verifica-se que a maioria dos impactes induzidos pela implementação de todos os componentes do projecto é minimizável até níveis pouco significativos, através de medidas de gestão, essencialmente da responsabilidade do proponente.  
Por outro lado, a análise de impactes permitiu evidenciar duas situações em que existe o risco do impacte poder assumir níveis negativos significativos – casos da enseada e da população de espécies existentes no local.  
No caso dos impactes sobre a enseada, o risco decorre da possibilidade de esta área ser utilizada de forma ilegal e indiscriminada pela circulação de todo o tipo de viaturas. Essa situação será evitada com a aplicação do programa adiante proposto de medidas de minimização de impactes. Neste cenário, os impactes serão pouco significativos; 


7.2. Construção da Nova Via 

Embora a construção da Nova Via implique necessariamente a perda de bens e usos ambientais e uma perturbação do presente estado do sistema, são de sublinhar os impactes positivos que a sua presença apresentará em relação à componente socioeconómica, dado o papel estruturante que terá para o modelo de empreendimento  previsto. 

Mesmo a perturbação do presente estado do sistema, que a sua construção introduzirá, tem um carácter pouco significativo, correspondendo a uma afectação ligeira dos bens e usos ambientais. 
Ao mesmo tempo, o seu carácter estruturante para o Porto Grande e as repercussões positivas deste empreendimento a nível regional, terão um carácter muito significativo, com claro ganho de novos usos sociais e a requalificação de uma situação degradada. 


Esta análise tem, no entanto, implicações a dois níveis:  

- A sensibilidade da área onde o projecto se insere implica que qualquer alteração ao mesmo, sobretudo no que respeita às estruturas que delimitam a zona do Porto interferindo, nomeadamente, com a circulação de maré no local ou com os processos da dinâmica costeira; 
- Os impactes avaliados pressupõem a implementação das medidas de minimização propostas – sobretudo as relativas à circulação de viaturas ligeiros e pesados e especificamente para a enseada sem as quais a sua magnitude se tornaria muito significativa.  


7.3 Construção do Esporão 

A praia da Laginha localiza-se imediatamente a norte da zona do alargamento do terrapleno do Porto Grande, é muito utilizada para fins balneares pela população do Mindelo. Os estudos de agitação, realizados no âmbito do projecto, mostraram que a morfologia da praia não sofrerá alterações significativas por efeito da ampliação do terrapleno, nem da construção do esporão que consiste em obras necessárias à alimentação artificial da praia da Laginha. Ao contrário, apresenta excelentes condições de melhoramento com recurso a alimentação artificial da praia. 

Com a implementação das medidas propostas para todas as fases do projecto, os impactes negativos identificados irão ser minimizados significativamente. A construção do esporão irá também provocar um impacte altamente positivo na componente ambiental e social com a estabilização da praia da Laginha.



  1. Sento muito que penses assim Odair , eu pelo menos que formo parte dessa humanidade que pareces resumir , sou criação de Deus , a traves do AMOR e tudo o que ELE faz , realmente me surpreende cada dia.

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search