Bau e Nha Kapa cantam uma morna bem descontra | Dai Varela

4 de novembro de 2012

Bau e Nha Kapa cantam uma morna bem descontra

Bau na guitarra e Nha Kapa na voz
Vendo este vídeo que juntou um dos maiores instrumentistas de Cabo Verde, Bau, e o homem das noites musicais da cidade do Mindelo, Nha Kapa, lembrei-me de uma coisa para vos contar:

Há alguns anos trabalhei durante algum tempo na recepção do MindelHotel e numa noite dessas o Nha Kapa estava a contar como foi que ganhou este nome. Disse que no seu tempo do Liceu Ludgero Lima (Mindelo), os caloiros levavam "carolos" [porrada] dos mais velhos. Então, como ele tinha medo dessa tradição de boas-vindas dos "praça-velha", decidiu usar uma estratégia: arranjou uma capa velha para colocar os livros e desta forma não parecer-se com um caloiro. Só que quando estava a subir as escadas um "amigo" reconheceu-o e apontando-o gritou: caloiro.


Antes de começar a levar os "carolos" levantou a capa e gritou, "oiá nha capa... não sou caloiro... veja a minha capa". Os colegas não foram na cantiga e deram-lhe as boas-vindas e ganhou a alcunha "Nha Kapa".

Neste video canta na livraria "Nhô Djunga" (Mindelo) com o acompanhamento de Bau que recentemente lançou o incrível álbum de música  instrumental "Bau plays Vasco Martins".

Vídeo disponibilizado por Herder Doca


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search