Manual dos Blogueiros e Cyber-Dissidentes [Repórteres Sem Fronteiras] | Dai Varela

16 de setembro de 2012

Manual dos Blogueiros e Cyber-Dissidentes [Repórteres Sem Fronteiras]



"Blogues estão a deixar as pessoas animadas. Ou então, eles perturbam e preocupam. Algumas pessoas olham com desconfiança para eles. Outros os veem como a vanguarda de uma revolução da informação nova. Uma coisa é certa: eles estão balançando os alicerces da mídia em países tão diferentes como os Estados Unidos, China e Irã.


É muito cedo para saber realmente o que pensar de blogues. Nós temos a leitura de jornais, assistimos a TV e ouvimos rádio há décadas e aprendemos a imediatamente dizer o que é notícia e o que é comentário. Aprendemos a distinguir uma revista tablóide de "interesse humano" de um jornal sério ou um programa de entretenimento de um documentário. 

Alguns blogueiros irão gradualmente desenvolver seus próprios padrões éticos para se tornarem mais credíveis e ganhar a confiança do público. Mas a Internet ainda está cheio de informações não confiáveis ​​e de pessoas a trocar insultos. Um blogue dá a todos, independentemente da educação ou habilidade técnica, a chance de publicar material. Isto significa que blogues chatos ou repugnantes brotarão tão rápido quanto os bons e interessantes. 

Blogueiros precisam ser anônimos quando estão colocando para fora uma informação que coloque em risco a sua segurança. Os ciber-polícias estão assistindo e tornaram-se especialistas em rastrear "encrenqueiros". Este manual dá dicas de como enviar material sem revelar quem são ("como blogar anonimamente", de Ethan Zuckerman). É melhor, claro, ter habilidades técnicas para estar online anonimamente, mas seguindo algumas regras simples podes, por vezes, fazer o truque. Estes conselhos é claro que não são para aqueles (os terroristas, chantagistas ou pedófilos) que usam a Internet para cometer crimes. O manual é simplesmente para ajudar blogueiros que encontram oposição por causa do que escrevem para manterem a sua liberdade de expressão", in Manual dos Blogueiros e Ciber-Dissidentes  (em inglês).

Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search