Criado sistema que detecta mentiras nos discursos dos políticos | Dai Varela

1 de agosto de 2012

Criado sistema que detecta mentiras nos discursos dos políticos

O sistema para confirmar a veracidade das declarações em tempo real ainda está na fase de testes mas já provoca calafrios entre os candidatos nas eleições norte-americanas de 2012, perplexidade na imprensa e uma enorme curiosidade entre eleitores e consumidores de informações jornalísticas, conforme escreve o Observatório da Imprensa Brasileira.

Criado por Dan Schultz, um estudante de 24 anos que faz pós-graduação no Massachusetts Institute of Technology (MIT) este programa permite ao leitor de um site noticioso clicar numa declaração de político, empresário ou personalidade pública e receber imediatamente na tela do computador o resultado da confirmação feita pelo site Politifact, especializado em conferir dados, estatísticas ou fatos mencionados numa notícia.

O patrulhamento electrónico dos políticos, empresários, personalidades e jornalistas é um tema complicado porque, além de envolver questões técnicas, mexe também com factores sociais, comportamentos, crenças e valores. “Afinal, credibilidade é um factor transcendental na era da informação, pois é capaz de destruir em minutos reputações construídas durante décadas. Mas é também uma questão não menos crucial no terreno económico porque, mais do que nunca, os negócios dependem hoje da confiabilidade em dados e estatísticas”, escreve o Observatório. 

Desconfio que algumas pessoas não vão gostar muito da implementação deste sistema em Cabo Verde...


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search