Criança cabo-verdiana de 4 anos procura doador de medula óssea para sobreviver | Dai Varela

30 de junho de 2012

Criança cabo-verdiana de 4 anos procura doador de medula óssea para sobreviver

Ajude a Arina
Arina é uma criança cabo-verdiana, de quatro anos de idade, que há seis meses foi evacuada de Cabo Verde para Portugal para tratamento de Aplasia Medular, uma doença caracterizada pela disfunção da medula óssea. Agora a pequena está internada no Hospital Dona Estefânia e precisa urgentemente de um transplante de medula óssea e por isso seus familiares lançaram um apelo na internet a procurar um doador compatível porque não há nenhum familiar compatível.

“Seja qual for a sua origem, mas fazemos o especial apelo ao cidadão africano, nomeadamente o cabo-verdiano, porque a criança em questão tem no seu código genético um traço muito específico, cuja probabilidade de encontrar alguma pessoa que partilhe desse traço aumenta dentro das pessoas da mesma origem”, apela a família cabo-verdiana.

Para saber se é compatível para doar medula óssea a pequena Arina, os familiares organizaram locais de recolha onde só será feita a colheita de uma amostra de sangue. Para participar dirija-se: no dia 11 de Julho entre as 11h e as 14h à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia Lisboa ou de Segunda a Sexta-feira entre as 9h e as 13h ao Serviço de Sangue do Hospital de Dona Estefânia ou ao Centro de Histocompatibilidade do Sul (dentro do Hospital Pulido Valente). 

Aos cidadãos cabo-verdianos residentes em Portugal, para consultar em que Instituição de Saúde perto da sua área de residência que faça parte do Registo Nacional de Dadores Voluntários de Medula Óssea, consulte o seguinte link: 

Caso seja cabo-verdiano morador no estrangeiro, para consultar o site do registo internacional de dadores de medula óssea e encontrar, no pais que reside, o local onde pode se dirigir, consulte o seguinte link:

Para qualquer informação, enviar um email para: umdadiva.umsorriso.umvida@gmail.com



  1. Tomei a liberdade de fazer referencia no "Arrozcatum"...Ela há-de conseguir!

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search