[Desafio Criativo Nº1] - O país museu | Dai Varela

28 de março de 2012

[Desafio Criativo Nº1] - O país museu

Era um turista como outro qualquer mas que despertou em mim alguma nostalgia. Era alto, claro, uma pessoa calma… falava Português. Este foi um dia calma como poucos outros. Apareceu àquela hora na casa de chá, querendo informações sobre a ilha. Já tinha percorrido quase todas as ilhas do país e tinha especial encanto por Mindelo. Foi este o motivo pelo qual jamais esquecerei aquele turista. Afirmou que a avó era de São Vicente e depois de algum tempo conversando descobrimos ser netos da mesma avó, Angelina. A casa de chá Angelina chamou sua atenção pelo nome e pela coincidência de ser na mesma ilha da sua falecida avó. Era o nome que nossa bisavó tinha dado à casa de chá… o nome da filha que tanto adorou.

O país museu está ali, para que todos vislumbrem. Prontifiquei-me a mostrar a cidade para o meu primo. Leonardo parecia ser uma pessoa corajosa, era jovem mas parecia decidido. Cabo Verde é um país restaurado, reciclado. A restauração, a reciclagem do país foi a única solução encontrada para a sobrevivência económica do país, enquanto todas as cidades e todos os países continuam a crescer com prédios e estabelecimentos gigantescos, Cabo Verde por restaurar fachadas, manter o estilo das casas. As ruas todas foram asfaltadas, os táxis continuam com a mesma cor branca de faixa amarela para todo o país assim como era em São Vicente…

As escolas do país continuam com as mesmas fachadas, os restaurantes, hotéis, cinemas, teatros… as casas continuam com a mesma forma, o mesmo estilo, respeitando aquilo que sempre tiveram por fora, embora por dentro a modernidade tenha chegado assim como chegou para toda a humanidade. As altas tecnologias não pararam de aparecer, aparecem agora com maior intensidade e velocidade mesmo porquê a economia do país encontra-se caminhando a passos largos graças a ideia inovadora de conservar o aspecto físico do país e investir na sua restauração e melhoria.

A arquitectura modernizou o seu estilo no sentido de projectar casas mais ecológicas protegendo o ambiente e aquilo que podemos obter da natureza mas não deixou de produzir casas com telhas, com a fachada a que estavam acostumados nossos avós e bisavós. A energia solar e a eólica são hoje uma realidade no nosso Cabo Verde e podemos dizer que cada Caboverdeano trabalhou seus “cinco minutos” para que o nosso país seja hoje em dia um país modelo. Modelo de preservação do ambiente e da arquitectura, modelo de transformação da mentalidade da população através da educação para que todo ao país se consciencializasse da importância de ter um país economicamente desenvolvido e que, ao mesmo tempo valorizasse a educação.

É este o país modelo. Modelo de quem vence todas as batalhas não se vangloriando de ter vencido a guerra.

Leonardo regressou com uma lágrima sorridente no canto do olho, uma esperança de um dia voltar e poder desfrutar do país saúde.


OBS: este texto é da autoria de Anete Carvalho e faz parte do Concurso de Escrita Criativa
  1. Attractive component of content. I simply stumbled upon your website and in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account your
    weblog posts. Any way I will be subscribing on your augment or even I success you
    get admission to consistently quickly.
    Feel free to visit my web page :: arsenal transfer news david villa

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search