Mindelo está cheio de cães que parecem leitões | Dai Varela

31 de dezembro de 2011

Mindelo está cheio de cães que parecem leitões

Correndo o risco de ficar sem ganhar nada, vou revelar uma grande oportunidade de negócios na ilha de São Vicente. 

Eras capaz de comer este cachorrinho?
O Jornal A NAÇÃO noticiou que existe nesta ilha uma média de dois cães por cada habitante. Como temos cerca de 80 mil pessoas em São Vicente, isso dá uns 160 mil cães a passear por estas bandas. Uns mais magros e outros com mais carne no corpo. 

Por outro lado, há uma empresa chinesa interessada na privatização da dos estaleiros navais da CABNAVE, em São Vicente, e há várias lojas chinesas na cidade do Mindelo, bem como inúmeros marinheiros coreanos que passam pelo nosso porto. 

Agora vocês perguntam-me o que tem uma coisa com a outra? Como assim? Então não sabiam que o costume de comer carne de cães é tão antiga quanta a cultura chinesa? E que os coreanos têm uma “relação comestível” com o melhor amigo do Homem? Pior, nem os pobres gatinhos escapam.




Reportagem da CNN mostra que chineses comem cães e gatos

Segundo o site Metamorfose Digital, este hábito “vem da Dinastia Qin (221-24 A.C), segundo o "Li Ji", um antigo manual de rituais, e seu uso terapêutico figura no "Bencao Gangmu", um compêndio de matérias relacionadas a medicina de 1578.

Segundo seu autor, Li Shizhen, cujo trabalho é considerado uma das obras fundamentais da medicina tradicional chinesa da dinastia Ming (1368-1644), o cão é um alimento que faz muito bem para os ligamentos, a circulação sanguínea e a digestão.

A inclinação chinesa de comer o melhor amigo do homem prevalece sobretudo na etnia maioritária Han. No entanto os tibetanos, mongóis, manchus são como os ocidentais: consideram o fato como um tabu.” 

Porquê caçar, capar ou castrar e abater essas fontes de rendimento quando se pode lucrar com aquilo que é considerado um problema? Vai-me dizer que nunca olhou para um cachorro e pensou que ele parecia muito com um leitão? Deixo até uma sugestão para o nome do teu restaurante: “Au-au ao espeto”.


PS: cuidado com os teus Pitbulls, meu amigo.





Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search