Gala Mindel Prémio 2011 com nomeações esquisitas | Dai Varela

7 de dezembro de 2011

Gala Mindel Prémio 2011 com nomeações esquisitas

Quando recebi o convite para nomear os finalistas da Gala Mindel Prémios 2011 fiquei contente por São Vicente ter uma iniciativa para premiar seus melhores mas agora que vejo o resultado das nomeações fico um bocado surpreendido. É que há nomeações mesmo esquisitas. Isso tudo com a agravante de que seis dos nomeados serem patrocinadores da Gala Mindel Prémios 2011. Mas vamos por partes: 


Melhor Compositor 

Hernany Almeida (CD Caalma) 

Paulo Block (Musica Carnavalescos e San Jon) 

Vlú (Mi é dod na Bô) - música do CD "Palco de Vida" de Diva Barros 

Constantino (CD Ariá!! + músicas para os grupos carnavalescos) 

Rui Last One (Cd Nada-Nada) 

Se tomarmos compositor como alguém que utiliza um sistema de notação musical que permite a sua execução por outros músicos diria que quem poderia estar nesta lista é Vasco Martins. Mas se referirmos ao criador original de música diria que Hernani Almeida com toda a propriedade tem lugar nesta lista pelo álbum, pelos espectáculos e pelos vídeo-clips e Constantino Cardoso com seu álbum de originais e vários temas de Carnaval também. 

Mas, colocar Rui Last One que lançou há dias um CD (que ainda não ouvi) como o possível melhor compositor de São Vicente é exagerado. Também justificar a nomeação de Vlú por causa de uma única música (Mi é dô na Bô) é exagerado. Agora, Paulo Block como melhor compositor de São Vicente? Pól Block como melhor criador original de música de São Vicente?... 


Melhor Jornalista x Melhor Repórter 

Era só usar o dicionário de sinônimos do Word para ver que são a mesma coisa com a agravante de um jornalista poder ganhar esses dois prémios. Agora pergunto, será ético um jornalista receber um prémio que é baseado num erro de interpretação do senso comum? 


Melhor Serviço Publico 

RTC 

CV Telecom 

Caixa Económica 

Polícia Ordem Publica 

Gostaria de saber quem foi o engraçadinho que nomeou a CVTelecom como o melhor serviço público prestado em São Vicente. Uma empresa que diminui o serviço DiBorla Par porque os clientes estavam, pasmem-se... a usar o serviço. Uma empresa que teve publicidade banida pela ANAC por “gerar confusão no mercado entre o anunciante e o seu concorrente, desacreditando este e provocando dúvidas nos consumidores”. Estranho... 


Prémio Revelação 

Criação da Brigada Anti-Crime (BAC) 

Asfalto e Adrenagem das águas das Chuvas (CMSV) 

Esta é tão boa que nem vou comentar... 


Prémio Criatividade 

Criação da Brigada Anti-Crime (BAC) 

John Cruz Criação de varios estilos de Vestuários (Reciclados) 

3B Produções ( Eventos com artistas Internacionais) 

Asfalto e Adrenagem das águas das Chuvas (Câmara Municipal de S. Vicente) 


Estas seriam formas de expressão da Criatividade que poderiam ser reconhecidas:

Arte e cultura. O mundo da arte e da cultura é proeminentemente um mundo da criatividade, porque o artista não está diretamente ligado às convenções, dogmas e instituições da sociedade. O artista tem uma expressão criativa que é resultado direto da sua liberdade. 
Pesquisa e desenvolvimento. Para produtos resultantes de atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, o critério criativo é a patente deste produto. São geralmente três os pré-requisitos de uma patente: a) novidade; b) inventividade e c) aplicação prática. 
Humor (comédia) 


É por não concordar que critico estas nomeações apesar de no site oficial do evento poder-se ler que “foi difícil fazer as nomeações talvez porque as pessoas não estavam a espera de um evento desse tipo, tivemos muita falta de informações. Podem criticar, mas Mérito é Mérito. O tempo de alguém merecer e não ser reconhecido já era”. Será?

Para ver estes e os outros nomeados e votar no teu preferido click aqui ou visite: http://galamindelpremio2011.no.comunidades.net/index.php?pagina=contactos


Agora, diga-me o que achas destas nomeações. Estou a exagerar?



  1. Oi Dai, já há um bom tempo que não passei por aqui e isto está cheio de novidades pá... hehehe

    Olha quanto a este "post" só tenho a dizer o seguinte:

    O SENTIDO COMUM É O MENOS COMUM DE TODOS OS SENTIDOS!!!

    P.S. como boa menina da terra que sou, lá vou eu deixar o meu voto.

    ResponderEliminar
  2. Ess cosa e um bom palhaçaria bandos de raposas na organização

    ResponderEliminar
  3. Nao gostei das criticas. Achei-as pesadas. Parabens pela iniciativa. S. Vicente precisa de pessoas ou grupos que tèm coragem de fazer algo, melhor apoia-los e adr sugestões para que proximo ano seja melhor

    ResponderEliminar
  4. Carlos Alberto Fortes7 de dezembro de 2011 às 09:47

    como é que o Asfalto e Adrenagem das águas das Chuvas podem ser uma revelação?

    ResponderEliminar
  5. O prémio Criatividade
    BAC e Asfalto
    deviam estar na categoria NECESSIDADE

    ResponderEliminar
  6. Dai,

    Podes pensar que estou a exagerar mas subscrevo integralmente o teu texto com excepção no ponto da composição que vou escrever depois. Para ser sincero, apesar das minhas interrogações, achei que, de certa forma, a iniciativa era excelente mas vendo estas palhaçadas, só tenho a lamentar.

    Sim, meter lá o BAC e CV Telecom é palhaçaria!

    ResponderEliminar
  7. Esta de CV Telecom é brincadeira de mau gosto. Esta empresa explorou os caboverdeanos até os tutanos, bendito a hora que chegou a T+ para pôr ordem nas coisas.

    ResponderEliminar
  8. Não. Há categorias que parecem uma Salada Russa, para não dizer pior! Como nomear BAC e Sistema de drenagem de águas para categorias de Criatividade e Revelação, mas estão doidos? A BAC uma criação do Governo que nao não faz mais do que a sua obrigação!Não há nenhuma novidade nisso, BAC já existe em várias paragens pelo mundo fora! o mesm do sistema de drenagem e águas pluviais, em que a autarquia não fez mais do que a sua obrigação e o sistema é antigo!

    ResponderEliminar
  9. E o BAC não pode ser Criatividade ou Inovação porque já tinha sido criado na cidade da Praia

    ResponderEliminar
  10. ‎@Gisela Sousa Coelho, espero não ser sacrificado aqui no Fbk, a isso chamo criatividade dos cabo-verdianos. Acredita que não fiquei surpreendido. Por falar em BAC, vi hoje no Asemana um tal de Polícia-Comunitária, que giro!
    Se a oposição continuar na sombra da bananeira, chegaremos às Milícias...

    ResponderEliminar
  11. um ta kurti bo blog...

    ResponderEliminar
  12. Também não sei para melhor altela do ano no futebol não tem o valy e o vozinha 2 pilares da equipa do mindelnse

    ResponderEliminar
  13. Apesar de não ser de SV fiquei feliz por existir um prémio para reconhecimento de pessoas que trabalham para desenvolver e levar para a frente a sua ilha, mas confesso que quando vi os nomeados e as categorias fiquei surpreendida. A mistura de alhos e bugalhos nas categorias, e os nomeados; alguns deixam muito a desejar (jornalistas). Por vezes pensei que talvez fosse por falta de opção por naquela área existirem poucas escolhas, (essa é minha ignorância falando). E outra, com tantos artistas que trabalham arduamente, todos os dias, que matam um leão por dia para conseguirem tirar algum da sua arte e verem seus trabalhos reconhecidos foram esquecidos e abandonados ou SV já não tem artistas, esta que é a ilha da cultura?
    Francamente espero que os organizadores leiam este e outras criticas, porque não creio que tu sejas o único são-vicentino que reparou que isto é uma palhaçada e que no próximo ano façam um trabalho melhor e com melhor seriedade.

    ResponderEliminar
  14. Uma confusão...urge uma reavaliação das categorias nesta gala e antes que seja tarde, pois que não vá o Diabo tece-las e a BAC ser distinguida pela sua criatividade, aí seria a morte do artista! É de se louvar a iniciativa, mas que infelizmente peca pela sua falta de visão e desnorteamento! Para o ano que as coisas sejam pensadas a altura das distinções que S.Vicente merece. Um abraço aos organizadores.

    ResponderEliminar
  15. Grande Dai, sempre com criticas com muito bom senso.

    Poderá ter havido falhas na forma das nomeações, mas não deixa de ser uma grande iniciativa por parte da Câmara em parabenizar e reconhecer aqueles que se destacaram em algo, para o seu bem pessoal, e de S. Vicente em geral.

    Espero que quem de direito possa aceitar as tuas críticas aqui, e que sirvam para melhorar a próxima seleção e atribuição de prémios.

    Mesmo assim, fiquei contente com muitas pessoas aqui homenageadas.

    Parabéns Odair, por mais um excelente artigo.

    ResponderEliminar
  16. hahahhahahaha...

    ResponderEliminar
  17. GRDE INICIATIVA SIM INDEPENDENTEMENTE DAS POLÉMICAS DAS NOMEAÇÕES...ISTO PK AS COISAS FEITAS PELA PRIMEIRA VEZ SEMPRE TEM FALHAS E ESTA NÃO É EXCEPÇÃO!!! A ONDA É APOIAR E N FAZER CRITICAS SEVERAS P DA PROXIMAR SER MELHOR E N PIOR OU P BAIXO...AH CRIOLOS SE NINGUÉM FAZ DIZEM K OS SÃOVICENTINOS ESTÃO PARADOS NO TEMPO, SE FAZEM ALGUMA CENA PELO MENOS P TRAZER ALGUM ANIMO P ESTA ILHA CRITICAM!!! VAMOS ESPERAR PELO RESULTADO FINAL??? ASSIM N HÁ ORGANIZAÇÃO K AGUENTA PAH

    ResponderEliminar
  18. constatamos logo que nao entendes nada do Mundo da musica

    ResponderEliminar
  19. Eu acho que seria uma boa iniciativa se já não existisse o CVMA que aconteceu este ano e está previsto para o ano que vem. Siceramente isto demostra mais uma vez que os Mindelenses não se consideram como parte integrante de um único Cabo Verde. Eles sempre querem protagonismo em tudo. Queriam que o CVMA fosse realizado em São Vicente né. Pois não minha gente, Praia é a Capital do país até o momento e é lá que concentra a uma boa parte da população de CV e é justo que uma actividade desse porte, como o CVMA se realize lá. São Vicente quis copiar, mas ficou feio, soa feio! Qualquer um que ler esta notícia, com certeza dirá, mas essa é uma versão do CVMA para S. Vicente, logo ficaria melhor se pusessem SVMA!!!!!!!!!Fui........

    Comentário submetido em 2011-12-07 às 10:28:48 no SAPO.CV

    ResponderEliminar
  20. Essa mania que os mindelenses têm de acharem que em Cabo Verde eles são especiais, por isso têm que particular qualquer actividade. É honoris causa, SVMA. Se Cabo Verde já é considerado pequenino imaginem quando São Vicente tornar-se independente o que vai ser. Pois, independente é o que eles querem mesmo. Paxenxa, un kanbada di frustradus e mentis pikinotis.

    Comentário submetido em 2011-12-07 às 11:47:36 no SAPO.CV

    ResponderEliminar
  21. Mais respeito por S.Vicente, ainda
    é detentor do Prémio Cidade Cultural de Cabo Verde.Portanto os comentários que me antecede deveriam pensar primeiro e depois escrever.

    Comentário submetido em 2011-12-07 às 13:20:37 no SAPO.CV

    ResponderEliminar
  22. MEU DEUSm tont ment piknin. em vez de estod te descuti praia e soncent bsot ba da um volta e cme um bocod de pon. Sempre soncent teve ses iniciativas e agora q pessoal de Praia te montod ness falso bairrismo (visto q la tem gent de tud ponta de cv) tud tem q ser fet na praia e ainda por cima se for fet algum cosa ne soncent esh te bem dze q foi copuiod la. Agora um te pergunta bsot, tont cosa q foi fet na soncent e copiod pa Praia?????? Por isso minha gent, muita calma nesta hora. Afinal e caso pa dze, onde q tem frustraçao??????? e so espia nos noticias e ess resposta te bem rapidinho. Boas tardes e façam alguma coisa de positivo na vossa vida, cambada de complexados

    Comentário submetido em 2011-12-07 às 14:01:20 no SAPO.CV

    ResponderEliminar
  23. oh Srs "de cabo verde"e "Jonas" enton nos é kte copia tu o k fete na praia néh,bsot ba kata cukin.bsot lembra ma tud kosa kta fete na es ote ilha bsot te kre transferi pa praia moda se so la k cabo verde.go xame da bsot só 2 exemplo: FIC começa primer foi li na soncente pa ka fcasse dboxe resolve pol tb na praia, sete sois e sete lua kta fete na santanton ja tita kre ba fazel la tb, o kia k praienses kre!!!!!!!!!!!!!pa ka dze carnaval k bsote tita kre copia ma ate go bsote ka pude,ate nos compusitores bsote te leva pa praia pa ba insina bsote musica de carnaval e manera kta sambode...ka mesté enumera mas...bjs fiquem bem

    Comentário submetido em 2011-12-08 às 17:23:04 no SAPO.CV

    ResponderEliminar
  24. O QUE TEM ISSO HAVER COM CVMA,POIS QUE EU SAIBA A MUITO QUE ESSAS ACTIVIDADES TEM SIDO FEITO EM S.VICENTE SÓ QUE A CADA ANO INTRODUZA MAIS UMA NOVIDADE, E EM RELAÇÂO A MUSICA A MUITO QUE A GALA DA MUSICA É FEITO EM S.VICENTE FEITO PELA CABOMUSIC

    Comentário submetido em 2011-12-09 às 15:14:26 no SAPO.CV

    ResponderEliminar
  25. Mindelo "coração de Cabo Verde"10 de dezembro de 2011 às 13:30

    Haja saco, para aturar comentários bairristas como os de "cabo verde" e "jonas". Só para acrescentar ao que já foi dito atrás, as galas de desporto, as homenagens à munícipes, as homenagens aos melhores alunos, as corridas de São Silvestre, etc... começaram em São Vicente, iniciativa da CMSV, podíamos ainda falar dos "Réveillons" de fim de ano, o "recordai", etc..., etc..., etc..., tudo issso depois foi copiado, sobretudo pela Praia. Mas nós de São Vicente não nos importamos com isso porque temos orgulho em fazer bem feito, para que outros nos possam imitar. Podem continuar a imitar que até gostamos, façam bom proveito.

    Comentário submetido em 2011-12-09 às 15:57:18 no SAPO.CV

    ResponderEliminar
  26. È uma excelente iniciativa,porém, não concordo com algumas categorias, tais como "Melhor instituição Social" "Melhor Serviço Público"...Eu particularmente não consigo distinguir a melhor instituição social porque cada um trabalha numa área distinta e é "a melhor" na área em que actua. Poder-se-ia sim atribuir um prémio de mérito, em cada ano, a uma instituição por ter desenvolvido determinada acção...Por exemplo, atribuir um prémio de mérito a CV Telecom pelo seu cariz social, ou seja, por ajudar diversas instituições, em diversas áreas. Ou então ao BAC pelo excelente trabalho que vem fazendo para manter a segurança pública.Mas nunca inclui-los numa categoria para escolhermos o melhor deles...

    Comentário submetido em 2011-12-10 às 11:22:44 no SAPO.CV

    ResponderEliminar
  27. Sinceramente.... Djuentis S.Vicente cré é doooooodo!!!!! Quero ver o final disso. Já que querem fazer tudo o que se faz em Santiago porque acham que o que se faz na Praia não representa Mindelo, porque nhos ca ta fazi "simentera" em vez de esperar produtos de Santo Antão e Santiago. Já que querem ser independentes, tem que o ser em tudo, principalmente para encher a pança. Mas também lá não se come. Só bebem cerveja, chá e bolacha. Nhos é preguiçoso e só gostam de fazer atrevimento. Eventos dessa natureza querem logo aparecer. Pobreza intelectual. Concluindo: Nhos é coitado propi. Nhos ba xinta.Conliçença propi.kakakakakak

    Comentário submetido em 2011-12-10 às 14:08:24 no SAPO.CV

    ResponderEliminar
  28. já tinha ouvido falar nesta "coisa" de atribuição de prémios a personalidades, artistas e instituições, mas confesso que foi apenas ouvir falar, não liguei muito, não prestei muita atenção. melhor seria não ter tomado conhecimento através de um folheto que encontrei hoje num minimercado desta praça... não teria ficado tão baralhada e de boca aberta com tanto disparate. Quem é o autor das escolhas para os nomeados, quem é o autor das categorias, quem é o autor deste arroz sujo???? não é possível que seja cmsv!!!! não pode!!! uma cm não pode alinhar em tanto disparate. a ideia, apesar de não ser original, é engraçada, traz alguma animação a esta ilha, mas será que não poderiam fazer algo decente, algo digno? o que fizeram foi uma palhaçada, uma paródia, mais parece um daqueles prémios "limão amargo" que parodiam os óscares de hollywood...
    De tudo o que achei mais cómico, para não dizer trágico, foi a nomeação das obras de drenagem para receber os prémios criatividade e revelação... só pode ser porque depois de dezenas de anos a tentar livrar os mindelenses dos contratempos devido às chuvas, finalmente coseguiram! Felicito a CMSV, felicito a empresa e os engenheiros que finalmente acertaram, e até concordaria se as obras fossem candidatas a um prémio numa categoria de engenharia ou de "livrai-nos do mal", mas revelação e criatividade??? bom, a não ser que eu não esteja a conseguir ler nas entrelinhas, e não tenha conseguido descobrir a ironia: depois de tanto tempo à espera, alguém revelou-se mais criativo e finalmente usou dos conhecimentos de engenharia e hidraulica para resolver o eterno problema de mindelo. se assim foi, go ahead!!!
    Mas uma prova maior de que quem inventou isto anda a brincar connosco é o "lugares CENTADOS" É possível???????????????

    ResponderEliminar
  29. Kem ta defende Praia... ba pa merda! Kem ta defende S. Vicente... ba pa merda! CABO VERDE eh um país. Ka eh um conglomerado merdices idiotas! Ou nos eh um pais de merda?
    Nos eh um so ou ainda bsot ka percebe.
    De resto, esh categorias ta parcem desespero de ke keria incontra um poleiro pa tud u ke eh feit ta saocent. Nos tud ta merece kualker cosa so por no ser caboverdianos di universo. E ka ser praiense de merda ou sampadjudo di porra eh um orgulho. Cabo Verde eh mas ke um pais, eh um mundo! Ex guerra regionalista ta mostra tud ke bsot eh tud uns frustrods. CaboVerdiano ka eh frustrado na ses essencia.

    ResponderEliminar
  30. De Cabo Verde, vc é desiformado, a primeira Gala de Premiação de Artistas em cabo Verde foi a GALA NÔS MUZCAque teve três edições. A única onde o Ildo Lobo foi homenageado nessa país. Portanto se alguem copiou foi a CVMA que copiou a ideia. São Vicente está sempre na vanguarda de tudo, Santiago só copia.

    Comentário submetido em 2011-12-11 às 15:39:27 no SAPO.CV

    ResponderEliminar
  31. BOAAA BRODA
    ATE K ENFIM ALGUEM JA LANCA UM PAGINA PE NOS EK T ESTOD FORA DE NOS TERRA, PE TEM NOVIDADES D NOS TERRA, ALIAS D NOS PAIS KE SAO VICENTE... SIM PQ SV E UM PAIS, JA K PRAIA é CONSIDEROD CABO VERDE, ENTAO NOS é A PARTE!!!
    MAS QUANTO A ESS QUESTAO DESH NOMEACOES, ADMITO K BO TEM TODA A RAZAO( TE APROVEITA PE EXPRIMIL LI)PQ é UM BOCOD D PALHACADA DESS PESSOA(s) EK CRIA ESS GALA... UM FCA COMPLETAMENT SURPRESO COND UM OIA ESH NOMEACAO... ACHO K ESH DEVIA COLOCA KEL COMP D FUTEBOLIM(PRACA DOM LUIZ) COMO MELHOR RECINTO TB, ASSIM COZA TAVA FCA MAS BNITIMM PQ ELE TE MESTE DE UM DESTINCAO POR PARTE DE CM!!!!!
    ABRACO E CONTINUA TE DA NEWS...

    ResponderEliminar
  32. @RUI DELGADO
    fico feliz por oiob por aqui.
    Boa nomeação ess de Praça Dom Luis, hehehhehe
    abraço

    ResponderEliminar
  33. Li algures que estudas joranlismo e comunicaçao. ora be começas mal com a apreciaçao que fazes de jornalismo e reporter. Nao, nao sao sinonimos em parte nenhuma do mundo. Podem ser que um deles faça as duas coisas. Mas sao "métiers" diferentes e a categoria de reporter tem um superlativo que é o grande reporter que geralmnte cobre as guerras e conflitos...

    Um jornalista, pode ser redactor, reporter, apresentador, animador, moderador, consoante a escola de cdad pais; mas na europa é sempre assim.

    Nada de confusao, pois o reporter, na maior parte das vezes faz reportagens, ou envia topicos para a redacçao, para um jornalista ou redactor redigir a noticia.

    E o jornalista,raras vezes faz reportagens. E' uma categoria que geralmente està na redaçao para coordenadar, escrever noticiarios, fazer entrevistas, ser pivôt,mas quase nunca sai para reportagens. Se for um jornalista de renome, um pivôt, ele so sai em reportagens pontuais muito especiais, como sendo realizar uma emissao informativa especial num pais estrangeiro para assinalar uma data, um evento etc...

    Estou a ver que tu tens que me convidar para falar na tua universidade dessas coisas e de outras....

    Al BINDA

    ResponderEliminar
  34. Vê-se que estás ultrapassado nesta matéria Al BINDA. Actualomente - em São Vicente - não é possivel falar de duas coisas separadas já que o jornalista/repórter tem que sair à rua para procurar a sua notícia e todos eles têm que o redigir.
    Talvez nesta Europa elitista que falas tem uns que são para trabalhar e outros para apresentar.
    Serás sempre bem vindo à minha Universidade se tiveres algo de qualidade para transmitir

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search