Acontecimentos marcantes de São Vicente em 2011 | Dai Varela

26 de dezembro de 2011

Acontecimentos marcantes de São Vicente em 2011

Esta é uma lista dos factos que mais marcaram a ilha de São Vicente neste ano que agora finda: 

O que marcou   2011 na ilha de São Vicente?
Cesária Évora morre e o povo sai a rua para prestar a maior homenagem que alguma vez se viu por terras crioulas. 

O grupo carnavalesco Cruzeiros do Norte (da minha zona, Cruz João Évora) vence o Carnaval de Mindelo

Ao contrário da publicidade, o Festival Baía das Gatas fica na memória como um fracasso. 

A primeira mulher a ser Presidente de Câmara Municipal, Isaura “Zau” Gomes, renúncia ao cargo por causa de doença. 

O sentimento de segurança regressa às ruas de Mindelo depois dos Ninjas entrarem em acção. Por enquanto são os marginais a se esconderam dentro de casa. 

São Vicente passa ao lado da Dengue depois que o país consegue melhorar o plano de combate à doença. 

daivarela faz anos e quase ninguém se dá conta (só no Facebook mas prenda que é bom, nada. Uma vergonha nacional). 

O Festival Internacional de Teatro Mindelact comprovou através da sua organização em voluntariado que é possível trazer o melhor do teatro do mundo para Mindelo. Provou ainda que o teatro crioulo já atingiu um grau de elevada qualidade mas também que alguns grupos precisam melhorar muito.

Manuel Inocêncio Sousa, natural de São Vicente, concorre para Presidente da República e perde na sua ilha natal (e noutros locais) e não é eleito. 

A praia da Laginha sofre poluição e o Capitão dos Portos de Barlavento, Manuel Claudino, assegura que vai investigar e levar os responsáveis ao tribunal. Até agora nenhuma notícia. 

Pól Block é nomeado melhor compositor de São Vicente pela Gala Mindel Prémios


Mais de 10 mil turistas passam por Mindelo em barcos de cruzeiros e a ilha quase que não aproveita esta oportunidade para facturar um dinheirinho extra. Ai aquele tempo que o gato engordava na gemada...

Adriano Moreira (comprovado fascista e responsável pela reabertura do Campo de Concentração do Tarrafal) recebe a primeira distinção Honnoris Causa atribuída em Cabo Verde pelas mãos da Universidade do Mindelo. 

Pela primeira vez Mindelo não ficou uma piscina depois das chuvas e isto graças aos trabalhos de drenagem de águas pluviais efectuadas nas zonas críticas (até que enfim!). 

O Clube Sportivo Mindelense vence o Campeonato Nacional de Futebol mas ainda não recebeu o seu prémio de direito por qualquer razão misteriosa. 

Ainda o ano não findou mas também pode ter ficado pouca margem para surpresas de última hora. Conheces algum facto marcante que me tenha escapado? 


  1. A edição do Festival Mindelact 2011, oh Odair, que por acaso, até foi um grande sucesso!

    Abraço e bom ano novo

    ResponderEliminar
  2. hehehehheheeheheh fiz de propósito JB, para ver se deixavas um comentário no blog (foi uma estratégia e deu certo :))

    Vou colocar agora porque o Mindelact 2011 foi das maiores manifestações culturais de São Vicente neste ano.

    Abraço e bom ano para ti tb.

    ResponderEliminar
  3. sem duvidas o mindelact è sempre um festival extraordinário com muita qualidade e empenho da direção por isso merece estar entre os melhores eventos culturais não só de são Vicente mas também de Cabo Verde

    ResponderEliminar
  4. Faltou referir os trabalhos de um dos melhores jornalistas/blogueiro da actualidade de São Vicente e Cabo Verde, já que não houve reconhecimento. ABC

    ResponderEliminar
  5. @dai varela nada disso, só estou a dizer aquilo que mtos andam a dizer escondidos porque tem medo de reconhecer que aquilo que escreves é verdade e como João Branco admitiu bem este é o blog que marcou o ano de 2011 e mais coisas que não irei dizer agora, é só esperar para ver. Ainda achas que estou a meter-te em confusão? ABC

    ResponderEliminar
  6. http://fragmentosdemindelo.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search