Porquê visitar a Ponta de João Ribeiro? | Dai Varela

11 de dezembro de 2011

Porquê visitar a Ponta de João Ribeiro?

Abandonado há muitos anos a Ponta de João Ribeiro hoje está completamente degradada. Aquilo que foi outrora um ponto estratégico para a protecção da Baía do Porto Grande durante a Grande Guerra de 1914/18 contra os submarinos alemães agora tem os enormes canhões de 100 mm enferrujados e deteriorados. 

Um património esquecido e destruído

Os bunkers do posto fortificado que serviam de protecção aos 75 soldados que defendiam o porto dos navios inimigos estão destruídos e cheios de lixo. Nada daquilo foi conservado por qualquer razão que desconheço mas ainda assim merece um passeio de Turismo Pedestre. 


Com uma caminhada rápida de 30 minutos é possível completar os cerca de três quilómetros de distância que separam o cabo a norte da Ponta de João Ribeiro do centro de Mindelo. A ligação é feita por uma estrada de terra batida que, assim como a construção da fortificação, durou quase todo o ano de 1916 e contorna uma montanha com uma altura respeitável. 

Uma vista linda sobre a Baía do Porto Grande


Porque visitar Ponta de João Ribeiro? 

A partir do local é possível uma vista panorâmica e deslumbrante sobre parte do Mindelo e Monte Cara. Ainda é possível apreciar parte da ilha de Santo Antão e o ilhéu dos Pássaros a cerca de 700 metros de distância. É um dos melhores locais para apreciar um por do sol e aproveitar para namorar…

Preparando para voar até ao Ilhéu dos Pássaros.
Quem me acompanha?



  1. Muito bom este quadro travel do teu blog. Quando estiver em Säo Vicente farei com certeza este circuito. Que venham mais histórias.

    ResponderEliminar
  2. Vou ter o maior prazer em te acompanhar, Vadini Ferreira.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Uabá, o gajo quer retornar ao seu antigo emprego. Faltam guias e operadores turísticos em São Vicente?

    ResponderEliminar
  4. O sítio de João Ribeiro tem segredos de cicatrizes físicas e psicológicas que marcam os corpos e almas de muitos cabo-verdianos(e não só...) sequelas da repressão politica dos anos 70 do século passado. Uma História que ainda não foi escrita..
    Zito Azevedo

    ResponderEliminar
  5. Anónimo acho que ainda vou manter o actual emprego. Mas vou continuar a visitar as belezas da ilha. Abraço

    ResponderEliminar
  6. Pois, Zito Azevedo e se eles não a querem contar é porque tem alguma coisa que preferem esconder

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search