Achômetro Nº 11 - Dénis Graça: Já Bo Kre Mas (Eu é que não quero) | Dai Varela

18 de agosto de 2011

Achômetro Nº 11 - Dénis Graça: Já Bo Kre Mas (Eu é que não quero)

Acho que os Ministérios da Cultura, Educação e Justiça deveriam fazer uma comissão para fiscalizar aqueles que fazem um atentado à criatividade, como é o caso da “letra” da música do Dénis Graça - Já Bo Kre Mas. É inacreditável como é que um cantor passa cerca de cinco minutos só repetindo “Já Bo Kre Mas”… Já Bo Kre Mas… até terminar a música. 

É que é preciso muita força de vontade para um artista sair cansado do trabalho (muitos deles não são músicos profissionais) e ir para o estúdio ensaiar e gravar uma música onde um gajo fica lá com o caderno de rimas na mão a repetir “Já Bo Kre Mas” durante horas, como se estivesse a cantar. 






Denis Graça Feat Gasolina - Ja Bo Cre Mas [2011] por MRPAULOJORGE



Eu já tinha visto o Justin Bibier repetir 54 vezes a palavra “baby” na sua música, mas não pensei que um crioulo fosse capaz de bater esse recorde. Confesso que ainda não contei os já “bo kre mas” por falta de megas para ver o vídeo até o fim, mas como o gajo não diz mais nada, de certeza que ele ultrapassa o Jastin Bibier. Se alguém conseguir chegar ao fim do vídeo-clip, por favor me diga quantas vezes ele foi capaz de se repetir. 

Agora a parte mais curiosa: esse é um dos sucessos do verão 2011 em Cabo Verde. Já Bo Kre Mas?


  1. Ó Dai, el ta dze kel Cosa 46 vezes man,, por isso um brinda a criatividade... lol

    ResponderEliminar
  2. Caso para dizer: "Largáme da mom, m'ca crê más, bô bá plantá um acácia...". Ou então enviar a Polícia Nacional ou os fuzileiros de Cabo Verde a casa do rapaz, não esteja ele a levar porrada de alguém sem o querer...

    Braça
    Djack

    ResponderEliminar
  3. hahahahahha pensa só mi ke repara na kel "disparate" de verão.

    Bom batida mas é mutu cansativo o facto de ta fla só kela... Gasolina ke fla + palavras ke el sem repite

    ResponderEliminar
  4. Tem que haver limites, mesmo para a musica "pimba" e, como diria um velho amigo, "nha ovid câ é tchquêro"...

    ResponderEliminar
  5. Concordó plenamente contigo DAI alem de cansativa e vomitiva,a cualquer coisa oje en día xaman arte,eu vou faser uma que diga "ja un ka pode mais ku bo" so pa faser a competencia,meu ouvidos pitan de dor cuando escuto isso que o Dennis xama música.deveria estar vetada antes de ser grabar, deverian estar mal e de madrugada cuando grabaron isto.inda por sima cancao do verao.

    ResponderEliminar
  6. DAI TUD GENTE TE CARECA DE SABE QUE DENIS DESGRAÇA QUE TE CANTA PORCARIA NENHUMA E QUE ELE É ANFRONTA PE OVIDO DE CADA QUAL.

    ResponderEliminar
  7. Justiça seja feita, não são 5 minutos são 3:46, e são 45 vezes que ele repete o "já bo kre más", portanto se Justin repete baby 54 vezes , o Dénis fica atrás com menos 11. Mesmo assim, eu oiço essa música, só por 30 segundos. Para além disso,cansa e já não há mais espaço para tanto kerer. E como essa é uma música de discoteca (ke provavelmente esta seja a razão de ser o hit do verão) deixa lá o menino kerer o que quizer que está-se a se divertir.

    ResponderEliminar
  8. Pessoal, deixem-se de inveja. A música é um sucesso tal como o DG. Quanto à criatividade, não é o que mais vende em Cabo Verde.
    Agora, falando sério. DG (marca registada, para Dolce Gabana, é claro) é um exemplo como a tecnologia é uma assassina em série da arte, cultura, criatividade e tudo que seja da família e criadora de uma sociedade cada vez mais pobre de espírito e sem brio. Mas seria esse o objetivo da tecnologia? Eu adoro computadores e trabalho com softwares de música. Mas há que ter limite e muito cuidado.

    ResponderEliminar
  9. um q podia fca sem q DG tava na gozo kont el resolvé grava ess música ou enton el pensa q ouvido d cada qual é troça, el divia ser mais original e q dá sé falta de criatividade tont ne vista, o problema é q gent tita uvil n tud lugar e el é capaz pensa q se "música" de facto é um sucesso

    ResponderEliminar
  10. Criativo ou nao mas a verdade é kss musica é um sucesso de verao..fazer o que??? Penso que em relaçao a gostos é como o "c*" cada um tem dseu ehehehehehehe e ness verao ja no cre masssssssssssss ahahahhaaahh bjosss titass

    ResponderEliminar
  11. cara o nome do gajo nao é jason bibier mas sim justin bieber.antes de criticares vê os teus próprios erros...

    ResponderEliminar
  12. hahahhahaahahah...

    'brigada o critico pelo reparo, mas é que sempre que penso no gajo, é esse nome que me vem à cabeça. Eu sempre confundo esses dois nomes.
    Já mudei.
    Abraço e volte sempre.

    ResponderEliminar
  13. É INTERESSANTE Q EM CABO VERDE Q EM CABO VERDE TEM VÁRIOS JOVENS CANTORES COM BASTANTE QUALIDADE E Q DÃO BASTANTE CONTRIBUTO A NOSSA CULTURA(E COM POUCO APOIO OU QUASE NADA)MAS HÁ UM VÍRUS Q É "GERAÇÃO KTCHUMBUMBUM" ONDE TEM ATÉ OPORTUNIDADES DE PARTICIPAR EM FESTIVAIS.

    ResponderEliminar
  14. desculpa la mas tu nao percebes nada de Artes perfomativas! Este video é uma obra de arte qie precisa urgentemente de ser divulgado ao nivel internacional. Este video tem de participar em concursos internacionais e ser enviado aos digies de radios musciais internacionais e mtv mundiais. O mundo precisa de conhecer essa beleza dos corpos, esse gingar dos corpos; ainda por cima com mulheres das mais belas e me termos visuais e corporais.

     E " isto que tu nao comprendeste; o prblema nao é a repetiçao do ja bô krê mas, que até é lingo e enquadra todo o gestual do video e é o que traduz a alma do ser humano, pois é sujestivo e qulquer parvo adivinha a resposta. Este video é a Vida, é arte. 

    Para a tua curiosidade, o artista repete dja bô krê mas 8 vezes 3 vezes e 20 vezes uma quarta e ultiuma. Isto quer dizer 24 vezes masis 20 vezesTOTAL 44 VESZES..Obra de arte!!!Superior a aquela merda do brasileiro que é um hit internacional neste momento e que é si eu ti pego, repetido também umas tantas vezes...Al Binda

    ResponderEliminar
  15. corrijo o numero de vezes do ja bô... pois na ultima seuqência sao 21 vezes e nao 20. E' que a primeira da série de 21 é   quase inaudivel. 

    Total portanto é de 45 vezes!!!

    Al Binda

    ResponderEliminar
  16. hehehehehehehhe acho k gostas de te torturar. Foste ouvir de novo? kkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  17. Sim sr. isso é que é gostar de repetição. Vê-se mesmo que és apreciador de boa música. estranho que não gostes de "ai se eu te pego"....

    ResponderEliminar
  18. A tua resposta de TORTURAR confirma o que eu disse de ti no primeiro post. E' que a Arte é para gente de precisao;;;;  Perfeiçao!!!!PARANOICO MESMO!!!!

    Para a tua informaçao ja ouvi mais duas vezes!!!!!

    Al Binda

    ResponderEliminar
  19. Eu analisei a coreografia do video, mais do que as 45 vezes do ja bô krê; Nem isso se percebeste! Eu aprecio tudo o que me toca la no fundo e me faz vivrar. 

    Mas nao é o meu estilo de musico. Fiz trabgalho de critico de arte e tentei ser o mais objectivo possivel, sem entrar em apreciaçao da musica, que para a tua informaçao nao tem apenas ja bô krê mas. Ha mais letras em ingles inclusivé que pelos vistos tu nao percebeste.

    Ja agora sou ecléctico na musica. E no meu carro, as radios que estao sempre no ar, é o TSF JAZZ 24 horas por dia e o Classif, que so passa os monstros da musica classica, Mozart, Tchaivosky, Listz, Beethoven, Strauss, As operas e operetas etc etc...

    Ja agora quase nunca oiço musica de Cabo Verde. Muito raramente, porque em caso estou a ler os meus livros e consultando videos que tenham a ver com isto e aquilo e no carro tenho as duas radios preprogramadas. 

    De vez em quando, muito raramente, oiço o Tcheka, esse puto que morrreu recentemente e que canta Dami di pô..enfime agora descobri o MIrri,que me faz lembrar coisas da terra. Mas é quase tudo; Bana, Cesaria e as meninas nunca me disseram nada.

    ^pertenço a uma geraçao dos Beatles, the DOORS, musica brasileira etc... Nao se ouvia nada de Santiago e da Africa em Mindelo. Rigorosamente nada. Conheci o funana e batuque com a independêcnai...


    Sattisfeito?!!

    Al Binda

    ResponderEliminar
  20. hahahahahahahaha "sabe pa fronta"
    Deves ser mesmo paranóico - mas cada um sabe daquilo que o satisfaz

    ResponderEliminar
  21. Ao contrário - eu na música sou mais esquelético - por isso ouço música de Cabo Verde nas suas mais variadas formas.
    Já agora que tomaste a independência poderias começar a ouvir alguns ritmos africanos para ver onde é a fonte de muita harmonia, ritmo e coreografia das músicas de grandes artistas.

    ResponderEliminar
  22. Isto nao é para Velhos do Restelo, mas para gente com feeling capaz de saber acompanhar as novas tendências das artes em todas as suas formas.

    Volto a repetir que este video é uma obra de arte que tem de ser divulgado mundialmente; 

    Enviem ja este video para o MTV e todas os canais musicais mundiais. Façam pesquisas na Nety e ponham Cabo Verde la em cima no firmamento.

    Parabéns à equiipa que produziu este MUST da Arte! Sem esquecer da beleza corporal dessas meninas sexys. Serao crioulas? 

    Estou pronto para perder a cabeça e outras coisas mais com essas beldades!!!

    Al Binda

    ResponderEliminar
  23. Já me convenceste. vou ver o video de novo com outros olhos

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search