Superioridade racial: Justificativas Discursivas | Dai Varela

8 de junho de 2011

Superioridade racial: Justificativas Discursivas


Este artigo está dividido em partes para ser melhor compreendido. Esta é a parte número QUATRO de cinco partes. Para ver os outros capítulos, seleccione:



O “Novo Espiritualista Africano” é uma filosofia espiritual que procura conhecer as necessidades espirituais e filosóficas da raça negra bem como providenciar o embasamento teológico e mitológico sobre factos históricos e leis universais(7). Com isso apresenta um discurso centrado na negritude e na superioridade da raça negra e na identificação do homem branco como símbolo do mal:

“No Génesis, nos capítulos 6 até o 10, é registada a história de Noé e o dilúvio. De acordo com esta narração, Noé teve três filhos, Ham, Shem e Japeth. Depois do dilúvio, os descendentes de Noé repovoaram a terra. Muitos académicos acreditam que Ham foi o responsável pelo ressurgimento da África, Shem, da Ásia e Japeth da Europa. Japeth teve sete filhos e sete netos. Estes desenvolveram o que na antiguidade era conhecida como “Ilhas Pagãos” – hoje a Europa, Rússia, Sibéria, etc...
Os descendentes de Japeth desenvolveram a que hoje é conhecida como raça caucasiana. As histórias deste povo o revelam como a última expressão do mal. A bíblia fala especificamente de três destes filhos, Magog, Meshech e Tubal, como sendo a personificação de Satanás. Nos tempos bíblicos, quando Deus punia os maldosos, Ele amaldiçoou com a lepra, uma doença que faz a pela mudar de um negro saudável, para um branco morto. Uma vez castigado por esta doença o indivíduo era declarado impuro. Em muitas comunidades africanas, as pessoas que mostravam esta brancura (sintomas) eram postas à morte; pois era acreditado que qualquer um com a pele pálida era o diabo. Através de um minucioso exame da bíblia e da história, nós encontramos que Deus criou o homem a sua própria imagem negra, mas o homem branco se desenvolveu a partir de um aborto da história e de um acidente da natureza. Pois desde a sua concepção, eles têm vivido mais como demónios do que como homens.
Como esse espírito do mal se desenvolveu e se manifestou através da raça caucasiana, é graficamente ilustrado na bíblia, nas histórias de Caim e Abel, em Noé e o dilúvio e no incidente da torre de babel. Nos tempos modernos, a pavorosa doença da lepra é manifestada não só na carne, mas também na mente. No caso dos companheiros negros, a mentalidade branca pode ser curada através do Espírito da Libertação Negra e de uma devotada aderência aos divinos princípios da Lei Negra.”
Rev. Ishakamusa Barashango(8)


_______________________
(7)Barashango, Rev. Ishakamusa, Deus, a Bíblia e o destino do Homem Negro – um tesouro de fatos bíblicos, históricos e científicos, Bannneker City (Washingthon D.C.), Setembro 1970, p. I
(8)Idem p. 37


O texto, de carácter religioso, pretende demonstrar que a raça negra é a raça escolhida e descendente directa do próprio Deus, que também é negro:
“Deus, a própria existência, eterno, divina, inteligência, que criou e mantém através de seu grande poder todas as coisas no universo, é negro.”(9)
Porque será importante para essa doutrina caracterizar Deus quanto a cor? Uma das razões poderá ser que, ao se identificar o negro com o ser superior e criador, ele se sente mais valorizado e mais receptível à doutrina:
“Alguns podem dizer que realmente não importa qual é a cor de Deus ou como Ele se parece, ou que eles nunca pensaram nele como tendo uma cor. Então porquê os profetas da bíblia mencionaram isto e porquê as pessoas antigas o pintaram e esculpiram como um negro africano? .”(10)
O autor, na sua ânsia de persuadir, faz uso tanto de fontes sagradas (a Bíblia), como de fontes seculares (pessoas antigas), numa tentativa de demonstrar que as evidências da superioridade negra encontram-se em toda a parte. Ao apresentar fontes tidas como credíveis para sustentar o discurso, o autor pretende levar-nos a acreditar que o próprio discurso é credível. Essa táctica discursiva é usada em ambos os movimentos filosóficos.
Numa posição completamente oposta encontra-se a filosofia da Igreja Mórmom, que apresenta a cor negra não como um sinal de superioridade, mas como um sinal de maldição imposta pelo próprio Deus. É de se notar que os discursos apesar de agressivos e degradantes para a raça negra, procuram sempre o amparo de que essas restrições foram impostas pela divindade e que por isso devem ser acatados como verdades intocáveis. Partindo do pressuposto de que quanto mais confiável for a fonte, consequentemente, mais confiável será o discurso, essa filosofia usa o próprio Deus como testemunha para justificar a sua posição quanto ao homem negro:
"Você vê alguns grupos da família humana são negros, desajeitados, feios, desagradáveis e baixos em seus costumes, selvagens e aparentemente sem a bênção da inteligência que é normalmente dada à humanidade. O primeiro homem que cometeu o odioso crime de matar um de seus irmãos foi amaldiçoado por mais tempo do que qualquer outro filho de Adão. Caim matou seu irmão. Caim poderia ter sido morto e isto teria findado aquela linhagem de seres humanos. Mas não era para ser assim, e o Senhor pôs uma marca nele, que é o nariz chato e a pele negra.."
Brigham Young(11)

_______________________
(9)Barashango, Rev. Ishakamusa, op. cit. p. 01
(10)Idem p. 01
(11)Segundo Profeta e Presidente da Igreja Mórmon, Journal of Discourses (Jornal de Discursos), volume 7, páginas 290-291





Atenta-se que o texto é produzido numa época em que o negro procurava libertar-se do jugo branco. Essa opressão de que o negro sofria precisava de uma justificação e quando poderia estar esgotado as justificações antropológicas, sociais, económicas ou outras, ainda restava a religiosa, tão ou mais poderosa do que as outras. Isto porque a História ensina que a religião sempre serviu de pretexto para justificar a exploração do homem sobre o homem. E que melhor forma de o justificar do que apresentar o negro como alvo da ira de Deus, por outras palavras, um ser inferior?
Num contexto social em que a relação humana justificaria uma outra forma de estar, baseado no ensinamento de Cristo de que todos os homens são iguais, os crentes poderiam perguntar-se do porquê da segregação do negro, mas tendo sido uma punição de Deus, tornava-se justificável:
Quem colocou os negros originalmente na mais escura África? Foi algum homem, ou foi Deus? E quando Ele os colocou ali, Ele os segregou (...) O Senhor segregou o povo tanto quanto ao sangue, como ao lugar de residência.
Pelo menos no caso dos Lamanitas e dos negros nós temos a palavra definitiva do próprio Senhor, de que ele colocou sobre eles uma pele escura como uma maldição – como uma punição e como um sinal aos outros. Ele proibiu que outras raças se casassem com eles sob a ameaça de extensão da maldição (...)  E Ele certamente segregou os descendentes de Caim quando Ele amaldiçoou o negro para o Sacerdócio, e os separou dos outros de maneira absoluta. Você poderia até dizer que Ele baixou uma cortina de ferro ali. O negro foi amaldiçoado para o Sacerdócio, e portanto, foi amaldiçoado para as bênçãos do Sacerdócio. Certamente Deus fez segregação ali”.
Mark E. Petersen(12)


_______________________
(12)Membro do Quorum dos Doze Apóstolos da Igreja Mórmon, Race Problems – As They Affect the Church (Problemas Raciais – Como Eles Afetam a Igreja), [palestra realizada na Universidade Brigham Young].


A doutrina do “Novo Espiritualista Africano” que procura demonstrar que a cor negra é sinónimo de algo positivo:


“Contrário ao que nos foi ensinado pelo opressor, o preto não é a cor que representa o mal; mas a cor que representa o bem. Pois o mundo foi criado da escuridão [...] Pois é na escuridão e na negritude onde estão a quietude, a paz, a serenidade e a tranquilidade...”(13)

Encontra uma forte oposição na doutrina que professa que o negro é o resultado da desobediência dos anjos perante Deus e como tal representantes do mal:

“Existe uma razão para um homem nascer preto e com outras desvantagens, enquanto outro nasce branco com grandes vantagens. A razão é que, antes de virmos para cá, vivemos em outro estado, onde fomos mais ou menos obedientes às leis lá recebidas.
Os que lá foram fiéis em todas as coisas receberam bênçãos maiores aqui, e os que não o foram, receberam menos (...) Na guerra nos céus, não houve nenhum neutro. Todos tomaram partido, fosse com Cristo ou com Satanás. Todo homem teve seu arbítrio lá, e aqui os homens são recompensados de acordo com suas acções lá, exactamente como receberam recompensas no mundo vindouro pelos feitos quando na carne. A raça negra, evidentemente, está recebendo o galardão que merece”.
Joseph Fielding Smith(14)

 _______________________
(13)Barashango, Rev. Ishakamusa, op. cit. p.
(14)Décimo Profeta e Presidente da Igreja Mórmon, Doutrinas da Salvação,
volume I, páginas 67, 73


Em oposição directa, não parece ser possível encontrar qualquer ponto de convergências entre essas duas doutrinas. Com o “Novo Espiritualista Africano” a alegar que o branco é a raiz do mal:

“Antes de Deus fazer o homem, Ele criou um planeta rico e abundante [...] O povo era sábio, belo e negro. A pergunta é feita aqui: O que aconteceu? [...] Eventualmente um estranho contratempo ocorreu, criando a raça caucasiana (a quem a bíblia se refere como os pagões). Conforme essa criatura animal começou a sair das cavernas da Europa, ele trouxe com ele formas extremamente diabólicas de luta (...)
Nos tempos antigos, no leste, na África e em outras partes da Europa, a cor branca era usada para representar o diabo, a morte e os espíritos malignos. E a cor preta era usada para representar a santidade e a imagem de Deus. Com a chegada do homem branco estas verdades foram completamente adulteradas e distorcidas.
O homem negro, com a sua misericórdia e seu amor por Deus, buscou civilizar esta desprezível criatura e fazer dele um irmão. Mas este animal das cavernas europeias abusou da hospitalidade do homem negro [...] Então esta besta traiu e enganou o povo africano, levando-o a mais horrível forma de escravidão jamais conhecida”(15) 


 E a Igreja Mórmom a alegar no seu discurso que superioridade da raça branca é justificável divinamente e que não caberia aos homens mudarem uma decisão do Senhor. Dessa forma é possível justificar a incongruência da doutrina que ensina que todos os homens são iguais perante Deus e a prática que nega os privilégios do Sacerdócio às pessoas de pele negra:

“Não somente Caim foi condenado a sofrer, mas por causa de sua maldade ele se tomou o pai de uma raça inferior. Uma maldição foi lançada sobre ele, e esta maldição tem continuado através de sua linhagem, e continuara assim enquanto tempo existir. Milhões de almas tem vindo a este mundo amaldiçoadas com uma pele negra, e têm sido negadas o privilégio do Sacerdócio e a plenitude das bênçãos do Evangelho. Estes são os descendentes de Caim. Alem disso, eles foram forçados a sentirem sua inferioridade, e têm sido separados do resto da humanidade desde o começo (...) nós também esperamos que bênçãos possam, eventualmente, ser dadas aos nossos irmãos negros, pois eles são nossos irmãos—filhos de Deus—apesar de suas peles negras, símbolos de eterna escuridão”.
Joseph Fielding Smith(16)


_______________________
(15)Barashango, Rev. Ishakamusa, op. cit. p. 29
(16)Décimo Profeta e Presidente da Igreja Mórmon, The Way to Perfection,
páginas 101-102




A fazerem uso de um discurso extremamente forte, estas doutrinas tentam demonstrar que o outro é que é sinónimo do mal e que eles são os escolhidos:

“... O diabo que agora é retratado como negro, já foi retratado como branco. Quando o homem negro dominava o planeta, ele pintou as forças do mal como brancas. Quando os brancos vieram ao poder, eles mudaram a cor, mas mais tarde, por volta de 1500, os etíopes ainda pintavam seus deuses e heróis como negros, e seus vilões e demónios como brancos...”(17)

“(...)  após o dilúvio, nós aprendemos que a maldição pronunciada sobre Caim foi continuada através da esposa de Cão, pois ele tinha se casado com uma mulher daquela descendência. E por que a semente de Caim foi preservada durante o dilúvio? Porque era necessário que o diabo tivesse um representante na terra assim como Deus”.
John Taylor(18)


_______________________
(17)Barashango, Rev. Ishakamusa, op. cit. p. 39
(18)Terceiro Profeta e Presidente da Igreja Mórmon, Journal of Discourses (Jornal de Discursos), volume 22, página 304


  1. I know this web site provides quality based articles
    and additional data, is there any other web page which provides such information in quality?
    My weblog new online casino

    ResponderEliminar
  2. Nice blog! Is your theme custom made or did you download it from

    somewhere? A theme like yours with a few simple tweeks would really make my blog

    stand out. Please let me know where you got
    your theme. Many thanks

    Feel free to surf to my web page :: onlinehome.us
    My weblog ... Frozen Sand - LLC :: Viewing profile

    ResponderEliminar
  3. Hi! Someone in my Myspace group shared this website with us so I

    came to check it out. I'm definitely enjoying the information. I'm

    book-marking and will be tweeting this to my followers!
    Superb blog and outstanding

    design.

    My web-site; blogspot.com
    my website - 4 star hotels in benidorm levante

    ResponderEliminar
  4. I discovered your blog site on google and verify just a few of
    your early posts. Proceed to keep up the excellent operate.
    I simply further up your RSS feed to my MSN News Reader.


    In search of ahead to studying extra from you later on!



    My webpage; cawang.pixnet.net
    my website - Costa Blanca weather March

    ResponderEliminar
  5. We're a group of volunteers and opening a new scheme in our community.

    Your web site offered us with helpful info to paintings

    on. You have performed an impressive process and our whole

    neighborhood might be grateful to

    you.

    My weblog: dhost.info
    Take a look at my weblog spain communities capitals

    ResponderEliminar
  6. I’m not that much of a online reader to be honest but
    your sites really nice, keep it up! I'll go ahead

    and bookmark your site to come back in the future. Cheers

    my webpage ... 10 day weather valencia
    Here is my webpage - 4 20 origins drug theory

    ResponderEliminar
  7. I needed to create you this very little word so as to thank you the moment again regarding the marvelous methods

    you have featured in this

    article. It was

    certainly remarkably generous with you giving freely exactly what a few people
    would've

    sold for an electronic book to help with making some profit for themselves, and in particular considering that you might well have

    tried it if you desired.

    Those techniques

    in addition worked to be a great way to recognize that some people have a similar fervor much like my own to see

    significantly more regarding this problem.

    I think there are millions of more pleasant opportunities up front for individuals that look over your website.

    Feel free to visit my homepage ... http://www.Grupo-aes.com.br
    Also visit my site ; pamplona spain parking

    ResponderEliminar
  8. Thank you a bunch for sharing this with all people you really

    understand what you're speaking approximately! Bookmarked. Kindly

    additionally visit my website =). We

    could have a hyperlink alternate

    arrangement between us!

    Also visit my homepage - weather forecast spain malaga february
    Here is my weblog spain kids holidays

    ResponderEliminar
  9. Wonderful work! This is the type of information
    that should be shared around the internet. Shame on Google for not positioning this post higher!
    Come on over and visit my site . Thanks =)

    Check out my web page; http://Www.debrariffe.com
    Here is my website ; google maps spain tarragona

    ResponderEliminar
  10. Very nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to mention

    that I've truly loved surfing around your weblog posts. After

    all I’ll be subscribing on your feed and I hope

    you write again very soon!

    Check out my site :: 2012 doomsday film trailer
    Also visit my website ; 2011 nfl draft team needs espn

    ResponderEliminar
  11. I am always looking online for posts that can
    help me. Thx!

    my website; 3 reasons to visit spain
    Also visit my web site : 4 channel dvr pci card video security camera cctv p36

    ResponderEliminar
  12. I wish to express my thanks to

    this writer for bailing me out of this

    predicament. As a result of looking through the online world and
    obtaining

    concepts that were not

    pleasant, I thought my entire life was

    over. Living without the presence of

    approaches to the problems you have solved by means of your

    good guideline is a crucial case, as well as the kind which could have adversely

    damaged my entire career if I hadn't encountered your web page. Your primary competence and kindness in handling every item was priceless. I'm not sure what I


    would have done if I had not discovered such a stuff like this.
    I can also now look forward to my future. Thank you so

    much for this high quality and

    result oriented guide. I will not

    think twice to recommend your web site to any individual who
    would like care

    about this subject matter.

    Also visit my blog post: 4 star hotels in benidorm spain
    Also visit my site ; 4 letter words starting with x and ending with n

    ResponderEliminar
  13. Good day! This is my first visit to your blog!
    We are a

    collection of volunteers and starting a new initiative in
    a community in the same niche. Your blog

    provided us valuable information to work on.
    You have done a

    wonderful job!

    Also visit my weblog: 10 Day Weather Javea Spain
    Feel free to surf my web blog :: 2011 super bowl tickets lottery

    ResponderEliminar
  14. Hi, Neat post. There is a problem with your website in internet explorer, would
    test

    this… IE still is the market leader and a large portion of people will miss your great writing due
    to this problem.

    Also visit my weblog: http://competitiongrapevine.blogspot.co.uk/
    My page ; news children killed spain Almería

    ResponderEliminar
  15. It’s really a nice and useful piece of info.

    I’m glad that you shared this

    useful info with us. Please keep us informed like this.
    Thanks for

    sharing.

    Also visit my web page ... http://Jaquelyngardner1987.xanga.com
    Here is my web site ... illegalpropertyspain.com

    ResponderEliminar
  16. Hi there, You have performed a fantastic job. I will certainly digg it and for my part
    suggest

    to my friends. I am confident they will be benefited from this site.


    my web blog: biker friendly Bars nj
    Also visit my blog ... granada spain youth hostels

    ResponderEliminar
  17. Hmm is anyone else having problems with the pictures on this blog loading?

    I'm trying

    to figure out if its a problem on my end or if it's the
    blog. Any feed-back would be greatly appreciated.

    Also visit my homepage; Tlm.tudelft.Nl
    Also visit my page - 4 letter word starting with z ending in y

    ResponderEliminar
  18. I've been browsing online greater than three hours lately, but I never found any fascinating article like yours. It is lovely value sufficient for me. Personally, if all site owners and bloggers made just right content as you probably did, the net can be much more helpful than ever before.

    Here is my site: seocome.com
    Also see my website - Polop

    ResponderEliminar
  19. Greetings! I know this is kind of off topic

    but I was wondering which blog platform are you using for this website?
    I'm getting sick and tired of

    Wordpress because I've had problems with hackers
    and I'm looking at options for another platform. I

    would be awesome if you could point me in the direction of a good platform.

    my web blog: http://comunidad.molinux.info/index.php?title=Guadalest_-_The_Quantity_One_Attraction_Regarding_The_Costa_Blanca
    Feel free to surf my site ; Dolores Spain tourism

    ResponderEliminar
  20. Hmm it appears like your blog ate my first comment (it was super long) so I guess

    I'll just sum it up what I wrote and say, I'm thoroughly
    enjoying your blog. I too am an

    aspiring blog writer but I'm still new to the whole thing. Do you have any helpful hints for first-time blog

    writers? I'd certainly appreciate it.

    Also visit my blog chick-lit-girl.blogspot.com
    My website - yamaha srv 540

    ResponderEliminar
  21. Wow! Thank you! I continually wanted to write on my


    website something like that. Can I include a part of your post to my
    site?

    Here is my web-site ... http://links.esfera.mobi/search.php/all/Error!
    My homepage : Living in Spain

    ResponderEliminar
  22. I'm really enjoying the theme/design of your weblog. Do you ever run into any

    internet browser compatibility issues? A handful of my blog visitors have complained about my website not working correctly

    in Explorer but looks great in Firefox. Do you have any tips to help fix this issue?

    my blog yeinz.net
    Here is my website - property for purchase in Elche

    ResponderEliminar
  23. Howdy! I just want to give a huge thumbs up for the
    nice data you have here on this post. I will probably be coming again to your weblog for extra soon.


    My web blog: 3 wheel motorcycle spyder
    Feel free to surf my homepage ; 1 fun fact about spain

    ResponderEliminar
  24. You are a very clever person!

    Here is my blog post: creativemediadesigns.ca
    My web page - 4 hour body diet foods allowed

    ResponderEliminar
  25. Hey there! I just wanted to ask if you ever have any problems with hackers?


    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing a few
    months of hard work due

    to no backup. Do you have any solutions to prevent hackers?


    Also visit my homepage ... http://catalog.cixx6.com/
    Feel free to visit my homepage ... grand theft auto iv xbox live

    ResponderEliminar
  26. That is the suitable

    weblog for anyone who needs to find out about this topic.
    You

    understand a lot its almost hard to

    argue with you (not that I actually would need…HaHa).
    You undoubtedly put a brand new spin on a topic thats been written about for years.

    Nice stuff, simply

    nice!

    Also visit my web page :: http://strata-gmbh.de
    my site :: Freesat TV Costa Blanca Spain

    ResponderEliminar
  27. Woah! I'm really loving the template/theme of this site. It's simple, yet effective.

    A

    lot of times it's challenging to get that "perfect balance" between usability and visual appeal. I must say that you've done a awesome job with this.
    Also,

    the blog loads extremely quick for me on Safari.

    Exceptional Blog!

    Also visit my webpage ... 2011 Nfl Mock Draft Compensatory Picks
    Take a look at my page - 3 attractions in spain

    ResponderEliminar
  28. Yesterday, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to

    see if it can survive a twenty five foot drop, just so she can be a youtube
    sensation. My iPad is now broken and she has 83 views.
    I know this is completely off topic but I

    had to share it with someone!

    Also visit my site - rahula.info
    My webpage travel forums drinking age in spain Santa Cruz de T

    ResponderEliminar
  29. Great write-up, I’m regular visitor of one’s blog, maintain up
    the

    nice operate, and It's going to be a regular visitor for a long time.

    Feel free to visit my webpage http://essentialweb.asia/story.php?title=bookmarks-social-bookmarking-lesezeichen-und-bookmark-2
    Also see my web page: hire car spain malaga airport

    ResponderEliminar
  30. Great post. I was checking constantly this blog and I'm impressed! Very

    useful information specifically the last part :) I care for such

    information a lot. I was seeking this particular information for a long time. Thank you and best of luck.

    Also visit my homepage ... fanatech-corp.blogspot.ru
    Take a look at my weblog ... fishing lakes

    ResponderEliminar
  31. I do not even know the way I ended up here,

    but I believed this put up was good. I

    don't realize who you might be however definitely you're going to a famous blogger
    in case

    you are not already ;) Cheers!

    Look at my web blog :: http://wiki.nubefy.com/index.php?title=Factual_Figures_On_Satellite_Television
    My web site > Digital TV Spain

    ResponderEliminar
  32. Unquestionably consider that which you stated. Your

    favourite reason seemed to be on the web the

    easiest thing to be mindful of. I say to you, I definitely get annoyed while other people think about worries that they plainly do not know about.

    You

    managed to hit the nail upon the top and also outlined out the

    whole thing with no need side effect ,

    people could take a signal. Will likely be again to get more.
    Thank you

    Feel free to visit my blog post http://skuzzyjd.blogspot.ru/
    Feel free to visit my page - moving to spain forums Costa Tropical

    ResponderEliminar
  33. Magnificent items from you, man. I've be mindful your stuff

    prior to and you are simply extremely wonderful. I actually like what you have obtained here,

    really like what you are stating and the way wherein you assert it. You make

    it enjoyable and you still care for to stay it smart. I cant wait to learn far more from you. That is really a

    great site.

    my webpage :: lickthatspoon.blogspot.fr
    Also visit my blog :: ankle cartilage replacement

    ResponderEliminar
  34. Thanks , I have recently been looking for info about this topic
    for ages and yours is the best I have discovered so far.
    But, what about the

    bottom line? Are you sure about the source?

    my web blog :: men4sale.blogspot.ru
    Also visit my webpage : Buying used cars

    ResponderEliminar
  35. Hi there just wanted to give you a quick heads up. The text in your post seem to be
    running off the screen in Safari. I'm not sure if this is a

    format issue or something to do with web browser compatibility but I thought I'd post to let you know.
    The design and style look great though! Hope you get

    the issue solved soon. Cheers

    Have a look at my web site; http://globalfriendsnet.com/link/5411
    My blog post : oem macromedia dreamweaver 8

    ResponderEliminar
  36. Thanks for another informative site. Where else could I get that type of

    information written in such a perfect way? I have a project that I'm just now working on,

    and I've been on the look out for such info.


    my web page ... http://www.daleooo.com/2012/12/se-define-bolivia-3.html
    My site :: Alicante accomodation

    ResponderEliminar
  37. Nossa! Adorei a postagem e o blog. São muitas informações, densas, positivas e que fazem pensar. Você está de parabéns.
    Faça uma visita aos blogs disponíveis no meu perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567.

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches
    Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

    ResponderEliminar
  38. Em tempo: agradeço o delicado comentário em meu blog ANOTAÇÕES MEDICINA LEGAL, no post FOBIAS ESPECÍFICAS III - LETRA C (ESTUDO DIRIGIDO): VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ? "http://anotacoesmedicinalegal.blogspot.com.br/2012/06/achluofobia.html".
    Seja sempre bem-vindo, meu amigo!

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search