Parabéns Mindelo | Dai Varela

14 de abril de 2011

Parabéns Mindelo

Por causa do bom crescimento populacional e das construções urbanas, bem como do seu Porto Grande, Mindelo é elevada à categoria de cidade a 14 de abril de 1879Comemoramos, então, os 132 anos da elevação do Mindelo à categoria de cidade, estatuto que lhe foi conferido pelo Marquês Sá da Bandeira em memória do desembarque do exército expedicionário de D. Pedro IV nas praias da localidade do Mindelo em Portugal e, que permitiu a vitória dos liberais sobre os absolutistas.

Decorridos 132 anos Mindelo hoje grita por um Plano de Emergência para fazer face as suas graves dificuldades.

Hoje Mindelo é uma cidade grandemente expandida nos seus 67 quilômetros quadrados e tem vindo a conhecer algumas melhorias. Decorrem obras de drenagem pluvial nas zonas de Av. Marginal e 5 de Julho e também na Praça Estrela e obras de asfaltagem na circular do Mindelo. A cidade conta com quatro campos de relva sintética, sendo eles os Estádios Adérito Sena, Campo da Torrada, Campo de Bitim e Campo da Bela Vista.


AUMENTO DEMOGRÁFICO

Durante o período de 1879-1914 a população de São Vicente viria a crescer de quase 4000 habitantes para 10 000. Este crescimento não foi um processo harmonioso e dependia de dois factores: a afluência de embarcações e consequentemente de pessoas que procuravam a subsistência real no Mindelo e a situação econômica em geral nas ilhas, caracterizada pelas fomes cada vez mais graves, e forçando a emigração para a cidade ou para o estrangeiro.

Apesar das dificuldades, Mindelo continua a oferecer algumas oportunidades a nível econômico o que faz com ela continue a receber emigrantes das outras ilhas e pessoas de outras paragens, como por exemplo chineses e oriundos da costa africana. A comprovar estão os dados do Censo’2010 apresentados pelo INE que mostram uma população de 74 106 habitantes sendo que somente 5639 vivem nas zonas rurais. Este aumento demográfico tem apresentado sérias dificuldades para a Câmara de São Vicente no quesito das construções ilegais, saneamento básico e venda de terrenos.

ENSINO E CULTURA


Até à segunda década do século vinte o carácter da cidade do Mindelo era facilmente definido. Era uma cidade com porto de mar, essencialmente comercial. No entanto teve lugar um desenvolvimento no domínio do ensino que contribuiu para dar uma outra dinâmica à cidade. Mindelo tornou-se o centro do ensino no arquipélago, também com importância para a vizinha colônia portuguesa, a Guiné, através da criação dum liceu nacional com sede em S. Vicente. Resultado da insistência do Senador Vera Cruz, em 1917 o Liceu Nacional do Infante D. Henrique abriu com 31 estudantes, sendo 10 do sexo feminino.

Ainda hoje famílias de todo o arquipélago com possibilidades econômicas mandam seus filhos estudar em S. Vicente, muitas vezes acompanhados de outros membros da família para organização da vida quotidiana do aluno. Se ao nível do ensino Mindelo é considerado uma cidade universitária com seis Institutos/Universidades, ao nível da cultura é-lhe apontado um grande arrefecimento nas suas manifestações culturais, crítica estendida também pela inexistência de um cinema.

A CIDADE E A INFLUÊNCIA INGLESA 
Não se pode falar da história urbana do Mindelo sem se referir à influência inglesa e à importância da presença na cidade de um grande grupo de britânicos. O idioma crioulo de S. Vicente ficou cheio de anglicismos, dos quais a maioria tinha ligação com a vida de trabalho nas companhias e no porto. 
Vários hábitos e costumes ingleses entraram na vida mindelense, como por exemplo beber whisky, cock-tail, gin and tonic, tomar Five-o´clock-tea, fumar cigarros, vestir à maneira inglesa. Foram os ingleses que introduziram o desporto em S. Vicente – golf, cricket, foot-ball, tênis, etc. – e criaram os primeiros clubes desportivos na ilha. Ainda hoje pode-se ver muitas casas de estilo inglês, principalmente na Rua de Praia.

Apesar de todos os seus problemas, Mindelo é a cidade mais sabe para se viver. Ê essim ou n'essim?


  1. Hi, I read your blog like every week. Your story-telling style is witty, keep up the good work!
    My blog post - latest transfer news for chelsea fc

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search