15 de dezembro de 2016

Oficina: Fazendo o Chrome e o Google trabalharem para o Profissional de Comunicação Social


E para não perder a prática e me manter atualizado, estive numa pequena oficina com alguns dos alunos dos cursos de Licenciatura em Comunicação e Licenciatura em Design da Universidade Lusófona de Cabo Verde - Pólo da Praia para falarmos sobre Como o profissional de Comunicação Social pode fazer o GOOGLE e o CHROME trabalharem para ele.

Sala de Computadores da Universidade Lusófona com os alunos na Oficina sobre Google e Chrome
Sala de computadores da Universidade Lusófona com os alunos na Oficina sobre Google e Chrome



O início serviu para dar uma pincelada sobre a evolução da internet e do telefone/telemóvel em Cabo Verde para terem uma ideia do mercado nacional;


Quanto a parte mais prática, estivemos a conhecer um pouco sobre as Configurações do navegador Chrome (após a criação de uma conta Google);


Organização dos Marcadores para guardar os sites favoritos de forma simples;

Limpeza do histórico para não deixar rastros da navegação e eliminar Cookies;

Como trabalhar no modo de navegação em privado ou navegação anónima;

Em termos de Extensões para o Chrome, apresentei-lhes 12 opções de extensões e ferramentas e suas funções que podem auxiliar a tarefa digital do profissional de Comunicação Social;

Do motor de busca falamos sobre o Índice do Google, a "cópia da internet" feita pelo Google em seus servidores e indexada de forma a disponibilizar por ordem de relevância as buscas realizadas pelos seus usuários. 

Falamos sobre a opção útil para Jornalistas referentes ao Em cache para verificar mudanças nos conteúdos capturados mais recentes após a passagem do GOOGLEBOT pela página ou acessar informações de sites fora do ar. 

Falamos sobre os Robots, também conhecidos como "indexadores", "bots" ou "crawlers", nomeadamente os robots do Google que são chamados de Googlebot, os robots do Bing, conhecidos como Bingbot e os robots do Yahoo, os Yahoobot ou Yahoo! Slurp.

Abordamos algumas dicas e truques para melhorar a pesquisa no Google para tornar os resultados mais refinados, seja pelo uso de delimitadores, seja pela Web Semântica;

As informações que o Google (ou qualquer outro serviço da empresa) guarda de cada usuário estiveram em discussão. Aproveitamos para entender como apagar a atividade guardada e as informações indesejadas da conta pois o Google guarda um histórico que inclui todos os comandos de voz enviado ao dispositivo, as localizações onde esteve enquanto carregava o telemóvel no bolso, as fotos que faz com seu telefone Android (ainda que tenha apagado tudo e nunca publicado em redes sociais), e todos os sites navegados. Todos mesmo.

A importância do Google Académico para os discentes universitários;

O uso do Google News e a polémica com os jornais a exigirem o repasse da verba arrecada pelo agregador de notícias porque está a distribuir conteúdo produzido por terceiros sem pagar por isso.

O Google Trends para se conhecer as tendências, dados e as visualizações mais recentes do motor de busca e sua utilidade para Jornalistas e Blogueiros na criação de conteúdo capaz de gerar tráfego para sites e blogues com base nas tendências do momento.

O Google Alertas com a sua possibilidade de monitorar a Internet para enviar notificações ao email com conteúdo novo e interessante é uma opção útil para o Jornalista e estudante.

Terminamos com a apresentação sobre a News Lab, o esforço da Google para capacitar a inovação na convergência da tecnologia e mídia com o objetivo de ajudar a construir o futuro da mídia. A “News Lab” tem diversos tutorias escritos e em vídeo e também case studies mostrando as melhores práticas das redações de top no Mundo que servem tanto para profissionais como para estudantes.

Espero que essas informações venham a ser úteis para eles e que as pesquisem para aprofundarem nesta imensidão da net.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes