Veja o trailer do documentário da arte e técnica do cavaquinho de Cabo Verde | Dai Varela

12 de outubro de 2015

Veja o trailer do documentário da arte e técnica do cavaquinho de Cabo Verde



E já está! Já temos o primeiro vídeo com o trailer do documentário produzido em Cabo Verde com foco na construção do cavaquinho.

A dupla de produtores, Rolf Johansson e Alexander Lindblad disponibilizaram online as primeiras imagens que acompanham a fabricação artesanal dos instrumentos na oficina do construtor Aniceto. Pode-se notar que a linguagem fílmica dá destaque a esta particularidade da construção manual e artesanal. É como se para quem vem de um país industrializado esta realização manual se torna até mesmo objeto de contemplação. 


Já antes o jornal sueco “DALA-DEMOKRATEN” dava conta deste projecto que tenta captar o significado deste instrumento de cordas para o povo das ilhas. Falaram também das dificuldades que é construir numa ilha que quase não tem árvores para servirem de matéria-prima. Interessante notar que coisas que se tornaram normais na nossa terra, como fechar a Rua de Lisboa para concertos ou altas temperaturas capazes de bloquear a máquina de filmar, são pontos notados pelos visitantes como parte desta aventura.

Fico muito feliz de ver que este trabalho que colaborei como facilitador/tradutor se encontra em bom ritmo de pós-produção. Agora é esperar pelo documentário que se pretende divulgar na Suécia e em outros países.

Para saber mais sobre este projecto click aqui


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search