Christian Lima apresenta peça teatral "Persona" no Mindelo | Dai Varela

7 de março de 2014

Christian Lima apresenta peça teatral "Persona" no Mindelo


Espectáculo teatral dirigido e interpretado por Christian Lima esteia este sábado as 21:30 no Auditório do Centro Cultural do Mindelo.

Bilhetes a venda no Centro Cultural do Mindelo e na Alliance Française do Mindelo e no Cafe Lisboa
Preço: 400 Escudos
Contacto: 9812432

Persona

Direcção Artística, Encenação, Dramaturgia e Interpretação: Christian Lima
Sinopse da autoria do actor

"Persona" é um indivíduo pertencente a espécie humana, que um dia se cala e não mais volta a falar, após ter evocado Deus desafiando-o numa súplica por piedade. É-lhe diagnosticada a Doença de Méniere - perturbação do ouvido interno que se manifesta, entre outros sintomas, por vertigens e perdas de equilíbrio - e inúmeras outras psicoses. Após uma 1ª fase de internamento numa instituição psiquiátrica, os médicos confiam-no a "Alma", que o leva para uma casa à beira-mar (numa ilha isolada no tempo e no espaço), onde tenta comunicar com ele. Durante toda a acção Alma fala sem cessar. É psiquiatra, mãe, filha, confidente, amante, rival, amiga e inimiga. Durante quase toda a acção e através de todas as emoções Persona opõe-lhe o silêncio. 

Num determinado momento, fundem-se, como se fossem um só ser, metade Persona, metade Alma, metade Alma, metade Persona. Especularmente já o foram ou são.

Dois seres podem volver-se num só? E, sendo possível, a Alma e a Máscara (Persona, o Corpo) podem continuar a dividir-se?



O Autor/ Protagonista

Christian Lima nasceu a 4 de Janeiro de 1985. Começou o seu percurso teatral em 2003 quando foi seleccionado para frequentar o 9º Curso de Iniciação Teatral do Centro Cultural Português/Instituto Camões - Pólo do Mindelo, tendo sido considerado o Melhor Actor da referida edição.
Em 2004 integra o elenco da peça teatral "Tertúlia" sob a direcção do encenador João Branco, torna-se co-fundador da Solaris Companhia de Teatro, e integra o elenco do espectáculo ambulante "O Autocarro dos Loucos", produzido pela recém-formada companhia Solaris para o Mindelact 2004.
No período em que integra a Companhia de Teatro Solaris, produz e protagoniza as peças teatrais: "Julietas" (Março Mês do Teatro 2005), "Sonho de uma Noite de Verão" (Mindelact 2005) e "Glória" (FESTLIP 2011), estreada na cidade do Rio de Janeiro e com passagens pela cidade de Luanda (Festival Internacional de Teatro e Artes de Luanda 2012), e pelo estado de São Paulo - São Carlos (Interior), São Paulo (Centro), São Sebastião (Litoral) - por ocasião do VII Circuito de Teatro em Português nos finais de 2012.
Em 2013 é convidado para ser um dos protagonistas de "Têmpestad", adaptação para o crioulo do original de William Shakespeare, dirigida por João Branco e estreada no Mindelact 2013, uma produção do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo.
Autodidacta assumido, reconhece que a sua veia artística remonta a sua infância, pois desde muito tenra idade demonstra uma notória vocação para as Artes Performativas.
Acredita numa estética muito pessoal que resulta do cruzamento de inúmeras referências que acumula ao longo dos anos, em que o artista ocupa o centro de toda a arte, não partindo esta necessariamente dele próprio, mas sim de algo muito maior.
O objectivo maior da arte será o de proporcionar uma contemplação, as audiências devem se possível entrar em estado de identificação e de comunhão com aquilo que se propõe a ver. A arte interpõe-se acima de tudo como a mediadora entre o Mundo Material e o "Desconhecido".
Com "Persona", Christian Lima inicia uma nova fase no seu percurso teatral e artístico, visto que é a primeira vez em que se posiciona como autor e protagonista de um espectáculo.


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search