Monte Trigo (Santo Antão) aumenta em 44% a capacidade de produção de energia renovável | Dai Varela

6 de fevereiro de 2014

Monte Trigo (Santo Antão) aumenta em 44% a capacidade de produção de energia renovável



A Central Fotovoltaica de Monte Trigo (CFMT), em Porto Novo de Santo Antão, verá a sua capacidade de geração de energia aumentada em 44% passando a contar com uma potência nominal de 39.300 Wp. Durante estes dois anos de funcionamento ela vem garantindo  ininterrupta  e  continuadamente  à população  de  Monte  Trigo,  o  acesso  aos  serviços  de  energia  eléctrica tanto  a  nível físico (interligação domiciliária) como também económico (mediante a implementação de um sistema de pré-compra) a partir de uma fonte 100% renovável.

As obras já se encontram concluídas e o sistema já se encontra em período de testes


Na CFMT, foram instalados mais 80 (oitenta) módulos fotovoltaicos, 2 (dois) inversores e 4 (quatro) reguladores. A rede de distribuição também foi estendida em mais 1 (um) km, contemplando assim mais 20 casas com ligação de electricidade.


Durante estes dois anos, a comunidade deixou de consumir 16.533 litros de gasóleo (8.250 em 2012 e 8.303 em 2013) e evitou a emissão de 45 toneladas de gás CO2, o mais prejudicial para a conservação da camada de ozono na atmosfera.

Ainda dentro desta iniciativa terá um aumento da disponibilidade de energia nas casas com as tarifas mais baixas, aumento das horas de produção de gelo e ainda a instalação de mais dois postes de iluminação pública localizadas na praia de forma a garantir maior luminosidade para os pescadores que arrastam os botes durante a madrugada.

Esta Central Fotovoltaica de Monte Trigo foi concebida, instalada, optimizada e posta e funcionamento no quadro do projecto SESAM-ER (Serviço Energético Sustentável para povoações rurais Isolados Mediante Micro-redes com Energias Renováveis na ilha de Santo Antão) co-financiado pela União Europeia e Câmara Municipal do Porto Novo, e executado por um consórcio de empresas coordenado pela Águas de Ponta Preta, Lda.

OBS: informações e fotos fornecidas pela SESAM-ER

Para ver a crónica que fiz aquando da minha viagem a Monte Trigo clik aqui


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search