Livros: Jornalismo Desportivo | Dai Varela

23 de fevereiro de 2014

Livros: Jornalismo Desportivo


Estes são uns dos livros que usei como bibliografia de referência para a disciplina de Jornalismo Desportivo, na Universidade Lusófona Baltasar Lopes da Silva -  Cabo Verde.




Resumo: Ideias cristalizadas do que vem a ser um texto geralmente nos remetem à imagem de parágrafos bem estruturados que se dividem em introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa visão clássica de um texto, embora não esteja errada, é muito limitada. Um texto incorpora inúmeros outros elementos, tais como figuras, tabelas, gráficos, títulos e subtítulos, por exemplo. Tais elementos apresentam informações que contribuem para a construção de significado do texto pelo leitor. Partindo dessa perspectiva, os títulos devem ser considerados pelo leitor no que Guimarães (1995) chama de "leitura global" do texto. No caso do presente trabalho, os títulos selecionados acompanhavam notícias veiculadas em uma página eletrônica nas seções de ciência e esporte. Os títulos foram analisados segundo sua função e sua ligação com a notícia que se seguia ou com o conhecimento prévio que ele exigia do leitor, de forma que foi possível perceber qual a função e o tipo de ligação predominante nos títulos de cada seção, verificando, assim, as principais diferenças entre esses títulos. 
Palavras-chave: Títulos, Notícias, Jornalismo Científico, Jornalismo Esportivo.



Resumo: Fundamentada nos estudos culturais e de gênero, esta pesquisa analisa a cobertura que o jornal esportivo português A Bola empreendeu sobre a 19ª edição da Algarve Women's Football Cup. Como fontes foram consideradas todas as edições de A Bola on-line publicadas durante a competição, assim como reportagens veiculadas nos jornais Recorde, O Jogo e O Norte Desportivo.A análise do material empírico evidencia que a sub-representação do futebol praticado por mulheres acontece pelo ínfimo número de reportagens public adas , pela valorização de uma representação tradicional de feminilidade e pela pouca visibilidade conferida à modalidade e suas atletas.
Palavras-chave: Mulheres. Futebol. Meios de comunicação. Esportes. Identidade de gênero.



Resumo: O estudo tem como objetivo resgatar a história da participação das mulheres no radiojornalismo esportivo no estado do Rio Grande do Sul e em especial a realização do programa Fórum Feminino Debates que foi transmitido pela Rádio ABC 900 AM durante aproximadamente três anos. Produzido e apresentado exclusivamente por mulheres, a atração foi uma resposta a um programa da própria emissora que debatia os principais acontecimentos esportivos durante a semana. Para a realização deste estudo, foram feitas entrevistas com as mulheres que participaram do Fórum, assim como foi realizada pesquisa teóricas sobre a história e as características do jornalismo esportivo além das questões relativas aos gêneros. 
Palavras-chave: radiojornalismo; esportes; mulheres; gênero; rádio.





Resumo: O texto discute a relação entre mídia e esporte, enfocando um estudo comparativo realizado sobre o diário esportivo Lance! e o caderno esportivo do jornal Folha de S. Paulo. Após análise de três edições em setembro passado e com base na 
evolução da imprensa esportiva, o levantamento destacou semelhanças e diferenças entre um veículo destinado exclusivamente ao público que consome esporte e outro que tem o tema apenas como mais um de seus vários assuntos.
PALAVRAS-CHAVE: esporte; futebol; jornais; jornalismo esportivo; mídia.




Resumo: A crônica há muito tempo tem sido utilizada nos meios de comunicação, sobretudo no jornalístico. Na área esportiva brasileira, a crônica aborda as diferentes modalidades, principalmente o futebol, que servirá como referência para a discussão do nascimento da crônica na França, da sua construção como gênero literário, da chegada ao Brasil e seu desenvolvimento como gênero nacional e do papel do cronista na sua transformação. Este artigo faz uma revisão da literatura para construir o histórico da crônica no Brasil, associando o futebol à “nacionalização” e difusão desse gênero narrativo.
Palavras-chave: futebol – crônica esportiva – cronista




Resumo: Neste artigo, fazemos um resgate dos conceitos e histórico do jornalismo esportivo para, num segundo momento, propor uma reflexão sobre as práticas
jornalísticas no mundo do esporte. A visão que norteia este texto é a de que o jornalismo esportivo já não cabe dentro dos seus próprios parâmetros tradicionais de conceituação, técnicas e visão de objeto de cobertura noticiosa. O cenário que descrevemos é motivado pela complexa teia onde o jornalismo esportivo se insere, dentro das relações entre a comunicação e o esporte, mediados pelo espetáculo e o entretenimento. Acentua ainda mais essa complexidade o fato de que um novo desafio impõe-se a toda a sociedade brasileira e ao jornalismo, em particular, com a realização dos megaeventos esportivos no Brasil, sendo os principais dele a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Palavras-chave: Jornalismo Esportivo; Megaeventos Esportivos; Cobertura Jornalística; Espetáculo; Economia do Esporte



Resumo: Tem como objectivo central compreender a relação texto-leitor a partir da noção do gênero televisivo.
Palavras-chave: telejornalismo, jornalismo esportivo; gêneros televisivos; modos de endereçamento



Resumo: O artigo analisa quais são as estratégias narrativas utilizadas pelo site esportivo português Bola na cobertura jornalística referente à Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2010. Na perspectiva da interculturalidade, realiza-se um estudo comparativo entre esse site e os sites brasileiro Lancenet! e argentino Olé.com. O corpus deste trabalho é formado por matérias dedicadas ao relato dos acontecimentos nas cinco partidas disputadas pelo Brasil durante a competição. A pesquisa busca mapear peculiaridades no subcampo do jornalismo esportivo através das semelhanças e diferenças presentes nas narrativas desses três sites. Parte-se da premissa de que o jornalismo esportivo insere-se dentro do campo jornalístico, reconhecendo, no entanto, suas particularidades, como a forte presença do valor-notícia ‘entretenimento’.
Palavras-chave: jornalismo esportivo; estudo comparativo; Copa do Mundo; Seleção Brasileira; newsmaking



ResumoEste artigo procura mostrar que é possível realizar jornalismo esportivo no Brasil sem falar de futebol. Tem, como base, o programa Jogo de Damas, apresentado na Radioweb Unifra. A proposta evidencia as modalidades sem o devido destaque na mídia. O Jogo de Damas é produzido e apresentado por acadêmicas do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano (Unifra), de Santa Maria (RS). Elas falam praticamente de 
todos os esportes, menos futebol. Este artigo ainda aborda o jornalismo esportivo na web, a mulher no seu cenário, bem como a dinâmica do programa e seus quadros.
Palavras-chave: Jornalismo esportivo; Mulheres no Esporte; Jogo de Damas



Resumo: Jornalismo esportivo como entretenimento ou como especialização do gênero informativo?
Palavras-chave: jornalismo; jornalismo esportivo; jornalismo especializado; comunicação (esportiva); esporte.



Resumo: Essa monografia tem como objetivo apresentar o trabalho feito pelas mulheres dentro da cobertura esportiva. Para tanto, percorrer a história do jornalismo esportivo e suas mudanças, bem como a aparição das mulheres na prática esportiva até a cobertura feita por elas. Diferentemente dos séculos passados, onde as mulheres sequer podiam assistir aos jogos, hoje em dias elas estão envolvidas com o esporte, seja competindo ou fazendo a cobertura de diversos eventos esportivos por todo o país. Ainda que estejam em número menor dentro das redações, ao longo de anos, procuram superar o preconceito ligado a desenvoltura da mulher dentro do universo esportivo e assim conquistar espaço. Hoje elas entendem, acompanham e criticam o tema esportivo com propriedade. Neste estudo foram ressaltados temas como: jornalismo esportivo no Brasil, história da imprensa feminina, o ingressos das mulheres no esporte e na cobertura esportiva, e por fim a conclusão mostrando a razão das mulheres não possuírem o mesmo espaço que os homens dentro da cobertura esportiva. 
Palavras-chave:Jornalismo esportivo; cobertura esportiva; mulheres; preconceito.



Resumo: O artigo discorre sobre a agenda midiática, em particular no jornalismo esportivo e aborda, para a análise, material jornalístico acerca do jogador de futebol argentino Lionel Messi. Através de pesquisa documental e análise crítica foi possível perceber, em reportagens e comentários, indícios de agendamento que fomentaram um alto grau de visibilidade ao jogador. Este fato que foi diagnosticado coloca em xeque uma das principais exigências do jornalismo: a objetividade. 
Palavras-chave: Jornalismo esportivo, visibilidade midiática, Messi, objetividade.



Resumo: A reportagem esportiva possui aspectos diferentes de ~?tr~s setores do jomalismo, ja que numa disputa os competldores J~ s.ao conhecidos previamente, e 0 levantamento da pauta, por pOSSUlr lllforma~oes extras, auxilia 0 trabalho do reporter. Os dados ~ao u:abalhados com tempo, e cabe tanto ao pauteiro quanta ao ~ep.orter lllserir informayoes adicionais, porque a cobertura nao esta dlreta~ente ligada ao fato imediato, mas sim a urn evento ja pautado. Se.o Jo~alista trabalha apenas com dados factuais, sao duas as exphca~oes: ou ele possui poucas informa~6es sobre 0 assunto ou 0 trabalho de pauta acrescentou muito pouco a reportagem.



ResumoO ex-jogador de futebol Pelé pendurou as chuteiras há muitos anos, mas ainda é utilizado constantemente dentro do jornalismo esportivo brasileiro. Seu nome habita as páginas dos jornais e os noticiários televisivos com declarações, homenagens, e comparações. O presente trabalho estuda a realimentação do mito Pelé dentro do programa jornalístico Globo Esporte e os recursos utilizados para sua manutenção. Utilizamos a concepção de mito de Roland Barthes, o qual afirma que o mito é uma fala construída historicamente e é retirado do seu lugar de origem para ser utilizado pela sociedade para outros fins. A análise é feita com as reportagens da semana de aniversário do ex-atleta no programa Globo Esporte, no ano de 2010, ano em quem Pelé completou 70 anos. 
Palavras-chave: Globo Esporte, Jornalismo esportivo, Mito, Pelé


Peculiaridades do Telejornalismo Esportivo: Um olhar sobre o Bom Dia Brasil [Simone Martins & Evelyne Monteiro]

Resumo: A proposta deste artigo é a de analisar a editoria de esportes do telejornal Bom Dia Brasil, veiculado pela Rede Globo de Televisão. A partir da contextualização da linguagem utilizada nos telejornais brasileiros desde o seu surgimento até os dias atuais, buscaremos refletir acerca das peculiaridades e inovações inerentes ao telejornalismo esportivo, bem como o destaque dado a esta editoria em todas as edições de telejornais, nas diversas emissoras de televisão. Tendo como base a utilização de pesquisa bibliográfica com autores como Bueno e Rezende, dentre outros, analisaremos algumas edições do Bom Dia Brasil para refletirmos acerca da participação do jornalista Tadeu Schmidt (âncora de esportes do telejornal) no telejornal matutino, assim como a abordagem dada por ele às notícias.
Palavras-chave: Jornalismo esportivo;televisão;esportes;telejornalismo.



Resumo: O presente artigo discute o papel do jornalismo esportivo de televisão a partir da aplicação das técnicas da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) em um corpus formado por duas edições do programa Globo Esporte, transmitido pela Rede Globo e suas afiliadas. Por meio da utilização de cinco categorias da análise, este trabalho pretende identificar as temáticas e os enfoques que predominam na atração, bem como o tom das matérias e das inserções dos apresentadores, repórteres e comentaristas. A análise dos dados obtidos na fase de separação e coleta do material será feita especialmente com base nos estudos de Pierre Bourdieu (1997), Antonio Alcoba (2005) e Aurora Bernal (apud MONTÍN, 2008).
Palavras-chave: Televisão; Jornalismo Esportivo; Entretenimento



Resumo: O presente trabalho é a memória do produto digital, Diário de Bordo  (http://www.diariobordo.co.nr ou http://www.biafans.com/diario). Com um conteúdo esportivo e dentro do automobilismo, esse foi desenvolvido para um público especializado. O site tem o desafio de propor um caminho para o jornalismo esportivo. Na reflexão a seguir serão apresentados os principais problemas enfrentados pela área esportiva. Para construir essa análise, o trabalho irá dialogar com os conceitos e ideias de Guy Debord , autor de A sociedade do espetáculo, como também os trabalhos de Mauro Betti e André Capraro. Além da cobertura nos meios tradicionais serão debatidos quais foram os efeitos trazidos pelo mundo digital para o jornalismo esportivo. Para pensar sobre o online, este trabalho traz os conceitos de Pierre Levy, Luciana Moherdaui, autora do Guia de Estilo da Web.
Palavras-chave: jornalismo esportivo, jornalismo online, entretenimento, automobilismo.



Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search