Actuação musical destaca Cabo Verde na abertura da VI Bienal de Jovens Criadores da CPLP | Dai Varela

5 de dezembro de 2013

Actuação musical destaca Cabo Verde na abertura da VI Bienal de Jovens Criadores da CPLP


Cabo Verde participou com uma actuação musical nesta terça-feira (3) na abertura da VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre em Salvador da Bahia, no Brasil. 

O nosso país é representado por nove jovens criativos que mostram seus talentos em áreas como a música, literatura, moda, dança e pintura. Este evento conta ainda com a juventude criativa do Brasil, Timor-Leste, Portugal, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Confira a programação completa aqui.

Durante a abertura da VI Bienal, Cabo Verde também mostrou seus talentos

De 3 a 7 deste mês os trabalhos artísticos dos jovens cabo-verdeanos estarão expostos no Complexo Cultural dos Barris e também no Pelourinho, em Salvador. 

No vídeo abixo pode-se ver uns improvisos dos talentos de Cabo Verde antes so show:


Esta é uma forma de dar a conhecer seus talentos e também divulgar a cultura do arquipélago para o grande público que se espera nesta Bienal que acontece sob o signo de políticas de juventude e cultura livre.

A minstra da Educação e Desportos de Cabo Verde, Fernanda Marques com Sandira e DjoneCruz, dois jovens criadores 

“Trata-se de uma valiosa oportunidade para estes jovens criadores se darem a conhecer a um público internacional”, explica Vitória Veríssimo, do Ministério da Juventude e também responsável pela comitiva no Brasil. “Muitos deles poderão aproveitar esta oportunidade para iniciarem contactos profissionais que se mostrarão muito importantes nas suas jovens carreiras”, afirma.

Carta da Juventude da CPLP aprovada com unanimidade

No plano político, a Conferência de Ministros e Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP, de que é presidente a ministra da Educação e Desportos de Cabo Verde, Fernanda Marques, e que decorre à margem desta Bienal, discutiu várias questões concernentes à juventude. 

Uma das resoluções chegadas é a aprovação, por unanimidade, da Carta da Juventude da CPLP, documento que resulta do Plano Estratégico da Juventude da CPLP, e proposto inicialmente pelo Forum de Juventude desta comunidade de países. Também ficou decidido que Angola irá sediar o próximo Jogos Desportivos, em 2014, e que Moçambique irá receber a próxima edição da Bienal de Jovens Criadores.


A VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) ganhou destaque na mídia de Salvador da Bahia:

Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search