Jornalista procura financiamento para lançar primeiro livro infanto-juvenil | Dai Varela

2 de setembro de 2013

Jornalista procura financiamento para lançar primeiro livro infanto-juvenil


Artigo publica no jornal A Nação

Jornalista procura financiamento para lançar primeiro livro infanto-juvenil

"A Fita côr de rosa", é este o título do livro ilustrado que o jornalista e blogueiro Odair Varela pretende colocar no mercado cabo-verdiano. O conto, de 36 páginas, já está pronto e revisto, mas a falta de financiamento tem ditado o adiar da edição deste trabalho que conta com ilustrações coloridas de Rogério Rocha.

De acordo com Varela, o conto é direccionado a um público em formação, entre a adolescência e a infância, "naquela faixa difícil que não se é nem uma coisa nem outra”. “E por se tratar de uma estória abrangente, considera-se que deverá agradar tanto ao público feminino como o masculino".

Situada na “nossa ilhota deserta” o texto conta a estória de uma “gata janota” que reinava sozinha no local mas ansiava por um amor. Até um dia que consegue capturar um pombo cheio de cores que sempre quis comer. Mas antes de o devorar, o pombo promete-lhe que se o deixar partir haveria voltar com um companheiro para a gata amar. “Trato feito, tempos depois, o pombo regressa como prometido mas no final traz-lhe algo que não esperava”, diz o autor num breve resumo.
INCENTIVOS
O texto foi colocado anteriormente no blogue pessoal de Odair Varela, mas devido a vários incentivos resolveu trabalhá-lo mais e avançar para uma publicação imprensa. Enquanto não consegue o financiamento, aquele antigo jornalista do A NAÇÃO vai apresentando o seu conto às crianças das escolas e instituições no Mindelo.
De referir também que este livro concorre ao Prémio Lusófono da Trofa - Conto Infantil - Prémio Matilde Rosa Araújo, um concurso que pretende divulgar autores de Língua Oficial Portuguesa e estimular hábitos de leitura e de escrita criativa. Em Novembro de 2013 serão anunciados os vencedores e entregues os prémios deste concurso.


  1. Você vai conseguir, Odair...E não se esqueça que fui eu, aqui há dois ou três anos, que lhe augurei um futuro promissor, contra vozes discordantes de então...
    Um abraço~
    Zito

    ResponderEliminar
  2. Muito agradecido.
    É verdade, e ainda estou atrás deste futuro, heheheehe.
    Um forte abraço

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search