G-Rapperz: lançaram um dos melhores CD de 2012 e estão de volta | Dai Varela

9 de setembro de 2013

G-Rapperz: lançaram um dos melhores CD de 2012 e estão de volta


Para quem não saiba, o grupo G-Rapperz, de Santo Antão, lançou em 2012 um dos melhores álbuns de Hip-Hop Crioulo. Mas porque é que, provavelmente, não sabias disto? Umas das razões da fraca divulgação do álbum “Kastel d’Kartas” é que apostaram numa linguagem bem crítica mas completado com algumas expressões consideradas calão. Resultado? A rádio não passou e muita gente não ouviu.

E isto é reconhecido por Jó Ezequiel Muhammad, um dos integrantes do grupo. “Não houve muita divulgação porque nós mesmo criamos barreiras. A linguagem que utilizamos nas músicas não contribuíram para o alastramento do álbum”, admite Jó apesar de acreditar que nunca tiveram problemas com isso.

Jó Ezequiel Muhammad
“Mesmo com os nomes obscenos sentimos que este álbum teve grande impacto. Nós procuramos chamar as coisas pelos seus devidos nomes. Afinal quem é que nos ensinou esses nomes que sabemos dizer? Foi a sociedade. E agora, quem é que nos condena por usar estes nomes? A própria sociedade”, justifica-se Jó.

Entretanto, o grupo prepara-se para lançar o quarto trabalho discográfico. Pelas informações que tenho do produtor musical, GolBeats Produtions, as músicas de “Kódig d'Barra” já estão quase prontas. 


Um álbum mais maduro

Deverá ser um álbum mais maduro, garante José Gabriel, outro rapper que faz parte dos G-Rapperz. “Estamos a trabalhar na mensagem, não só para se escutar, pesquisar, intender a nossa sociedade, mas também para se instruir as crianças”, afirma.

A temática de “Kastel d’Kartas” esteve muito ligada à Santo Antão mas desta vez a
José Gabriel
mensagem deverá ser mais abrangente. “Queremos trazer algo para chocar muito mais as pessoas porque o que procuramos é a reacção. Agora é hora de criticar e mostrar a resposta nestas 19 faixas musicais”, garante Jó.

O grupo criou a comunidade PUVA (Povo Unid Vitória Absoluta) e este álbum está dentro deste domínio. “Kódig d'Barra” irá abordar problemas da comunidade Puva (diminutivo da zona de Povoação – Santo Antão), mas também do país e do Mundo.

A preocupação agora é organizar um grande lançamento de “Kódig d'Barra”, aproveitando a divulgação proporcionada pelo álbum “Kastel d’Kartas”. Ainda não há músicas a circular mas a promessa é que em Outubro já esteja dois temas disponíveis para os apreciadores. 

A linguagem forte na mensagem continuará neste novo CD porque para G-Rapperz a nossa sociedade é hipócrita e precisa ouvir a verdade desta forma. “Um dia tinha que aparecer alguém disposto a sujar a sua imagem na sociedade para se poder dizer todas estas coisas”, aponta Jó que me diz que após o lançamento de “Kastel d’Kartas” aprendeu que o preço a pagar para ser livre é a prisão. “Por enquanto é uma prisão metafórica. Pelo menos até a saída deste novo álbum…”, afirma o jovem rapper.


Já agora, click aqui e faça download do álbum "Kastel d'Kartas".

  1. Álbum peka pa excessivo uso de nomes obscenos. Esh mesmo (g-rapperz) ish ta dze kish kre instrui crianças; li esh falha. Fora ess pormenor CD ta 100%.

    ResponderEliminar
  2. Pouc divulgação na redes sociais... álbum devia estod por inter na Soundcloud, por exemplo.

    ResponderEliminar
  3. Grande Álbum, Boas Letras, Grandes Mensagens

    ResponderEliminar
  4. MastaBomb KG, não sabias?

    ResponderEliminar
  5. Neps tenho ver se exploro isso mana!!

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search