Tenho mais velocidade de Internet do que Cabo Verde | Dai Varela

12 de julho de 2013

Tenho mais velocidade de Internet do que Cabo Verde


Saber que Cabo Verde é o quarto país africano em termos de velocidade de Internet parece-me ser algo deveras interessante. Não sei o que utilizaram como base para esta estatística que diz que a velocidade disponível para o país é de 7,02 Megabits por segundos (Mbps) mas garanto que não tenho esta sorte.

O meu serviço de Internet ADSL da CVTelecom é o Wave12.0 que “oferece” 8Mb/128kb por 2645$00 (24 euros; 70 reais). Tenho doze mil megas disponíveis e se os ultrapassar durante o mês terei que pagar 1,15 escudos adicionais por cada mega a mais (por isso que no final do mês já não apreço tanto na minha conta do Facebook).

Já devem ter reparado uma coisa interessante, nera? A velocidade disponível para Cabo Verde é de 7,02 mas meu contrato diz que tenho 8 Mbps. Devo ser muito especial…

Como gosto de fazer uns pequenos vídeos para minha super-produtora, o DaivarelaTV, tenho a necessidade de colocar os vídeos na Internet. É nesta hora que vejo a velocidade da minha ligação no Upload. No outro dia quis colocar um vídeo de 44,6 Megabits no meu canal do Youtube. A operação de carregar começou as 14:23 e terminou as 16:20. Quem visse o tempo pensaria que estava a carregar 44 Gigas.

Agora, só por curiosidade, entro neste site especializado em calcular a velocidade das ligações de internet tendo em conta o país seleccionado e, sem surpresas, mostra que a minha velocidade de Download é de 3,33 Mbps e o de Upload é de 96,45 kilobits por segundos. 

E isto é na Internet com fios e ligação router ADSL. Nem quero imaginar ou calcular a "alta velocidade" dos pendrives 3G...

Mas a situação da Internet já esteve pior em Cabo Verde. Estamos a caminhar (bem devagar) mas acredito que iremos melhorar.


Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search