4 de março de 2013

Dica Nº6: como manter o seguro do INPS mesmo desempregado

Muitas vezes ao ficar desempregado pode-se ficar sem os benefícios do seguro do Instituto Nacional de Providência Social (INPS) até arranjar-se novo emprego. Mas é possível manter os benefícios do seguro na descontra mesmo estando desempregado. Como? Vou explicar. 

O primeiro passo é inscrever-te como trabalhador por conta própria no INPS. Mesmo que estejas inscrito através da tua empresa e ela faz os descontos legais, trata disto. Ao inscrever-te como conta própria não precisas pagar nada nem na inscrição nem em qualquer mensalidade. 

Escolha uma profissão liberal. Podes sempre dizer que és “Artista” porque todo crioulo é artista. 

Escolha o primeiro escalão de desconto onde declaras que com teu trabalho por conta própria recebes 14 mil escudos por mês. Neste primeiro escalão será feito o desconto de 19,5% sobre este montante. Com isso terás que pagar 2730$00 ao mês para manter os benefícios do INPS. E a assistência médica e medicamentosa vale para os teus dependentes também. 

Qual é o truque? Não há nenhum truque, basta que estejas inscrito como trabalhador por conta própria para que se, por acaso, fores despedido ou a tua empresa parar de fazer os descontos no INPS, tu mesmo continues a pagar o desconto mínimo. Se perderes o emprego é só dirigir-te ao INPS e dizeres que mudaste de trabalho e agora queres fazer o desconto mínimo. O bom disto tudo é que não precisas esperar os quatro meses de garantia para receberes as regalias do INPS porque só mudaste de emprego. 

O que se perde? Bom, enquanto fazes desconto mínimo terás um plano mínimo para a reforma. Entretanto, é melhor ter cobertura médica e medicamentosa agora do que ficar a preocupar com isso. Aliás, qual é melhor: fazer o desconto mínimo para a pensão ou não fazer desconto nenhum? 

Então é assim: arranja uma cópia do BI e também do NIF e peça no balcão o documento para te inscreveres como trabalhador por conta própria. Já está. 

Eu já fiz isto...


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes