Defendi minha Monografia com 18 valores | Dai Varela

2 de fevereiro de 2013

Defendi minha Monografia com 18 valores

Hoje defendi a minha Monografia na Universidade Lusófona Baltasar Lopes da Silva - Cabo Verde. Classifiquei-me com a nota de 18 valores. Mais uma etapa da vida cumprida 

O título do trabalho é "Problemas Associados à Credibilidade do Jornalista/Blogueiro - Estudo exploratório do blogue 'Kriol Rádio'".

Fica aqui o resumo:

RESUMO
Este trabalho busca entender os factores que interferem na credibilidade do jornalista que mantêm um blogue e discutir os limites da liberdade de expressão do jornalista na Web, sua responsabilização pelos conteúdos publicados, bem como problematizar o direito de resposta nos blogues mantidos por jornalistas. Através de um trabalho empírico procurou-se explorar a blogosfera cabo-verdiana e mapear os jornalistas que mantém ou mantiveram blogues. Foi ainda seleccionado um caso para ser estudado. Mais do que dissecar a blogosfera cabo-verdiana mantida por jornalistas, a proposta é compreende-la como instrumento e estudar os rumos que poderá tomar. O estudo conseguiu identificar quinze jornalistas residentes em Cabo Verde que mantêm ou mantiveram um blogue durante o exercício das suas funções. Embora seja ainda muito cedo para perceber que influências têm um blogue na credibilidade de um jornalista, há todo um conjunto de posturas dentro do próprio jornalismo que o estudo pretende problematizar. O que parece claro é que a blogosfera afirma-se como um local de ruptura onde há espaço para todo tipo de opiniões e que estas podem influenciar na credibilidade do jornalista

Palavras-chave: blogues, credibilidade, jornalista, liberdade de expressão, direito de resposta.









Fica aqui meus agradecimentos para conclusão deste trabalho:

A realização deste trabalho só foi possível porque consegui obter a ajuda, de forma directa e indirecta, de muitas pessoas. A todos o meu sincero agradecimento.

Reconhecimento especial aos meus pais, Emília e Ricardo, pelo apoio desde a primeira hora e que sem eles, definitivamente, não estaria nesta fase.

Ao meu orientador, Mestre João Almeida Medina, pela disponibilidade e observações fornecidas para o desenvolvimento do trabalho.

À Professora Doutora Iva Cabral que desde da primeira hora aceitou ser a minha tutora neste trabalho dando todo o seu apoio.

Ao jornalista/escritor José Vicente Lopes e ao Professor Vicente Ricalo que aceitaram fazer a revisão do texto e contribuir com sugestões. Ao doutorando Miguel Machado que mesmo não o conhecendo e a viver em Portugal aceitou ajudar-me virtualmente. Aproveito para agradecer à Sibelle por tornar isto possível.

Ao jornalista Carlos Santos, pessoa fundamental para o estudo dessa monografia. Aos jornalistas/blogueiros, elementos centrais da minha investigação, a quem agradeço a disponibilidade em responder aos meus questionários.

Aos jornalistas José Leite, Carla Lima e Carla Gonçalves por aceitarem contribuir, com amizade e carinho, para o enriquecimento deste trabalho.

Por fim, mas não menos importante, à Stephanie da Luz, por aceitar minhas ausências em frente ao computador, pelo apoio e carinho incondicional.

Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search