Coisas que não entendi nas nomeações do CVMA 2013 | Dai Varela

21 de janeiro de 2013

Coisas que não entendi nas nomeações do CVMA 2013


E o Cabo Verde Music Awards continua a surpreender com as suas nomeações (e prémios, como foi no caso do outro ano)

Vamos começar pela Coladera (não é Coladeira) 

Então a música “Mi Só K Fica Li”, de Michel Montrond, no álbum “Kamin Di Bedju” é uma coladera? Bzot txá d’gosse!! Alguns dos maiores cantores de coladera que esta terra já pariu como Bana, Ildo Lobo, Jorge Humberto, Djosinha, Biús, Cesária Évora, Titina, Tito Paris não devem concordar também com esta nomeação. Nem mesmo Grace Évora que é dos que actualmente está a dar atenção a este género deverá concordar. 

Tenho a impressão de que o Hernâni Almeida, o produtor musical, estava a trabalhar num “talaia baxo” e não numa coladera… 

Melhor Morna 

Já repararam que não há nenhuma criação original nesta categoria? Este não é o país da morna ou hoje vivemos apenas dos criadores antigos? 

Melhor Rap/Hip Hop 

A nomeação de Batchart é legítima mas a escolha de “Ess é pa bô” como a melhor música do seu trabalho “Wikileaks” demonstra ligeireza na escolha. Terá um grande concorrente na música “Sonhe Dum Kriolo”, de Expavi com Pnc & Naná. Entretanto, estas duas músicas, apesar de serem muito melhores do que “Sexta-Feira”, de Boss AC, estarão a concorrer contra a notoriedade do rapper luso-caboverdeano. A ver vamos… 

Melhor Reggae / R'n'B / House 

“Li Kê Terra” é um house-music de Boss AC que está no álbum “AC Para Os Amigos”, mas apenas para a versão distribuída em Cabo Verde. Espero que na Gala coloquem a versão cheia de obscenidades que o Boss nos presenteia nesta música. 

Melhor Música do Ano 

A música “26 Hora” do grupo Splash!, no álbum “Celebra” é uma das melhores músicas feitas em 2012? (Só por causa disso deveria parar de escrever). 

Melhor Voz Masculina/Feminina 

Como é que na selecção da melhor voz há tanta gente desconhecida para mim? Ainda estou aqui a pensar quem serão Laise Sanches, Tó Semedo e Dino d’Santiago… para que vote neles como as melhores vozes de 2012. E Grace Évora com o recém lançado álbum “Best Of” demonstrou que não deveria estar nesta categoria. 

Melhor Produtor Musical 

Então esta será uma disputa entre um produtor e um grupo de produtores? Enquanto Hernâni Almeida e Vasco Martins produzem sozinhos, o grupo Splash! Junta o melhor de vários talentos e vão todos a concurso? Se no Splash! Não tinha um produtor principal do CD, deveriam ter procurado produtores em outros álbuns. 
Ainda não repararam que há produtores em outras áreas musicais? 

Celebra 
Este álbum dos Splash, “Celebra”, está muito forçado com todas estas nomeações. 

Boss AC e Carmen Souza
Será legítimo ter Boss AC e Carmen Souza a concorrerem neste concurso? Se sim, deveria ter abrangido o rapper Chullage com um dos melhores álbuns de rap, "Rapressão". Ele também é descendente de crioulos.


Veja outra opinião aqui



  1. como sempre muito pertinente, Dai!! Gosto da tua sinceridade que as vezes pode deixar alguns de boca aberta....Gosto muito de alguns desses nomeados, mas não pude evitar fazer as mesmas questões quando vi a lista..A diferença é que o Dai, sempre mto sincero tem mais coragem para falar/escrever hehehe

    ResponderEliminar
  2. muito boa abordagem Dai Varela, grande observador ham gostei da critica contrutuviva( pelo menos que seja construtivas para eles), porque a continuar assim so está a desvalorizar o trabalho dos artististas caboverdianos

    ResponderEliminar
  3. Ana Cristina da Graça21 de janeiro de 2013 às 22:00

    Nha musim , bo è prop um bomba, que DEUS te proteja sempre...

    ResponderEliminar
  4. e ainda os lobbys não mandam nisto como nos grammys ou oscares! (penso eu )

    ResponderEliminar
  5. Chullage é fidj d'ninguém...

    ResponderEliminar
  6. Nao mandam David Medina.== Bá ta bai... LI KÉ LOBBY nha boy!

    ResponderEliminar
  7. mi inda nka intende pmd k Ze Zé Espanhol ka sta nomeado na midjor funana pmd na cv k ta manda na funana é el...

    ResponderEliminar
  8. Concordo! n´ka ta percebi pmd ki kes músicas de Boss Ac sta nomeados (ku td respeito ki tem pa el)... e sima ke fra Chullage tb devia staba nomeado n só pmd é descendente de cabo Verdianos, mas sim, pmd é único rapper (sta referi a rap tuga) q tem um posição claro e q ta sta sempre, quer na ses músicas, quer na dia a dia ta defende imigrantes.

    ResponderEliminar
  9. “Li Kê Terra” é um house-music de Boss AC que está no álbum “AC Para Os Amigos”, mas apenas para a versão distribuída em Cabo Verde. Espero que na Gala coloquem a versão cheia de obscenidades que o Boss nos presenteia nesta música.

    ResponderEliminar
  10. Dai Varela ne ce melhorrrr

    ResponderEliminar
  11. Cultura da Pimbalhada... Estou contigo Dai. Querem transformar a Música Crioula numa área ''restrita'' mas a Internet está derrubando esse ''monopólio'' e revoluçao está pra breve..

    ResponderEliminar
  12. é trist sabe q la q tem gent preparaod pe faze nomeação pe CVMA
    es palavra é fort mas la q tek gent competent
    desd quand RAP RNB E House music concore junt
    cambadas d incompetentes

    ResponderEliminar
  13. Sara Bettencourt Rodeia22 de janeiro de 2013 às 14:47

    hahahahahah so paranoia,mas pronto cosa é q calma ao menos jas tita reconhece artistas e sis traboi

    ResponderEliminar
  14. e mais! será k vcs nao vêm?????

    ResponderEliminar
  15. Concordo plenamente com o Dai Varela,quanto a nomeação da música "Es é pa bo"...já todos estávamos a espera da nomeação do Batchart na categoria de Melhor Rap/Hip Hop,mas fiquei espantado com a escolha da música,e escolhas não faltam no disco Wikileaks

    ResponderEliminar
  16. Aqui está a explicação do AC http://www.youtube.com/watch?v=2FTftsg04j0
    Os fãs do AC já ouviram a música que fez com o Nostress que também pode ser considerada obscena.

    Quanto ao Batchart, concordo. Acho que há outras duas músicas ainda melhores :/

    ResponderEliminar
  17. Carmen Souza é filha de Cabo verdianos e tem nacionalidade cabo verdiana....e é umas das artistas mais reconhecidas no mundo pelo seu trabalho com a musica cabo verdiana....não percebo a duvida em relação a ela??? deviam ter orgulho no seu trabalho :)

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search