21 de janeiro de 2013

Coisas que não entendi nas nomeações do CVMA 2013


E o Cabo Verde Music Awards continua a surpreender com as suas nomeações (e prémios, como foi no caso do outro ano)

Vamos começar pela Coladera (não é Coladeira) 

Então a música “Mi Só K Fica Li”, de Michel Montrond, no álbum “Kamin Di Bedju” é uma coladera? Bzot txá d’gosse!! Alguns dos maiores cantores de coladera que esta terra já pariu como Bana, Ildo Lobo, Jorge Humberto, Djosinha, Biús, Cesária Évora, Titina, Tito Paris não devem concordar também com esta nomeação. Nem mesmo Grace Évora que é dos que actualmente está a dar atenção a este género deverá concordar. 

Tenho a impressão de que o Hernâni Almeida, o produtor musical, estava a trabalhar num “talaia baxo” e não numa coladera… 

Melhor Morna 

Já repararam que não há nenhuma criação original nesta categoria? Este não é o país da morna ou hoje vivemos apenas dos criadores antigos? 

Melhor Rap/Hip Hop 

A nomeação de Batchart é legítima mas a escolha de “Ess é pa bô” como a melhor música do seu trabalho “Wikileaks” demonstra ligeireza na escolha. Terá um grande concorrente na música “Sonhe Dum Kriolo”, de Expavi com Pnc & Naná. Entretanto, estas duas músicas, apesar de serem muito melhores do que “Sexta-Feira”, de Boss AC, estarão a concorrer contra a notoriedade do rapper luso-caboverdeano. A ver vamos… 

Melhor Reggae / R'n'B / House 

“Li Kê Terra” é um house-music de Boss AC que está no álbum “AC Para Os Amigos”, mas apenas para a versão distribuída em Cabo Verde. Espero que na Gala coloquem a versão cheia de obscenidades que o Boss nos presenteia nesta música. 

Melhor Música do Ano 

A música “26 Hora” do grupo Splash!, no álbum “Celebra” é uma das melhores músicas feitas em 2012? (Só por causa disso deveria parar de escrever). 

Melhor Voz Masculina/Feminina 

Como é que na selecção da melhor voz há tanta gente desconhecida para mim? Ainda estou aqui a pensar quem serão Laise Sanches, Tó Semedo e Dino d’Santiago… para que vote neles como as melhores vozes de 2012. E Grace Évora com o recém lançado álbum “Best Of” demonstrou que não deveria estar nesta categoria. 

Melhor Produtor Musical 

Então esta será uma disputa entre um produtor e um grupo de produtores? Enquanto Hernâni Almeida e Vasco Martins produzem sozinhos, o grupo Splash! Junta o melhor de vários talentos e vão todos a concurso? Se no Splash! Não tinha um produtor principal do CD, deveriam ter procurado produtores em outros álbuns. 
Ainda não repararam que há produtores em outras áreas musicais? 

Celebra 
Este álbum dos Splash, “Celebra”, está muito forçado com todas estas nomeações. 

Boss AC e Carmen Souza
Será legítimo ter Boss AC e Carmen Souza a concorrerem neste concurso? Se sim, deveria ter abrangido o rapper Chullage com um dos melhores álbuns de rap, "Rapressão". Ele também é descendente de crioulos.


Veja outra opinião aqui



22 comentários:

Maysa Morais disse...

como sempre muito pertinente, Dai!! Gosto da tua sinceridade que as vezes pode deixar alguns de boca aberta....Gosto muito de alguns desses nomeados, mas não pude evitar fazer as mesmas questões quando vi a lista..A diferença é que o Dai, sempre mto sincero tem mais coragem para falar/escrever hehehe

Djuf Djuf Fortes disse...

muito boa abordagem Dai Varela, grande observador ham gostei da critica contrutuviva( pelo menos que seja construtivas para eles), porque a continuar assim so está a desvalorizar o trabalho dos artististas caboverdianos

Ana Cristina da Graça disse...

Nha musim , bo è prop um bomba, que DEUS te proteja sempre...

David Medina disse...

e ainda os lobbys não mandam nisto como nos grammys ou oscares! (penso eu )

RemaButi disse...

Chullage é fidj d'ninguém...

Artemisa disse...

Tudo passa, passaaaaaaaaaaa

Lewname Rib disse...

Nao mandam David Medina.== Bá ta bai... LI KÉ LOBBY nha boy!

Lainy Duarte disse...

mi inda nka intende pmd k Ze Zé Espanhol ka sta nomeado na midjor funana pmd na cv k ta manda na funana é el...

Nicolau Lopes disse...

Concordo! n´ka ta percebi pmd ki kes músicas de Boss Ac sta nomeados (ku td respeito ki tem pa el)... e sima ke fra Chullage tb devia staba nomeado n só pmd é descendente de cabo Verdianos, mas sim, pmd é único rapper (sta referi a rap tuga) q tem um posição claro e q ta sta sempre, quer na ses músicas, quer na dia a dia ta defende imigrantes.

Amandio Brito disse...

“Li Kê Terra” é um house-music de Boss AC que está no álbum “AC Para Os Amigos”, mas apenas para a versão distribuída em Cabo Verde. Espero que na Gala coloquem a versão cheia de obscenidades que o Boss nos presenteia nesta música.

David Medina disse...

sjá bo dzé!

Valter Varela Golias disse...

Dai Varela ne ce melhorrrr

Amaral Fortes disse...

Cultura da Pimbalhada... Estou contigo Dai. Querem transformar a Música Crioula numa área ''restrita'' mas a Internet está derrubando esse ''monopólio'' e revoluçao está pra breve..

RayBeatz Tmpboyz disse...

é trist sabe q la q tem gent preparaod pe faze nomeação pe CVMA
es palavra é fort mas la q tek gent competent
desd quand RAP RNB E House music concore junt
cambadas d incompetentes

Sara Bettencourt Rodeia disse...

hahahahahah so paranoia,mas pronto cosa é q calma ao menos jas tita reconhece artistas e sis traboi

Helga Fonseca disse...

e mais! será k vcs nao vêm?????

Vitorino Fernandes disse...

Concordo plenamente com o Dai Varela,quanto a nomeação da música "Es é pa bo"...já todos estávamos a espera da nomeação do Batchart na categoria de Melhor Rap/Hip Hop,mas fiquei espantado com a escolha da música,e escolhas não faltam no disco Wikileaks

Edymir Étienne Semedo disse...

Aqui está a explicação do AC http://www.youtube.com/watch?v=2FTftsg04j0
Os fãs do AC já ouviram a música que fez com o Nostress que também pode ser considerada obscena.

Quanto ao Batchart, concordo. Acho que há outras duas músicas ainda melhores :/

Perturbod disse...

Aiiiii.....ca cre nem comenta!!!

larbac cabral disse...

nice blog..................

worldwide disse...

Carmen Souza é filha de Cabo verdianos e tem nacionalidade cabo verdiana....e é umas das artistas mais reconhecidas no mundo pelo seu trabalho com a musica cabo verdiana....não percebo a duvida em relação a ela??? deviam ter orgulho no seu trabalho :)

ANISIO RODRIGUES disse...

Bem dzid...

Enviar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes