1 de agosto de 2012

Criado sistema que detecta mentiras nos discursos dos políticos

O sistema para confirmar a veracidade das declarações em tempo real ainda está na fase de testes mas já provoca calafrios entre os candidatos nas eleições norte-americanas de 2012, perplexidade na imprensa e uma enorme curiosidade entre eleitores e consumidores de informações jornalísticas, conforme escreve o Observatório da Imprensa Brasileira.

Criado por Dan Schultz, um estudante de 24 anos que faz pós-graduação no Massachusetts Institute of Technology (MIT) este programa permite ao leitor de um site noticioso clicar numa declaração de político, empresário ou personalidade pública e receber imediatamente na tela do computador o resultado da confirmação feita pelo site Politifact, especializado em conferir dados, estatísticas ou fatos mencionados numa notícia.

O patrulhamento electrónico dos políticos, empresários, personalidades e jornalistas é um tema complicado porque, além de envolver questões técnicas, mexe também com factores sociais, comportamentos, crenças e valores. “Afinal, credibilidade é um factor transcendental na era da informação, pois é capaz de destruir em minutos reputações construídas durante décadas. Mas é também uma questão não menos crucial no terreno económico porque, mais do que nunca, os negócios dependem hoje da confiabilidade em dados e estatísticas”, escreve o Observatório. 

Desconfio que algumas pessoas não vão gostar muito da implementação deste sistema em Cabo Verde...


0 comentários:

Enviar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes