1 de junho de 2012

Réplica da Torre de Belém: uma vista romântica e gratuita

Este é um dos locais com as vistas mais privilegiadas de Mindelo e, curiosamente, das mais desconhecidas. Talvez por situar-se numa zona pouco espaçosa da Rua da Praia, com um trânsito intenso, a “Réplica da Torre de Belém” não acolhe muitos visitantes. Localizado entre o Mercado de Peixe e a Praia dos Botes, este monumento construído em 1920 pelos portugueses recebeu obras de restauro em 2009 no valor de 38,5 milhões de escudos mas encontra-se claramente subaproveitado. 

Réplica da Torre de Belém precisa ser melhor aproveitada

Durante o ano de 2011 esta que já foi a Capitania do Porto Grande só recebeu uma única mostra. A exposição de pintura e desenho "Entre a realidade e o onírico" de Tchalê Figueira que iniciou-se em Junho de 2011 e ficou até quase Abril de 2012. 

Será por falta de divulgação ou serão os artistas que preferem não expor na Réplica de Torre de Belém? 

Daivarela dando style no terraço da Réplica da Torre de Belém

Quando estive lá aproveitei para subir ao terraço onde para minha surpresa tinha dois jovens a fumar cannabis na maior descontra. Ainda disseram-me que costumam fumar ali porque tem uma boa vista enquanto ficam high. Mas numa coisa eles têm razão: a vista é magnífica. 
Pouca gente conhece esta vista de Mindelo

Fica aqui a dica. Surpreenda alguém com este panorama sobre Mindelo. Para os mais corajosos ainda tem uma escada de ferro para subir ao último piso mas vale a pena. E o melhor de tudo é que a entrada é gratuita. 

8 comentários:

Criola di terra disse...

Não percebi...a vista é a de Morada, ou tás a falar de ti? Pois na última foto com a  legenda sobre a "maravilhosa" vista, com muita dificuldade se consegue ver alguma coisa, para quem não conhece Mindelo então...

Zito Azevedo disse...

Ó Varela, creio que a Criola tem razão: em vez das vistas só sai o vistoso1
Quando andava a preparar-se para se candidatar à presidencia da Câmara, o Onésimo Silveira segredou-me que iria propor para a "réplica" aquilo a que se poderia chamar de "MUSEU DO MAR"...Acho que poucas coisas ali ficaríam melhor!

daivarela disse...

Eu faço parte de Mindelo, por isso estou incluido na "vista maravilhosa", pois é claro. Quem me vê, vê Mindelo e vice-versa. ;)

daivarela disse...

Eu estou a promover as belezas da minha cidade, Zito. É por isso que o vistoso aparece dizendo "é nóis na foto"

Zito Azevedo disse...

Então e sobre o "Museu do Mar", nada? Quantos às fotografias, meu caro, você lá sabe as linhas conque se cose...

Zito Azevedo disse...

COM QUE, claro...As m/ desculpas pela gralha!

daivarela disse...

Eu também ouvi falar deste projecto de "Museu do Mar" mas ele nunca foi para frente. 

Na verdade, teve uma época que uma empresa estrangeira estava a fazer pesquisa subaquática e ao que parece encontraram alguns "tesouros" mas até agora "nem fumo nem mandod".

Criola di terra disse...

Yah, mas uma já bastava uma ctg e a outra poderia ser a vista sobre a Morada, não achas?

Enviar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes