Kite Surf anima praia da Salamansa em São Vicente | Dai Varela

9 de maio de 2012

Kite Surf anima praia da Salamansa em São Vicente

A escola de kitesurfing é o único empreendimento na extensa praia da aldeia piscatória de Salamansa (São Vicente). Lutando contra os ventos fortes e a falta de clientela, Gil do Rosário, 31 anos, vai dando instruções aos iniciantes nesta modalidade. Apesar do aspecto desértico da praia, Gil garante que há turistas a frequentar sua zona, principalmente nos fins-de-semana. “Eles marcam os horários e dou as aulas”, diz o instrutor que também tem alguns alunos cabo-verdianos a aprender kitesurf nesta escola que é propriedade de um casal de turistas.

A linda praia de Salamansa é perfeita para Kite Surf 

Este não é um desporto barato e os preços variam. Para os cabo-verdianos, uma hora é 350 escudos, desde que seja somente na areia da praia. “Para iniciar mostro os movimentos para conseguir-se equilibrar um kite”, explica. O preço muda radicalmente se o aluno decide entrar na água: três mil e 300 escudos uma hora. No caso dos turistas o preço é de 100 euros (cerca de dez contos) e isto inclui um barco de proteção e todo o equipamento para acompanhar todos os praticantes. “Não é um desporto perigoso, desde que se saiba manobrar os apetrechos”, avisa Gil que fala numa diminuição dos turistas.

A Escola de Kite Surf é o único empreendimento da praia

Ultimamente tem recebido uma média de dez turistas por mês mas garante que no verão a praia está sempre ocupada. Devido ao vento constante que se faz sentir no local, Gil considera que esta praia é uma das mais favoráveis para a prática do kit surf e que por isso deveria receber uma atenção especial.

Gil ensina na praia e no mar



  1. Celestino Santos Do Rosario10 de maio de 2012 às 14:31

    nos praia é uma maravilha pa quem te conchel catem igual agua pura e limpa areia d quel bom sem nada artificial tudo natural

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search