Estreia do filme "Tu és um português" - temos talento em Cabo Verde | Dai Varela

4 de abril de 2012

Estreia do filme "Tu és um português" - temos talento em Cabo Verde


Temos Cinema. Melhor: temos cinema di terra. A estreia do filme “Tu és um português”  esta quarta-feira no Centro Cultural do Mindelo mostrou que temos jovens talentosos e capazes de pegar num projecto maior e encher esta terra crioula de orgulho. Um trabalho cinematográfico de qualidade que merece ser visto noutras paragens. Se estás noutra ilha ou país faça o favor de contactar a equipa para exibirem o filme na tela do cinema da tua cidade. Esta é também uma grande oportunidade das televisões nacionais terem uma produção de ficção 100% crioula a passar nas nossas casas.

O público esperava ansioso para ver o resultado 


O filme pretende contar a história com pouco recurso ao diálogo onde as cenas fluem de forma harmoniosa, com bons planos de corte e transições das imagens. O trabalho de sonoplastia está soberbo e é preciso dizer, as composições de Vasco Martins são outra coisa. A música quase que conta uma parte da história enquanto ela desenrola-se. 

Mas nem tudo foi o máximo:
  • A maquilhagem não foi a melhor. Sentiu-se a necessidade de algumas correcções, principalmente nos close-ups.
  • O filme começa com uma boa dinâmica mas teve alguns momentos confusos ao contar a história, principalmente quando fazem recurso à prolepse (saltar para a frente na história) e à analepse (recuar na história para melhor explicar algo).
  • A cena do Português contando aos vários personagens a mesma história do amor perdido enquanto estão no bar constitui uma perda de ritmo no filme e peca ainda pela escolha de planos muito fechados para cenas pouco dinâmicas. Mas a totalidade do filme vale pela qualidade e ousadia. Que venham mais produções crioulas.

As pessoas aplaudiram e elogiaram

Esta equipa está de parebéns

Adorei a iniciativa, o empenho e profissionalismo que vi desde o início da produção do filme por parte destes meus queridos colegas da Licenciatura em Ciências da Comunicação (vertente Multimédia) da Universidade Lusófona de Cabo Verde.

daivarela e Arilízia - não é todos os dias que
pode-se fazer uma foto com a actriz principal


O blog um crioulo n’descontra deseja os maiores sucessos ao filme “Tu és um português”. 








  1. foi muito bom...1 gosta de iniciativa maltas lusofona..te parabens....RRESPECT

    ResponderEliminar
  2. Dai, obrigado.
    Posso concordar com algumas coisas e outras não.
    Estávamos cientes que o desenrolar da história poderia gerar alguma confusão. E foi daí a escolha de uma linguagem imagética que falasse por si. Isso espelhou-se na diferenciação da cor utilizada, ou seja diminuir consideravelmente a saturação das cores (perto do preto e branco) para retratar as "histórias criadas pelo português", diferenciando essas cenas das reais.
    Contudo, acreditamos que há muito melhor a fazer e, sendo esta a nossa primeira experiência, estaremos a estudar mais para melhor fazer e oferecer a este povo que merece mais e deve acreditar nos que querem fazer algo melhor.

    Um abraço, colega

    neulopes

    ResponderEliminar
  3. Dai,
    outra coisa que me encheu de alegria foi o fato de ter visto aí no meio da plateia a Sra. Celisa, filha da Dna. Maria Luiza do Cine Eden-Park. Ela também nos apoiou e só não esteve presente porque viajava no mesmo dia. 
    Uma grande amiga, sempre amante do cinema, que acredita no potencial dos jovens. E é disso que meus colegas precisam, eles, sobretudo, por estarem à mercê do mercado de trabalho na área.

    ResponderEliminar
  4. força lá nos próximos projectos e que tragam cada vez mais coisas boas

    ResponderEliminar
  5. Hеllo! Do уou use Twitteг? Ӏ'd like to follow you if that would be ok. I'm аbѕolutelу enjoуing your blog and lοoκ forward to new posts.


    Mу webpagе: 2applyforcash.com
    Here is my blog - Payday Loans Online

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search