Vlú - renovação musical precisa-se | Dai Varela

19 de fevereiro de 2012

Vlú - renovação musical precisa-se

Vlademiro Jesus Ferreira, ou Vlú, nasceu em Santo Antão em 1955 e com 12 anos instala-se em São Vicente para dar seguimento ao percurso escolar. É hoje um dos mais destacados compositores e intérpretes das músicas de Carnaval do Mindelo tendo ganho por diversas vezes o concurso de melhor música desta festa. 

Vlú - compositor e intérprete 
Tem um único álbum editado, “Hey Morena” (1984), o primeiro disco de afro-rock de Cabo Verde e que não teve boa aceitação no seu lançamento por causa das mentalidades da época que não receberam bem essas novas influências. As músicas “Morena”, “Sodade fê e Esperança”, “Data Magna” e “Rua de Lisboa” evidenciam-se no álbum. É também autor de temas como “Sampé”, “Padoce de Céu Azul” “Quebrod Em Djosa” ou “Alina” que demonstram sua vertente como compositor de baladas e que já foram interpretadas por cantores como Biús, Lura, Báu, Tito Paris, Dudú Araújo ou Diva. 

Ainda, possui um livro caseiro editado nos anos 90 com mais de 300 composições e que são desconhecidos pela maioria das pessoas. Apesar de trabalhar nas actividades portuárias, Vlú nunca deixou de dedicar-se à música e seu filho, Ilo Ferreira, segue-lhe as pisadas com um talento que promete muitas coisas boas para Cabo Verde. 



Veja Vlú & banda ao vivo no MindelHotel - S. Vicente

Vlú tem feito uma aposta em temas para esta época festiva mas a verdade é que há pouca evolução nas suas músicas apresentadas durante o Carnaval. O estilo está a tornar-se repetitivo apesar de ter sido um dos pioneiros na renovação das músicas carnavalescas. Introduziu um “estilo mais crioulo” e recebeu muitas críticas ao afastar-se das marchas brasileiras mas depois ficou como que sob a sombra da bananeira. Mesmo assim Vlú é um dos mais prováveis a fazer nova renovação nas músicas que farão sacudir o esqueleto dos crioulos no Sambódramo da Morada.

  1. ontem, por preguiça de levantar e trocar o canal televisivo e pk estava em frente ao computador assisti àquele a que chamam de programa: "Código de vida" onde o convidado era Vlú. Não dormi de tédio porque andava a fzr algo mto mais animador no fb...jejejejejejeje...mas o foco...eu preciso nascer de novo para entender essa alegria toda com as músicas carnavalescas do Vlú...

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search