Universitárias analisam meu blog. Veja as suas opiniões | Dai Varela

12 de janeiro de 2012

Universitárias analisam meu blog. Veja as suas opiniões

Um grupo de simpáticas universitárias resolveu analisar meu blog para um estudo da Universidade Lusófona de Cabo Verde. Conheça os seus pontos de vista: 

Introdução: 

No âmbito da disciplina sociologia da comunicação foi nos proposto pelo docente Carlos Barbosa, um trabalho de grupo com o objectivo de fazer uma análise de um blogue. Optamos pelo blogue de Odair Varela Rodrigues, aluno do 4º ano do curso ciências de comunicação na Universidade Lusófona de Cabo Verde Baltazar Lopes da Silva. É um blogue interessante uma vez que os temas abordados, para além de serem apelativos, apresentam vários assuntos que retratam a nossa realidade, suscitando assim, uma grande aderência do público. 

Na sequência disto, iremos especificar os pontos propostos pelo docente: 

Apresentação gráfica da página: 

A página é atractiva e cativante devido aos diversos assuntos nela retratados, o tipo de letra utilizado facilita a leitura, os títulos bastante sugestivos e os textos formatados em justificado o que torna agradável a sua leitura. A página é atractiva visto que todo o artigo é exemplificado com fotografias, vídeos relativos às matérias feitas e não há a constatação de áudios. 

Nota-se também a facilidade de navegação. É possível navegar de página em página, de item para item com uma facilidade tal, sem se perder ou ficar confuso. Convém destacar a boa organização por temática. 

Tipo de informação incluída: no blogue há duas vertentes: a parte do blogue onde estão assuntos diversos do quotidiano, curiosidades e brincadeiras relacionados directamente com ilha de São Vicente e a parte jornalística em que são retratados, naturalmente, os trabalhos jornalísticos, incluindo crónicas e reportagens que fazem parte do curriculum e do arquivo de Dai Varela. 

Temas Abordados: neste blogue, os vários temas tratados giram à volta de Cabo Verde mais concretamente de São Vicente, chamando a atenção da população desta ilha em particular e do Arquipélago em geral. É notória a preocupação do blogueiro, no que concerne aos principais males sociais, a saber, a delinquência juvenil, o consumo de bebidas alcoólicas e estupefacientes, entre outros, sintetizando de uma forma geral as notícias, novidades, o quotidiano, nas suas mais diversas formas. 


Linguagem utilizada e a sua acessibilidade: 

A linguagem utilizada no blogue é uma linguagem simples, como forma de proporcionar ao leitor um melhor entendimento e de conseguir uma maior aderência por parte do público-alvo, neste caso, os são vicentinos em particular e os cabo-verdianos no geral. 

Discursos e narrativas: presença de vários textos narrativos. Basta dizer que é um blogue de um aluno do quarto Ano de Ciências de Comunicação/ Jornalismo para vermos a preocupação de escrever crónicas e contos. É este tipo de texto que constitui a base do blogue. 

Lógicas de inclusão e exclusão: o blogue tem como inclusão a População de São Vicente que lê o português e, naturalmente, àqueles que têm acesso à internet. Contudo, as pessoas das outras ilhas poderão ler o blogue caso queiram inteirar-se do que se passa no país, incluindo os nossos conterrâneos na diáspora. 

Como foi dito anteriormente, o Blogue tem duas vertentes, em que a principal é a que retrata os acontecimentos da ilha de São Vicente e a outra trata-se das reportagens, crónicas e contos dentro do contexto cabo-verdiano e, como exemplo, a colaboração do Dai Varela no jornal a Nação, usado para currículo. 

Ausências: Na nossa opinião no blogue não há ausências devido ao facto de ter duas vertentes e por isso acaba por abranger Cabo Verde em geral e não só, o que para nos é um mais-valia. 

De todo o blogue abordaremos dois temas que nos chamou a atenção: 


Neste tema foi usado um discurso indirecto, apesar do titulo referir-se a Cabo Verde e retratar casos específicos de São Vicente. Utilização de uma linguagem simples como forma de sensibilizar os cabo-verdianos para a problemática do AVC (Acidente Vascular Cerebral) que nos afecta cada vez com mais frequência devido aos maus hábitos adoptados pela população, sendo actualmente a maior causa de morte em cabo verde e no mundo. 


Este tema é uma narrativa que retrata um acontecimento, neste caso uma grande perda para a cultura cabo-verdiana, a morte da cantora Cesária Évora considerada a diva da morna e o impacto desta notícia em todos os órgãos mundiais de comunicação. 


Línguas disponíveis no blogue: a língua portuguesa é a dominante, mas também há a língua cabo-verdiana (crioula) que aparece em expressões características dos são vicentinos, visto que a nossa língua, para além das diversas variantes (varia de ilha para ilha) nota-se nela também algumas expressões estrangeiras. 

Estratégias de interacção com as médias convencionais: Uma vez que faz parte do elenco de jornalistas do jornal a Nação, os seus textos são publicados sem uma estratégia definida para com o jornal pois o blogue não tem ligação com o site da Nação. Mas, por outro lado, está presente na rede social Facebook em que tem uma página que equivale ao blogue, onde são publicados artigos diversos. 

Possibilidade de interactividade e comentários: os comentários são visíveis. É um blogue constituído por vários artigos. Há 1055 comentários para 313 artigos com um total de visitantes de 24185, o que consideramos uma média razoável. 

Tipo de comentários: os comentários são diversos, dependendo do assunto. Variam de comentador para comentador, dependendo de como cada um interpreta e sente a informação. 

Há respostas aos comentários? Afirmativo. O autor do blogue responde aos comentários do público e este, de acordo com os comentários, interage entre si. Pode-se dizer que há uma troca mútua de comentários. Sem deixar de referir que a maioria das pessoas que lê os artigos não deixa comentários o que é uma problemática a ser ultrapassada, porque quem escreve pode ter a sensação de que o artigo não está a ter o impacto que esperava uma vez que há informações que ficam no blogue que, pelo tempo em que foram publicadas, o autor constata que, o número de visitantes ficou muito aquém do desejado. Às vezes o que parece interessante para o autor pode não o ser para o visitante. 

Grau de internacionalização: o seu grau de internacionalização é enorme pois o blogue é muito visitado pelos residentes no estrangeiro, numa média bem maior da dos cabo-verdianos no país. Portugal está em primeiro lugar seguido de Brasil e Cabo Verde e depois Estados Unidos, França entre outros. Isto demonstra a procura de informações por parte dos cabo-verdianos na diáspora. 

Possibilidade de impactos sociais: 

Como: de acordo com os artigos, este blogue tem grande impacto social principalmente na camada jovem. Os artigos são atractivos e, dependendo do impacto que podem causar, contribuem de certa forma para mudar as mentalidades e fazer entender a realidade vivida em São Vicente. 

A quem (que grupos sociais)? Todos os grupos deste que estejam interessados nos artigos presentes no blogue. 

Que objectivo/que efeitos: apesar de haver duas vertentes, o objectivo é ajudar na percepção da realidade social e também mudar o ângulo de visão, mostrar o outro lado de abordagem social. 


Conclusão: 

Depois de uma breve análise do blogue de Dai Varela, vimos a importância que um blogue pode ter para uma comunidade, até mesmo para um País, dependendo da abordagem principal proposta pelo autor. 

Aprendemos muito com o blogue do dai Varela, principalmente por ser aluno do mesmo curso frequentado por nós. Observamos a dedicação, a luta que é escrever um blogue e, através desse meio, a interacção, uma vez que ficamos a par de acontecimentos que nos rodeiam tendo assim a oportunidade de expor as nossas opiniões o que não acontecia se fosse num jornal, revista ou televisão. 


Bibliografia: 

Blogue Dai Varela disponível em < www.daivarela.blogspot.com> acesso em 14 Dezembro de 2011. 


Discentes: 

Laís Rodrigues 

Lourdes Cabral 

Ramira Santos 

Siviane Baptista 

Sueli Neves 

Docente: 
Carlos Elias Barbosa 


  1. Passa li pa dzeb que foi um enorme prazer que no faze esse traboi, bo blogue é super cativante e informativo. Tambem pa tchob um apelo pa bo continua sempre que esse blogue, é te ensina nos leitores tcheu coisas, e ta tem nos tcheu informado em todos os niveis..bjs Lais Rodrigues.

    ResponderEliminar
  2. Analisar o blog deste criolo n'descontra é um trabalho deveras interessante, pois tem uma linguagem simples, escrita irreverente, com temas sérias e sátiras ao mesmo tempo e que nos dá poder de entrar a qualquer dia, pois se um dia ele escrever algo que achemos desinteressante no outro já sabemos que entra com algo genial...hehehehe...so ko fica intxod...lol
    Mas uma dissertação muito latu senso.
    Como é que analisam um blog inteiro e não encontram ausências, falhas, preocupações na escrita, num tema, na gráfica e dizer que não há lacunas? E outra, se analisaram, conforme a nota bibliográfica, o blog no dia 14 de Dezembro, como colocam um texto produzido depois para análise. Poderes de adivinhação?? Daivarela, é sabido que aprecio muito o teu blog e a tua maneira de escrita, mas esse análise parece comprado...hehehehehe...SENSURADO.
    ABC e continuação de um bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. É MUITO IMPORTANTE RECONHECER E DIZER UM "EXCELENTE TRABALHO", PARA QUE POSSA TER MAIS MOTIVAÇÃO E ORGULHO DE CONTINUAR NUM CAMINHO CERTO COM MUITA QUALIDADE E HUMILDADE.

    ResponderEliminar
  4. Os leitores lêem mas escrevem pouco, porque ha um problema grave com a escrita do português e a escrita do crioulo nao é levada a sério.
    O caboverdiano sente vergonha de ser criticado na sua escrita da lingua portuguesa, e em relaçao à lingua criola, ele sabe que a mesma nao é tida em conta.

    Psicologicamente o caboverdiano da mais importância ao português, lingua de escola e de cultura, enquanto o crioulo lingua quotidiana, nao tem estatuto de lingua de cultura, pelo que nao ha nenhum estimulo para a sua escrita.

    ResponderEliminar
  5. Whats up! I simply want to give a huge thumbs up for the nice data you may have
    right here on this post. I can be coming again to your weblog for more
    soon.

    Take a look at my blog post ... X factor Spain winner 2009
    Also visit my website ... rain in spain download

    ResponderEliminar
  6. F*ckin’ amazing things here. I am very glad to see
    your article. Thanks a lot

    and i am looking forward to contact you. Will you kindly drop me a mail?


    My blog post wing chair spain
    My web site nbc olympics usa vs spain

    ResponderEliminar
  7. A person essentially help to make seriously articles I would state.
    This is the very

    first time I frequented your website page and thus far?
    I surprised with the research you made to

    create this particular publish extraordinary. Fantastic

    job!

    my website: 2012 doomsday trailer apocalypse
    Also see my page > 5 star package holidays in tenerife

    ResponderEliminar
  8. Hello very nice web site!! Guy ..

    Excellent .. Wonderful .. I'll bookmark your website and take the feeds

    additionally…I'm glad to find numerous

    useful info right here in the put up, we need work out more strategies in this regard,
    thank you for

    sharing. . . . . .

    Also visit my web blog vrbo.com spain
    Here is my blog post ; best university architecture spain

    ResponderEliminar
  9. When I originally commented I clicked the "Notify me when new comments are added" checkbox and now each time a

    comment is added I get three e-mails with the same comment.
    Is there any way you can remove me from that service? Appreciate it!



    Here is my web-site: senas.sklandymas.lt
    Feel free to visit my web-site Murcia property

    ResponderEliminar
  10. I am now not certain the place you're getting your

    information, but great topic. I must spend some time studying

    more or understanding more. Thank you for fantastic information I used to be looking for

    this info for my mission.

    Also visit my site: immigration and nationality act
    my site > spin city in memphis tn

    ResponderEliminar
  11. Someone necessarily assist to make

    significantly articles I'd state. That is the first time I

    frequented your website page and to this point? I amazed with the

    analysis you made to create this particular post

    amazing. Great activity!

    my page :: http://www.christkorner.com/
    My website: merchant credit card processing loans

    ResponderEliminar
  12. I don’t even know how I ended up here, but I thought this post was good.
    I do not know who you are

    but definitely you are going to a famous blogger if
    you aren't already ;) Cheers!

    Also visit my webpage ... www.linksmultiply.com
    Feel free to visit my blog post ; forums spain buying car spain Jerez de la frontera

    ResponderEliminar
  13. I was curious if you ever thought of changing the structure of
    your blog? Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content

    so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or 2

    pictures. Maybe you could space it out better?

    Feel free to surf to my site :: Prettylittlebottles.Blogspot.Fr
    my web page: 2010 2011 nfl playoffs schedule

    ResponderEliminar
  14. Thanks a lot for sharing this with all of us you really know what you're talking about!

    Bookmarked. Please also visit my website =). We could have a link exchange

    arrangement between us!

    Also visit my web blog :: www.masonforum.com
    my web page: gift basket new york city

    ResponderEliminar
  15. I think this is one of the most important info
    for me. And i'm glad

    reading your article. But should remark on some general things, The site style is

    great, the articles is really nice : D. Good job, cheers

    my web blog :: rogergaisie.blogspot.ru
    Look into my web-site ; 2011 nba draft prospects centers

    ResponderEliminar
  16. Wonderful work! This is the type of info that should be shared around the web.
    Shame on Google for not positioning this post higher! Come on over and visit my

    website . Thanks =)

    Visit my weblog libopenraw.freedesktop.org
    Also visit my homepage ... pos software india

    ResponderEliminar
  17. Howdy! This is kind of off topic but I need some advice from an established blog.
    Is it tough to set up your own blog? I'm not

    very techincal but I can figure things out pretty quick. I'm thinking about creating my own
    but

    I'm not sure where to begin. Do you have any points or suggestions? Many thanks

    my page :: bookmarks.wedia.gr
    Also visit my webpage ... villas in Albox

    ResponderEliminar
  18. I have recently started a website, the information you offer on this website
    has helped me greatly. Thanks for all of your time & work.



    Feel free to surf to my weblog :: http://www.soul-of-a-lion.blogspot.fr/
    Review my homepage :: Sky TV

    ResponderEliminar
  19. Have you ever considered creating an e-book or guest authoring on other

    websites? I have a blog centered on the same ideas you

    discuss and would love to have you share some stories/information.
    I know my viewers would appreciate your work. If you're even remotely interested, feel free to

    send me an e-mail.

    Review my weblog; http://www.anre.md
    Feel free to surf my web-site ... bissell healthy home vacuum

    ResponderEliminar
  20. Hi! I could have sworn I've been to this site

    before but after checking through some of the post I realized it's new to me.
    Nonetheless, I'm definitely glad I found it and I'll be book-marking and checking back

    frequently!

    Feel free to visit my weblog: http://forosadvance.es
    My page > Latest Comments

    ResponderEliminar
  21. Today, I went to the beach with my children. I found a sea
    shell and gave it to my 4 year

    old daughter and said "You can hear the ocean if you put this to your ear."
    She put the shell to her ear and

    screamed. There was a hermit crab inside and it pinched
    her ear. She never wants to go back! LoL I know this is

    completely off topic but I had to tell someone!


    Also visit my page: legal.az
    my page: Vilanova I La Geltru

    ResponderEliminar
  22. Woah! I'm really enjoying the template/theme of this site. It's simple, yet effective.

    A

    lot of times it's tough to get that "perfect balance" between superb

    usability and visual appearance. I must say

    you've done a fantastic job with this. In addition,

    the blog loads super quick for me on Firefox.

    Exceptional Blog!

    My web blog http://zakladki.no1.mielno.pl
    my webpage :: value rental car spain

    ResponderEliminar
  23. I've been surfing on-line greater than three hours

    today, yet I by no means discovered any interesting article like yours. It is beautiful price enough for me. In my

    opinion, if all website owners and bloggers made excellent content as you did, the web might

    be a lot more helpful than ever before.

    Here is my blog: http://freshbitesblog.com
    Feel free to visit my web site :: denia spain news Almoradi

    ResponderEliminar
  24. This is very interesting, You're a very skilled blogger. I have joined your rss feed and

    look forward to seeking more of your wonderful post. Also, I have shared

    your website in my social networks!

    Here is my homepage; Www.Spainproperty.Us
    Also visit my webpage :: Www.villasspainproperty.Com

    ResponderEliminar

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search