PATRIMÓNIO NACIONAL: Consequências e benefícios para Mindelo | Dai Varela

28 de janeiro de 2012

PATRIMÓNIO NACIONAL: Consequências e benefícios para Mindelo

Hamilton Jair Fernandes, Director da Salvaguarda do Património, explica as razões para a escolha do Mindelo como Património Nacional. E os benefícios e consequências desta atribuição e o porquê de ela só acontecer agora. 

Mindelo, a par de Cidade Velha (1990) e Tarrafal de Santiago (2006) e Ribeira Brava (2010) é o mais recente burgo de Cabo Verde a ser declarado Património Nacional. Isso aconteceu no domingo passado, dia 22 de Janeiro, dia de São Vicente. 

Área de Mindelo a ser delimitada
como Património Nacional
Embora seja um dos primeiros centros urbanos a despertar para o fenómeno, com trabalhos neste domínio desde 1982, a cidade do Mindelo, mais precisamente o seu Centro Histórico ou “Morada”, só agora recebe esta distinção. Para o Director da Salvaguarda do Património, “o caso talvez não fosse devido às condições que não estavam reunidas mas porque as prioridades na altura terão sido outras”. 

Igualmente, “este é um processo administrativo”, justifica, “e em circunstâncias normais deverá ser a sociedade civil ou Câmara Municipal a propor para que seja apreciado pelo Ministério da Cultura, através do Instituto do Património”. Coisa que, ao que tudo indica, nunca aconteceu. 

De se referir que o primeiro inventário cientificamente conduzido e relatado sobre a cidade do Monte Cara é o dossiê “Linhas Gerais de Desenvolvimento Urbano do Mindelo”, publicado em 1982, no que se seguiram novos registos. O documento inicial contém um registo exaustivo de todos os edifícios de interesse construídos no Mindelo, mas, ao que tudo indica, esse é um trabalho não teve prosseguimento. 

“Acreditamos que não é tarde”, responde Hamilton Fernandes que fala na preocupação de acelerar este processo por dois motivos. “Primeiro, para evitar a descaracterização das nossas cidades; e segundo, para conseguir dotar as Câmaras Municipais e outras instituições que tutelam a ordenação do território e gestão dos espaços urbanos com um instrumento de gestão do território”. 


Consequências 

Uma das consequências da elevação do Mindelo a Património Nacional será a elaboração de um Plano de Salvaguarda, um instrumento que irá conter um inventário exaustivo de todos os imóveis com interesse patrimonial. As condições para tal serão a arquitectura ou traços artísticos, o facto de alguma pessoa de destaque social ou cultural da cidade tenha morado nele ou então que tenha sido espaço de memória de certos acontecimentos. 

Outro item do plano é a normativa das construções no Centro Histórico com o objectivo de preservar a harmonia arquitectónica dos espaços. 

“Tendo em conta um certo crescimento urbanístico, algumas cidades acabaram por perder suas características e sua essência histórica e cultural e Mindelo é um exemplo disso”, refere esse director que cita também a zona do Platô, na cidade da Praia, e o “miolo” da cidade de São Filipe, ilha do Fogo, como exemplos de locais que sofreram problemas. 


Benefícios para Mindelo 

Em termos urbanísticos e paisagísticos, o Plano de Salvaguarda será “um instrumento que apoia e monitoriza” a gestão do espaço urbano, garante Hamilton Fernandes. “No plano social teremos uma melhoria das condições de vida da população porque com a regulamentação dos espaços teremos melhor habitabilidade e uma valorização da história local em termos identitário”. 

Outro aspecto que espera ter um “aumento exponencial” é a nível do turismo porque “Morada” será “particular” em relação às outras cidades de Cabo Verde. Em termos científicos e académicos, Fernandes espera que Mindelo venha a tornar-se num objecto de estudo por parte de investigadores e academias nacionais e estrangeiros, como uma cidade-projecto no campo arquitectónico, histórico, paisagístico, arqueológico e social. 


Obrigações do Estado 

Hamilton Jair Fernandes -
Director da Salvaguarda do Património
A própria lei prevê situações em que um proprietário não tenha condições de reabilitar um edifício. “Nestes casos”, explica o entrevistado do A NAÇÃO, “se o edifício tem todas as condições para ser declarado património nacional ou municipal, ela continua a ser da propriedade do seu dono mas a gestão será partilhada com o Estado. Isto implica que o Estado tem a obrigação de co-financiar projectos de reabilitação e restauro do edifício”. 

E, nos casos onde haja conflitos de interesses com os proprietários, o edifício pode ser expropriado para salvaguardar o interesse da colectividade. 

Com esta classificação de Património Nacional do Centro Histórico do Mindelo, feita através da lei de Base do Património Cultural (lei 02/III/90 de 29 de Dezembro), o Estado será obrigado legalmente a preservar e valorizar o seu património cultural. Por outro lado, a Câmara Municipal terá o dever de cuidar desse legado na sua área de jurisdição enquanto aos cidadãos é requerido que velem por essa herança cultural. 

A sociedade civil também é chamada a actuar e neste item Hamilton Fernandes elogia “um certo dinamismo social e pró-actividade” dos mindelenses. “Temos o exemplo da demolição da casa do Dr. Adriano Duarte Silva com reacção social da sociedade civil organizada. O mesmo aconteceu com o cinema Edén Park, o Café Royal ou o Fortim d’el Rei. Isto faz-nos constatar que os são-vicentinos dão grande valor aos espaços de memória e que são vistos como património”, afirma, sem deixar de reconhecer também que o grande desafio começa agora com a criação do Plano de Salvaguarda da cidade do Mindelo que ainda não tem data para ser apresentado. 



Enviar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search